Mestrado em Comunicação Audiovisual e MultimédiaDomínio de Linguagens e Ferramentas Tecnológicas fundamentais para a criação de Projetos de Comunicação em Ambiente Multimédia.
  • Início
  • Mestrados
  • Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia
Presencial
Online
ApresentaçãoPlano de estudosCoordenaçãoSaídas profissionaisAdmissões

Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia

(This degree is lectured only in Portuguese)

Nos meios profissionais que compõem o campo alargado da comunicação, os processos produtivos encontram-se, hoje em dia, em permanente mutação. As fronteiras entre áreas, funções e ocupações são fluídas e dinâmicas. E o mercado procura, por isso, cada vez mais, profissionais também eles adaptáveis, dinâmicos e polivalentes. O perfil profissional híbrido é definitivamente muito valorizado.

O Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia vem dar resposta a esta necessidade do mercado, assente no ensino e aquisição de competências na área dos audiovisuais e produção dos media, fundamentais para os profissionais de áreas diversas – como o marketing, a comunicação organizacional, a publicidade, as relações públicas ou o jornalismo, entre outras – desempenharem um papel diferenciador e indispensável num mercado tão exigente e desafiante como o da atualidade.

InícioSetembro
Duração2 anos
HorárioPós-Laboral
IdiomaPortuguês

Sabe mais sobre este programa.

Envia-nos a tua informação e entraremos em contacto brevemente.

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê o Mestrado em Comunicação Audiovisual?

Portfólio e trabalho final

O estudante cria o seu portfólio em comunicação audiovisual e multimédia ao longo do primeiro ano do curso, a partir de projetos com entidades externas, em parceria com outros mestrados do IADE ou em resposta a problemas da atualidade. O portefólio é um elemento decisivo para a entrada no mercado de trabalho. No 2º ano de mestrado os estudantes desenvolvem um trabalho final de Mestrado.

Project Based Learning

Os projetos acontecem, sobretudo, a partir da articulação das unidades curriculares do curso integradas em projetos comuns sob a metodologia Project Based Learning. O resultado são produtos “tangíveis”, de média ou alta fidelidade, desenhados para atender as necessidades do mercado.

Formação inovadora

Formação inovadora e pioneira que se beneficia da oportunidades e desafios que se encontram na intersecção da Comunicação, Tecnologia e Design. Esta transdisciplinaridade está presente nos conteúdos programáticos das Unidades Curriculares e na articulação que estas têm entre si.

Corpo docente

Unidades curriculares e equipa docente atentas aos desenvolvimentos tecnológicos na área da Comunicação Audiovisual e do Multimédia, o que garante uma maior proximidade com as práticas de trabalho, bem como com os debates e reflexões sobre a indústria audiovisual e multimédia do país.

Estúdios e laboratórios

Fábrica | Unidade para projetos especiais do IADE

A Fábrica integra a Unidade de Projetos, os Laboratórios Técnicos e o Observatório.

É, também, uma plataforma de divulgação de ideias, projetos e desafios criativos onde participam como estudante do IADE.

Nesta unidade, onde se fabrica valor e conhecimento, aposta-se claramente na relação entre os estudantes, os professores, os laboratórios e a sociedade civil.

Os projetos da Fábrica definem-se essencialmente em três linhas de atuação:

  • Fabricação paralela (desenvolvimento de projetos extracurriculares)
  • Fabricação curricular (projetos dentro do contexto letivo e em colaboração com parceiros da sociedade civil)
  • Fabricação do futuro (investigação aplicada ao desenvolvimento de projetos desenhados e criados de raíz).

Plano de estudos

Consulta a estrutura do plano curricular

1º SEMESTRE
2º SEMESTRE
3º SEMESTRE
4º SEMESTRE
UNIDADES CURRICULARESHORASECTS
Sociedades Modernas e Cultura Visual216
Storytelling213
Animação Digital213
Laboratório Web427
Laboratório de Infografia Digital427
Living Lab I – Jornalismo Digital284
UNIDADES CURRICULARESHORASECTS
Dinâmicas Sociais e Media Digitais213
Estratégia e Desenho de Negócios Digitais213
Gestão de Comunidades Virtuais213
Laboratório de Audiovisuais427
Laboratório de Transmedia427
Living Lab II – Comunicações e Organizações287
UNIDADES CURRICULARESHORASECTS
Metodologia de Investigação286
Análise de Dados286
Dissertação/Trabalho de Projeto/ Relatório de Estágio em Comunicação Audiovisual e Multimédia3518
UNIDADES CURRICULARESHORASECTS
Dissertação/Trabalho de Projeto/ Relatório de Estágio em Comunicação Audiovisual e Multimédia3530

Coordenadora

Saídas profissionais

Este Mestrado pretende formar Profissionais especializados para atuar de forma diferenciadora na área dos audiovisuais e produção dos media digitais em:

  • Agências de Comunicação
  • Agências de Publicidade
  • Agências Criativas

Os mestres em Comunicação Audiovisual e Multimédia para além de ficarem preparados para iniciar carreira de docente ou de investigação, serão capazes de desenvolver trabalhos como:

  • Criação de Conteúdos Digitais
  • Gestão de conteúdos multimédia para plataformas online e offline Gestão e publicação de conteúdos Web
  • Editor de Som e Imagem
  • Animador Digital

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou via candidatura online.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Certificação e acreditação

Acreditado pela A3ES em 21/05/2019 .

Relatório de auto-avaliação do Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia.

Registo nº R/A -Cr 25/2019/AL03, de 06/04/2023 (DGES).

Despacho n.º 5028/2023, de 27 de abril de 2023, II Série nº 82 D.R.

Cursos relacionados

Mestrado em Design & Publicidade

O Mestrado em Design e Publicidade assenta na junção das áreas do design e do marketing. Conhece o programa aqui.

Setembro

Presencial

2 anos

120 ECTS

Português

Pós-Graduação em Social Media & Content Marketing

Integração de social media com marketing de conteúdo num programa único que visa a compreensão e melhor utilização garantindo o sucesso da gestão e comunicação de marcas.

Outubro 2024

Presencial

10 meses

35 ECTS

Português