(This programme is lectured only in Portuguese)
É inegável a crescente importância das Indústrias Culturais e Criativas (ICC) na economia atual, sendo presentemente um dos setores mais dinâmicos da economia mundial. Potenciada pela quadratura entre Arte, Ciência, Negócio e Tecnologia, as ICC têm condições particulares que lhes permitem impulsionar um conjunto de oportunidades para indivíduos, empresas e regiões, contribuindo para o crescimento económico e promovendo o desenvolvimento sustentável.
É neste contexto que surge esta Pós-Graduação, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de competências e experiências que melhor permita compreender e aceder a esta crescente “economia criativa” através de três áreas consideradas essenciais e transversais: o Pensamento Criativo, o Design e a Publicidade.
Desenhada em parceria com algumas das melhoras agências criativas, permite uma visão em primeira mão do que de melhor se faz no mercado.
Programa assenta na realização de projetos práticos, os quais são acompanhados pelo mercado, potenciando e elevando a qualidade da proposta de valor, alinhados com as mais recentes tendências e boas práticas.
Desenvolvimento de competências em áreas consideradas fundamentais: Design Thinking, Entrepreneurship, Storytelling, Design, Digital Design, Advertising e Brand Activation.
Composto por um conjunto de especialistas em posições de destaque no mercado, assegurando as melhores práticas, os melhores insights e uma perspetiva global do estado da arte do Indústrias Culturais e Criativas (ICC).
Ensino Project Based learning (PBL) via Módulo de Especialização: as unidades curriculares surgem alinhadas com as macro etapas no desenvolvimento de um projeto criativo de Design, para as ICC.
Poderá realizar e melhorar o seu projeto para as ICC através do know-how do Clube de Criativos de Portugal para uma posterior apresentação a empresas do setor.
Networking exclusivo com as melhores agências criativas da atualidade.
O programa reúne um conjunto de especialistas com posições de destaque dentro das Indústrias Culturais e Criativas(ICC) que partilharão a sua experiência e as melhores práticas aplicadas pelo mercado:
PROGRAMA | UNIDADES CURRICULARES | DOCENTE |
---|---|---|
Pós-graduação em Design para Indústrias Criativas | Business Design | Sara Gancho |
Pós-graduação em Comunicação de Marketing 5.0 | Empatia Digital e Storytelling | Rui Patrício e Catarina Pestana |
Pós-graduação em Marketing e Estratégias Criativas | New Business & Influencer marketing | Sofia Alçada e Patrícia Carvalho |
Pós-graduação em Design para Cenários Futuros | Design para a Sustentabilidade | Hugo Rocha, David Camocho, Davide Parrilli e Fernando Mendes |
Pós-gradação em Branding | Beyond Branding | João Campos |
Pós-graduação em Business Design & Leadership | I3: Ideação, Inovação e Impacto | Ana Sofia Esteves e Sara Gancho |
O leque de oportunidades que esta formação possibilita vai muito além do convencional.
Alguns dos cargos que os estudantes deste programa irão assumir ainda não têm uma designação fechada. Numa realidade em constante mutação e evolução, estes poderão assumir variadas tarefas ao nível da pesquisa, desenvolvimento e ideação de projetos e conceitos comunicacionais para as indústrias culturais e criativas.
Estarão capacitados para intervir no âmbito da comunicação e ativação de uma marca, oferecendo valor acrescentado em qualquer área que mediem, de forma sustentada, criativa, com enfoque em desenvolver soluções inovadoras e disruptivas.
Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou via candidatura online.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
Encara o design e a cultura visual numa perspetiva abrangente e multidisciplinar.
O Mestrado em Design e Publicidade assenta na junção das áreas do design e do marketing. Conhece o programa aqui.
Programa com forte componente de branding que confere conhecimentos de fotografia e vídeo para redes sociais e web publishing.