Modelo Académico Presencial

  • Início
  • Modelo Académico Presencial

Experiential Learning Hyflex

O IADE conta com um modelo académico flexível e personalizado que integra aulas presenciais com conteúdos virtuais. Pretendemos acompanhar o estudante numa jornada de aprendizagem experiencial única em que o conhecimento humano e a tecnologia mais avançada se aliam para que o estudante descubra o seu potencial, alcançando os seus objetivos profissionais e acrescentando valor ao mundo.

O nosso modelo “One University”, partilhado com todas as nossas instituições e programas, permitirá aos nossos estudantes agregarem mais valor, enquanto profissionais, nas quatro dimensões do nosso modelo académico: intelectual, profissional, internacional e ético-social. Facultar-lhes-á uma visão holística das profissões, garantirá a aprendizagem interprofissional logo desde o primeiro momento, facilitando a sua máxima empregabilidade em qualquer parte do mundo.

De que forma o nosso modelo académico se materializa?

A nossa abordagem académica

A aprendizagem experiencial é a base deste modelo em que se aprende "fazendo", “sendo”, “pensando” e "vivendo", com uma abordagem integradora e multidisciplinar que prepara o estudante para um mundo global e diverso. Esta aprendizagem experiencial permite ao estudante adquirir os conhecimentos, as competências e os valores necessários para o desenvolvimento da sua futura profissão e enfrentar os desafios da transformação social e digital.

Concebemos os nossos estudantes como indivíduos únicos, diferentes dos demais; pessoas com iniciativa, com necessidade de crescer, com visão crítica em relação ao seu contexto e com capacidade de resolver problemas de forma criativa.

O papel do professor neste modelo académico é acompanhar o estudante durante todo o seu percurso académico participando e promovendo o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O professor, em sala de aula, guiá-lo-á pelas diferentes metodologias de aprendizagem que integram cada pilar do modelo, garantindo o desenvolvimento de competências e dos valores presentes na nossa visão de um mundo global.

As nossas dimensões são transferidas para a sala de aula através de seis pilares educativos:

  • Nos laboratórios de criação, através da Fábrica, a aprendizagem decorre em ambientes seguros, com diferentes níveis de complexidade e fidelidade, procurando a máxima aproximação ao mundo real e utilizando diferentes metodologias: Simulação, Challenge Based Learning, Problem-Based Learning, Problem Solving, Gamificação, etc. Uma aprendizagem que ajuda o estudante a ganhar confiança e segurança para um melhor desempenho em contexto profissional, já que estará em contacto com situações reais que recriarão o seu futuro local de trabalho, colocando-o à prova com projetos e desafios.
  • Graças aos ambientes profissionais, a formação, adaptada à realidade de trabalho, garante desde o início uma ligação com o mundo profissional. Contamos com mais de 290 acordos com empresas para a realização de estágios e outras atividades de aproximação à profissão (co-criação, aprendizagem colaborativa, simulação de ambientes reais profissionais, cruzamento de diferentes áreas de conhecimento no mesmo projeto, no mesmo briefing e na mesma sala), que incentivam a aprendizagem e proporcionam a atualização contínua das competências necessárias no mercado de trabalho atual e futuro.
  • As profissões atuais exigem uma aprendizagem holística, afastada dos modelos mais tradicionais em forma de "silos" ou assuntos "estanques". O currículo integrado permite uma aprendizagem através da qual o estudante será capaz de integrar conhecimentos e competências e inter-relacionar conceitos e áreas de atuação, o que lhe permite focar para além do módulo ou tema por si só, e estar mais próximo do mundo profissional, preparando-o pata adquirir um conhecimento completo da sua futura profissão.
  • O estudante aprenderá a trabalhar em equipa, interagindo com outros agentes para desenvolver uma visão 360º: outras profissões, clientes, empresas, entre outros. A educação transdisciplinar em diferentes ambientes enriquece a experiência de formação do estudante e prepara-o para a realidade das profissões, onde a colaboração interprofissional se assume como um valor essencial.
  • O desenvolvimento de competências de pesquisa orientadas à criação estão presentes no nosso Modelo Académico. Em plena transformação digital, o estudante será desafiado a desenvolver o seu pensamento crítico e a analisar sistematicamente a informação que é produzida, sendo capaz de tomar decisões em situações complexas, a partir de uma abordagem orientada por projeto. No IADE incentivamos a inovação, a experimentação e o desenvolvimento de competências ligadas à criação. Preparamos o estudante não apenas através de uma formação académica superior para ser o melhor profissional na sua área de estudo, mas também formamos cidadãos globais e responsáveis. A educação em valores permeia o nosso modelo de forma transversal, para que os nossos estudantes estejam comprometidos com a sustentabilidade e conscientes da diversidade.
  • Este núcleo de ensino-aprendizagem é alimentado por uma próxima e importante interação estudante-professor, suportada por uma infraestrutura tecnológica muito avançada. A excelência académica do corpo docente que compõe a Universidade Europeia e a elevada satisfação dos nossos estudantes com os seus docentes permitem-nos garantir o sucesso na sua formação. Para além do acompanhamento do docente, importa salientar a importância, para o nosso modelo académico, do processo de acompanhamento aos estudantes pelos diferentes agentes universitários, como é o caso dos orientadores académicos. O objetivo é garantir ao estudante uma integração de sucesso, promover a sua autonomia e motivar a sua participação na vida universitária, tirando partido de todas as oportunidades que o estudante encontrará durante a sua vida académica.Detail tex