Mestrado em Comunicação Audiovisual e MultimédiaDomínio de linguagens e ferramentas tecnológicas fundamentais para a criação de projetos de comunicação em ambiente multimédia.
  • Início
  • Mestrados
  • Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia
Presencial
Online

Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia

Nos meios profissionais que compõem o campo alargado da comunicação, os processos produtivos encontram-se, hoje em dia, em permanente mutação. As fronteiras entre áreas, funções e ocupações são fluídas e dinâmicas. E o mercado procura, por isso, cada vez mais, profissionais também eles adaptáveis, dinâmicos e polivalentes. O perfil profissional híbrido é definitivamente muito valorizado.

O Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia vem dar resposta a esta necessidade do mercado, assente no ensino e aquisição de competências na área dos audiovisuais e produção dos media, fundamentais para os profissionais de áreas diversas – como o marketing, a comunicação organizacional, a publicidade, as relações públicas ou o jornalismo, entre outras – desempenharem um papel diferenciador e indispensável num mercado tão exigente e desafiante como o da atualidade.

Início
Setembro
Duração
2 anos
Horário
Pós-Laboral
Idioma
Português (Inglês em regime tutoria)
Portugal
Consinto a utilização dos meus dados para fins de comunicações comerciais de produtos e serviços. Tem o direito de retirar o seu consentimento a qualquer momento, sem comprometer a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado. Para prosseguir tem que aceitar os termos de utilização. Conheço a  Política de Privacidade

Porquê o Mestrado em Comunicação Audiovisual?

Metodologias de ensino | Project Based Learning
  • Ao longo do Mestrado, o estudante desenvolverá o seu portfólio, o qual contará com projetos e elementos de comunicação audiovisual e multimédia que poderão ser decisivos na sua entrada no mercado de trabalho ou alavancagem da sua carreira.
  • Os projetos acontecem, sobretudo, a partir da articulação das Unidades Curriculares do curso integradas em projetos comuns sob a metodologia Project Based Learning. O resultado são produtos “tangíveis”, de média ou alta fidelidade, desenhados para atender as necessidades do mercado.
  • Proporciona uma formação inovadora e pioneira que se beneficia da oportunidades e desafios que se encontram na intersecção da Comunicação, Tecnologia e Design. Esta transdisciplinaridade está presente nos conteúdos programáticos das Unidades Curriculares e na articulação que estas têm entre si.
  • Unidades curriculares e equipa docente atentas aos desenvolvimentos tecnológicos na área da Comunicação Audiovisual e do Multimédia, o que garante uma maior proximidade com as práticas de trabalho, bem como com os debates e reflexões sobre a indústria audiovisual e multimédia do país.
  • Os alunos têm acesso a todos os softwares do pacote Adobe, não apenas para utilização durante as aulas, mas para instalação nos seus dispositivos pessoas e utilização durante todo o período do mestrado. Esta formação pode ser complementada por workshops sobre outras ferramentas e processos, segundo disponibilidade dos docentes.
Estúdios e Laboratórios
  • Os estudantes têm acesso à infraestrutura laboratorial do IADE, não apenas para desenvolver projetos editoriais e audiovisuais no âmbito do Mestrado, mas também para os seus projetos extracurriculares pessoais, para os quais contam com o apoio de técnicos especializados.
  • Acesso aos Laboratórios (3D Lab, Photo Lab, UX Lab, Digital Lab, Print Lab, Media Lab, entre outros) para o desenvolvimento e materialização de ideias e projetos.
  • Estúdio multifunções, munido com equipamento de captação de som e imagem, com câmaras broadcast e teleponto, onde se pode recriar, entre outros, a experiência da apresentação de um podcast, videocast ou live streaming.
Fábrica | Unidade para projetos especiais do IADE

A Fábrica integra a Unidade de Projetos, os Laboratórios Técnicos e o Observatório.

É, também, uma plataforma de divulgação de ideias, projetos e desafios criativos onde participam como estudante do IADE.

Nesta unidade, onde se fabrica valor e conhecimento, aposta-se claramente na relação entre os estudantes, os professores, os laboratórios e a sociedade civil.

Os projetos da Fábrica definem-se essencialmente em três linhas de atuação: fabricação paralela (desenvolvimento de projetos extracurriculares); fabricação curricular (projetos dentro do contexto letivo e em colaboração com parceiros da sociedade civil) e fabricação do futuro (investigação aplicada ao desenvolvimento de projetos desenhados e criados de raíz).

Plano de estudos

Consulta a estrutura do plano curricular

1º SEMESTRE
2º SEMESTRE
3º SEMESTRE
3º SEMESTRE
UNIDADES CURRICULARESHORASECTS
Sociedades Modernas e Cultura Visual216
Storytelling213
Animação Digital213
Laboratório Web427
Laboratório de Infografia Digital427
Living Lab I – Jornalismo Digital284
UNIDADES CURRICULARESHORASECTS
Dinâmicas Sociais e Media Digitais213
Estratégia e Desenho de Negócios Digitais213
Gestão de Comunidades Virtuais213
Laboratório de Audiovisuais427
Laboratório de Transmedia427
Living Lab II – Comunicações e Organizações287
UNIDADES CURRICULARESHORASECTS
Metodologia de Investigação286
Análise de Dados286
Trabalho Final de Curso2818
UNIDADES CURRICULARESHORASECTS
Trabalho Final de Curso4230

Coordenador

Conhece o Coordenador do Mestrado.

Saídas profissionais

O Mestrado pretende formar profissionais capazes de atuar de forma diferenciadora na área dos audiovisuais e produção dos media digitais seja em agências de comunicação, publicidade ou design, seja através do desenvolvimento de trabalhos como profissionais autónomos (Criação de Conteúdos Digitais, Gestão de conteúdos multimédia para plataformas online e offline, Gestão e publicação de conteúdos Web, Editor de Som e Imagem, Animador Digital).

Os Mestres em Comunicação Audiovisual e Multimédia ficarão também preparados para iniciar carreira docente ou de investigação universitária.

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou via Candidatura Online.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Slide 1 of 3
1. Pedido de Informação

Agenda uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

1. Pedido de Informação

Agenda uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2. Documentação

Reúne a documentação solicitada no processo de admissão

3. Candidatura

Avança com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line

Certificação e Acreditação

Acreditado pela A3ES em 21/05/2019 .

Registo nº R/A -Cr 25/2019/AL01, a 27/07/2021 (DGES).

Despacho n.º 8105/2021 , de 16 de ag osto de 2021, II Série nº 158 D.R.

Cursos relacionados

Lamentamos, mas não há resultados para a sua pesquisa.

Av. Dom Carlos I, 4

1200-649 Lisboa. Portugal

+351 213 939 690

© 2023 IADE. Todos os direitos reservados.