Mestrado em Design & PublicidadeÚnico Mestrado de Design em Portugal com especialização em Publicidade, que te prepara para trabalhar no mundo da criação publicitária através da ligação com a realidade empresarial e participação em briefings reais.
  • Início
  • Mestrados
  • Mestrado em Design & Publicidade
Presencial
ApresentaçãoPlano de estudosCoordenaçãoSaídas profissionaisAdmissões

Mestrado em Design & Publicidade

O Mestrado em Design & Publicidade surge da necessidade de proporcionar uma formação mais especializada, assente na convergência entre o Design e o Marketing e Publicidade, sendo o único Mestrado em Design em Portugal com especialização específica em Publicidade.

Através da investigação conducente à realização de um trabalho final e do uso de modelos pedagógicos ativos, este mestrado pretende formar profissionais capazes de desenvolver aspetos estratégicos, criativos e projetuais, de compreender as dinâmicas da criação publicitária, de analisar e avaliar de forma crítica diferentes propostas e de pensar os modelos de agência e de direção criativa do futuro.

Início
Setembro
Duração
2 anos
Horário
Pós-laboral
Idioma
Português

Sabe mais sobre este programa.

Envia-nos a tua informação e entraremos em contacto brevemente.

Portugal
Consinto a utilização dos meus dados para fins de comunicações comerciais de produtos e serviços. Tem o direito de retirar o seu consentimento a qualquer momento, sem comprometer a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado. Para prosseguir tem que aceitar os termos de utilização. Conheço a  Política de privacidade

Porquê o Mestrado em Design & Publicidade?

Conexão de duas áreas fundamentais da criatividade
  • Único Mestrado de Design em Portugal com especialização em Publicidade.
  • Conexão de duas áreas fundamentais da criatividade: design e publicidade. Os estudantes experienciam as relações da estratégia publicitária e da estética do design, enquanto ferramentas que se complementam na resposta a problemáticas de mercado.
  • Prepara os estudantes para trabalharem no mundo da criação publicitária, através do uso de modelos pedagógicos ativos, contando com um projeto real transversal ao programa
  • Experienciam as relações da estratégia publicitária e da estética do design, enquanto ferramentas que se complementam na resposta a problemáticas de mercado.
  • Promoção da reflexão sobre tendências orientadas para o futuro, em que os estudantes lidam com as ferramentas de comunicação mais atuais para solucionar desafios de mercado.
Proximidade com empresas
  • Os estudantes têm a oportunidade de responderem a briefings reais para o desenvolvimento de projetos em parceria com empresas como, Queen of Hearts, Vans, Grupo Boticário, Quem Disse Berenice? e Vogue Portugal.
  • Através de atividades da imersão na Fábrica, onde através do Desafio Criativo já contámos com empresas como a Bordallo Pinheiro e Vista Alegre ou através da participação em concursos como: Young Lions, D&AD e Roger Hatchuel.
  • Parceria com o Clube de Criativos e algumas empresas e universidades internacionais, promovendo o contacto com a realidade empresarial através de palestras com parceiros como: Cátedra da Comunicação da UNESCO da Universidade Metodista, o grupo de pesquisa Semio Humanitas e o Sampatalks.
  • Projecto Cross Mestrados, onde os alunos dos mestrados da área de Design do IADE se juntam, para dar resposta. Alguns exemplos: Entourage (empresa brasileira de organização de eventos musicais) e Lispolis (Polo Técnológico de Lisboa).
  • Visita a empresas e presença de profissionais de mercado convidados em sala de aula: Mãos que Ajudam, DocaPesca, SampaTalks e o Hospital Pediátrico de Coimbra.
Instalações e laboratórios
  • Acesso aos laboratórios: Print Lab, Laboratório 3D, Media Lab Studio, Laboratório, Digital, Laboratório de Fotografia, UX Lab (User Experience Lab), Laboratório de Tecnologias, entre outros. Estes espaços apoiam os estudantes no desenvolvimento e materialização de ideias e projetos, permitindo simular a atividade profissional.
  • Bibliotéca António Quadros, salas equipadas com Sistema Hyflex e computadores Mac.
  • Acesso ao Adobe Creative Cloud

Fábrica | Unidade para projetos especiais do IADE

A Fábrica integra a Unidade de Projetos, os Laboratórios Técnicos e o Observatório. É, também, uma plataforma de divulgação de ideias, projetos e desafios criativos onde participam como estudante do IADE. Nesta unidade, onde se fabrica valor e conhecimento, aposta-se claramente na relação entre os estudantes, os professores, os laboratórios e a sociedade civil.

Plano de estudos

Consultar a estrutura do plano curricular

1º SEMESTRE
2º SEMESTRE
3º SEMESTRE
4º SEMESTRE
Unidades curricularesHorasECTS
Laboratório de Design Publicitário569
Estudos de Consumidor286
Comunicação Integrada de Marketing (Optativa)286
Comunicação Gráfica (Optativa)286
Planeamento Publicitário283
Estratégia de Meios283
Unidades curricularesHorasECTS
Projeto de Design Publicitário569
Laboratório de Produção Audiovisual286
Direção Criativa e Cocriação (Optativa)286
Publicidade Digital286
Estratégias Narrativas283
Unidades curricularesHorasECTS
Tese / Projeto / Relatório de Estágio1418
Metodologias de Investigação286
Tendências e Cenários Futuros286
Unidades curricularesHorasECTS
Tese / Projeto / Relatório de Estágio1430

Coordenador

Saídas profissionais

Este mestrado pretende formar profissionais para trabalharem no mundo da criação publicitária, aliando estratégia publicitária e estética do design:

  • Direção de criação
  • Direção de arte
  • Gestão e direção de estratégia de comunicação e publicidade
  • Gestão e direção de meios
  • Advertising Accont executive
  • Planners

Os mestres em Design & Publicidade ficarão também preparados para iniciar carreira docente ou de investigação universitária.

Testemunhos

Slide 1 of 0

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou via candidatura online.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1. Pedido de informação

Agenda uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2. Documentação

Reúne a documentação solicitada no processo de admissão

3. Candidatura

Avança com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line

Certificação e acreditação

Aprovado pela A3ES em 20/10/2022

Registo nº R/A-Cr 87/2015/AL01, de 23/07/2021

Despacho n.º 1989/2023 , de 9 de fevereiro de 2023, II Série nº 29 D.R.

Cursos relacionados

Mestrado em Design e Cultura Visual

Encara o design e a cultura visual numa perspetiva abrangente e multidisciplinar.

Setembro

Presencial

2 Anos

120 ECTS

Português

Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia

Domínio de linguagens e ferramentas tecnológicas fundamentais para a criação de projetos de comunicação em ambiente multimédia.

Setembro/Outubro

Presencial

2 anos

120 ECTS

Português

Mestrado em Design Management

Prepara profissionais para serem capazes de integrarem o design nas empresas agregando o design e a gestão.

Setembro

Presencial

2 anos

120 ECTS

Português

Doutoramento em Design

Oportunidade de estudar e investigar em design com designers e integrar uma reputada Unidade de Investigação em Design.

Setembro

Presencial

3 anos

180 ECTS

Português

Av. Dom Carlos I, 4

1200-649 Lisboa. Portugal

+351 213 939 690

© 2023 IADE. Todos os direitos reservados.