Licenciatura em Ciências da ComunicaçãoPrograma que aborda várias áreas da comunicação, como jornalismo, novos media, comunicação organizacional e relações públicas.
  • Início
  • Licenciaturas Online
  • Licenciatura em Ciências da Comunicação
ApresentaçãoSection NamePlano de estudosCoordenaçãoSaídas profissionaisMetodologia OnlineAdmissões

Licenciatura em Ciências da Comunicação - Online

Na Licenciatura em Ciências da Comunicação são abordadas várias áreas da comunicação, como jornalismo, novos media, comunicação organizacional, publicidade, relações públicas ou marketing.

O modelo pedagógico e a interação entre os objetivos de aprendizagem, atividades formativas e avaliativas permitem desenvolver as competências de forma integrada e inovadora. O plano de estudos assenta em metodologias ativas de ajustamentos entre o meio de interação virtual e a natureza dos objetivos de aprendizagem.

Nas unidades laboratoriais ou teórico-práticas, os estudantes aprendem a utilizar as ferramentas dos softwares mais relevantes para o mercado. Por meio de unidades curriculares diferenciadoras têm a oportunidade de criar conteúdos inovadores através dos novos media e experimentar situações reais do mundo empresarial e organizacional.

InícioOutubro 2024
ECTS180
Duração3 anos
HorárioPós-Laboral

Sabe mais sobre este programa.

Envia-nos a tua informação e entraremos em contacto brevemente.

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê a Licenciatura Online em Ciências da Comunicação?

Metodologia de aprendizagem diferenciadora

A metodologia PBL (Project Based-Learning) permite a aquisição de conhecimentos de forma desafiante, sendo prática e focada em questões e problemas concretos e reais.

Gestor académico pessoal

Disponibilização de um gestor que o acompanhará durante todo o seu percurso académico.

O IADE lidera o Ensino da Criatividade em Portugal há mais de 50 anos

A metodologia de ensino à distância permite a aprendizagem de forma cómoda e adaptável às rotinas individuais.

Objetivos

No decorrer do programa desenvolverás competências que te irão permitir:
  • Reconhecer as diferentes áreas da Comunicação e os seus campos profissionais
  • Descrever as principais funções e características da Comunicação na sociedade contemporânea
  • Identificar os públicos e as audiências nas diferentes áreas da Comunicação
  • Mostrar domínio das novas tecnologias, plataformas e recursos para a produção de conteúdos
  • Selecionar e analisar criticamente as mensagens dos diferentes meios de comunicação
  • Implementar estratégias de comunicação para os diversos canais e modelos de consumo
  • Desenvolver competências narrativas para os media
  • Responder aos desafios colocados pelos novos cenários comunicativos

Plano de estudos

Consulta a estrutura do plano curricular

1º SEMESTRE
2º SEMESTRE
3º SEMESTRE
4º SEMESTRE
5º SEMESTRE
6º SEMESTRE
Unidades curricularesECTS
Fundamentos da Comunicação6
História dos Media6
Técnicas de Redação Jornalística6
Comunicação Estratégica e Organizacional6
Metodologia de Investigação6
Unidades curricularesECTS
Storytelling e Branded Content6
Ética e Deontologia da Comunicação6
Sociedades Modernas e Cultura Contemporânea6
Géneros Jornalísticos 6
Introdução à Comunicação Visual6
Unidades curricularesECTS
Fundamentos e Práticas das Relações Públicas6
Literacia Mediática e Digital 6
Produção e Pós-produção de Vídeo6
Design e Edição de Som6
Fundamentos da Programação 6
Unidades curricularesECTS
Cibercultura e Novos Media6
Fotografia Digital6
Produção Audiovisual e Multimédia6
Comunicação Integrada de Marketing6
Estatística6
Unidades curricularesECTS
Laboratório de Jornalismo Multiplataforma9
Laboratório de Media Sociais6
Laboratório de Comunicação Estratégica6
Narrativas Transmédia6
Empreendedorismo Digital6
Unidades curricularesECTS
Optativa I 6
Optativa II6
Trabalho Final de Curso18

Optativas

Ramo em Jornalismo de Dados:

  • Design de Informação
  • Jornalismo de Dados

Ramo em Jornalismo imersivo

  • Comunicação e Design de Interação
  • Jornalismo Imersivo

Ramo em Jornalismo em áudio

  • Narrativas em Áudio
  • Criação e Gestão de Podcasts

*A abertura dos Ramos está pendente do número de estudantes inscritos.

Provas de ingresso

  • 04 Economia ou
  • 09 Geografia ou
  • 18 Português

Coordenador

Saídas profissionais

  • Jornalismo – imprensa, rádio, televisão e novos media
  • Produção de conteúdos e gestão de redes sociais
  • Comunicação digital e multimédia;
  • Gestão de produto digital e inovação
  • Relações Públicas e Assessoria
  • Agências de comunicação
  • Escrita criativa e Guionista
  • Departamentos de comunicação e marketing
  • Agências e Gabinetes de Comunicação
  • Comunicação Institucional
  • Empresas de Consultoria e Comunicação

Metodologia Online

Flexibilidade

Aulas 100% Online em direto que ficarão gravadas e sempre disponíveis para que possas assistir quando e onde quiseres.

Para ti

Contarás com o apoio dos nossos professores especializados que te irão ajudar na tua aprendizagem, bem como um gestor académico que te irá acompanhar e orientar durante o teu percurso académico.

Aprendizagem experiencial

Realização de projetos aplicados com casos de estudo reais e ambientes simulados, para que possas liderar os desafios da tua profissão.

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou via Candidatura Online.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Certificação e acreditação

Acreditado pela A3ES em 20/10/2022 .

Relatório de auto-avaliação da Licenciatura em Ciências da Comunicação.

Registo nº R/A-Cr 240/2022 de 31-01-2023.

Despacho n.º 1990/2023, de 9 de fevereiro de 2023, II Série nº 29 D.R

Cursos relacionados

Mestrado em Comunicação e Multimédia

O Mestrado em Comunicação e Multimédia, em regime de ensino 100% à distância, apresenta uma oferta com um enquadramento conceptual e teórico.

Outubro 2024

Online

1 ano

60 ECTS

Português

Pós-Graduação em Comunicação de Marketing 5.0

A comunicação digital é uma condição sine qua non para o sucesso de qualquer marca. O sufixo 5.0 traduz a necessidade de trabalhar novas ferramentas, em novos ambientes, no sentido de atingir eficazmente novos mercados e novos públicos.

Outubro 2024

Online

8 meses

18 ECTS

Português

Pós-Graduação em Storytelling

Este curso foi pensado para quem quer desenvolver a habilidade de contar boas histórias. E contar uma história vai muito além do que apenas falar sobre acontecimentos. Usamos histórias constantemente, para apresentar um projeto, procurar um emprego - praticamente para tudo que é importante na vida, precisamos de saber falar de forma clara.

Novembro 2024

Online

8 meses

18 ECTS

Português

Pós-Graduação em Branding

Desenvolve competências aplicadas na criação, ativação e gestão de Marcas, assente nas melhores práticas do mercado.

Outubro 2024

Online

8 meses

30 ECTS

Português