Modelo Académico Presencial

  • Início
  • Modelo Académico Presencial

Experiential Learning Hyflex

O IADE conta com um modelo académico flexível e personalizado que integra aulas presenciais com conteúdos virtuais. Pretendemos acompanhar o estudante numa jornada de aprendizagem experiencial única em que o conhecimento humano e a tecnologia mais avançada se aliam para que o estudante descubra o seu potencial, alcançando os seus objetivos profissionais e acrescentando valor ao mundo.

O nosso modelo “One University”, partilhado com todas as nossas instituições e programas, permitirá aos nossos estudantes agregarem mais valor, enquanto profissionais, nas quatro dimensões do nosso modelo académico: intelectual, profissional, internacional e ético-social. Facultar-lhes-á uma visão holística das profissões, garantirá a aprendizagem interprofissional logo desde o primeiro momento, facilitando a sua máxima empregabilidade em qualquer parte do mundo.

De que forma o nosso modelo académico se materializa?

Slide 1 of 3
Prácticas presenciais
Práticas presenciais
Proximidade ao mundo profissional
Uma formação inovadora adaptada à realidade profissional, com o apoio de um reputado corpo docente, composto por académicos e profissionais, cujo ensino se encontra diretamente relacionado com a sua experiência, garantindo uma ligação efetiva com o mundo real desde o primeiro momento. Formação inovadora e experiencial em pequenos grupos de estudantes. Mentoria constante do estudante por parte do corpo docente. Instalações disponíveis fora do horário de aulas, de forma a garantir a maximização das "horas de voo" do estudante. Mais de 290 parcerias com empresas, para oferecer uma ampla gama de estágios aos estudantes. Metodologias ativas de aprendizagem, abordagem interdisciplinar e adaptação à digitalização para alcançar uma visão integradora e holística da profissão.
Prácticas presenciais
Práticas presenciais
Proximidade ao mundo profissional
Uma formação inovadora adaptada à realidade profissional, com o apoio de um reputado corpo docente, composto por académicos e profissionais, cujo ensino se encontra diretamente relacionado com a sua experiência, garantindo uma ligação efetiva com o mundo real desde o primeiro momento. Formação inovadora e experiencial em pequenos grupos de estudantes. Mentoria constante do estudante por parte do corpo docente. Instalações disponíveis fora do horário de aulas, de forma a garantir a maximização das "horas de voo" do estudante. Mais de 290 parcerias com empresas, para oferecer uma ampla gama de estágios aos estudantes. Metodologias ativas de aprendizagem, abordagem interdisciplinar e adaptação à digitalização para alcançar uma visão integradora e holística da profissão.
Aula alargada
Conceito de aula alargada
Novo conceito de presença
Vivemos em plena transformação digital, pelo que oferecemos ao nosso estudante uma experiência presencial e virtual na mesma aula. Maximizamos a tecnologia presente em todas as nossas salas de aula com uma experiência imersiva, contando com o professor como condutor de uma experiência de aprendizagem com interação em tempo real através de câmaras, microfones e quadros interativos nas salas de aula. O conceito de sala de aula alargada também nos permite fazer uso de diferentes ferramentas digitais para virtualizar as aulas práticas. Uma aprendizagem ativa e dinâmica, através da qual o estudante participará em ambientes de simulação, gamificação e laboratórios virtuais, podendo ir onde o mundo real não vai. Não temos um limite de aulas práticas, para que o estudante alcance a máxima excelência académica.
Conceito de aula alargada
Conteúdos de alto valor
Mais conteúdo digital, exclusivo e diferencial
No IADE complementamos toda a formação com conteúdos digitais, exclusivos e diferenciados, de alto valor agregado que complementam a experiência de aprendizagem do estudante. Cursos básicos, conteúdos multimédia, master classes, webinares, tutoriais e workshops online que permitem uma aprendizagem com os melhores profissionais em cada área do conhecimento. Acesso a simuladores, de realidade virtual e aumentada, e formação através da melhor tecnologia. No IADE temos como objetivo facultar ao estudante todas as ferramentas necessárias para não só atingir os seus objetivos profissionais, mas também contribuir para uma sociedade mais sustentável e diversificada.

A nossa abordagem académica

A aprendizagem experiencial é a base deste modelo em que se aprende "fazendo", “sendo”, “pensando” e "vivendo", com uma abordagem integradora e multidisciplinar que prepara o estudante para um mundo global e diverso. Esta aprendizagem experiencial permite ao estudante adquirir os conhecimentos, as competências e os valores necessários para o desenvolvimento da sua futura profissão e enfrentar os desafios da transformação social e digital.

Concebemos os nossos estudantes como indivíduos únicos, diferentes dos demais; pessoas com iniciativa, com necessidade de crescer, com visão crítica em relação ao seu contexto e com capacidade de resolver problemas de forma criativa.

O papel do professor neste modelo académico é acompanhar o estudante durante todo o seu percurso académico participando e promovendo o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O professor, em sala de aula, guiá-lo-á pelas diferentes metodologias de aprendizagem que integram cada pilar do modelo, garantindo o desenvolvimento de competências e dos valores presentes na nossa visão de um mundo global.

As nossas dimensões são transferidas para a sala de aula através de seis pilares educativos:

  • Nos laboratórios de criação, através da Fábrica, a aprendizagem decorre em ambientes seguros, com diferentes níveis de complexidade e fidelidade, procurando a máxima aproximação ao mundo real e utilizando diferentes metodologias: Simulação, Challenge Based Learning, Problem-Based Learning, Problem Solving, Gamificação, etc. Uma aprendizagem que ajuda o estudante a ganhar confiança e segurança para um melhor desempenho em contexto profissional, já que estará em contacto com situações reais que recriarão o seu futuro local de trabalho, colocando-o à prova com projetos e desafios.
  • Graças aos ambientes profissionais, a formação, adaptada à realidade de trabalho, garante desde o início uma ligação com o mundo profissional. Contamos com mais de 290 acordos com empresas para a realização de estágios e outras atividades de aproximação à profissão (co-criação, aprendizagem colaborativa, simulação de ambientes reais profissionais, cruzamento de diferentes áreas de conhecimento no mesmo projeto, no mesmo briefing e na mesma sala), que incentivam a aprendizagem e proporcionam a atualização contínua das competências necessárias no mercado de trabalho atual e futuro.
  • As profissões atuais exigem uma aprendizagem holística, afastada dos modelos mais tradicionais em forma de "silos" ou assuntos "estanques". O currículo integrado permite uma aprendizagem através da qual o estudante será capaz de integrar conhecimentos e competências e inter-relacionar conceitos e áreas de atuação, o que lhe permite focar para além do módulo ou tema por si só, e estar mais próximo do mundo profissional, preparando-o pata adquirir um conhecimento completo da sua futura profissão.
  • O estudante aprenderá a trabalhar em equipa, interagindo com outros agentes para desenvolver uma visão 360º: outras profissões, clientes, empresas, entre outros. A educação transdisciplinar em diferentes ambientes enriquece a experiência de formação do estudante e prepara-o para a realidade das profissões, onde a colaboração interprofissional se assume como um valor essencial.
  • O desenvolvimento de competências de pesquisa orientadas à criação estão presentes no nosso Modelo Académico. Em plena transformação digital, o estudante será desafiado a desenvolver o seu pensamento crítico e a analisar sistematicamente a informação que é produzida, sendo capaz de tomar decisões em situações complexas, a partir de uma abordagem orientada por projeto. No IADE incentivamos a inovação, a experimentação e o desenvolvimento de competências ligadas à criação. Preparamos o estudante não apenas através de uma formação académica superior para ser o melhor profissional na sua área de estudo, mas também formamos cidadãos globais e responsáveis. A educação em valores permeia o nosso modelo de forma transversal, para que os nossos estudantes estejam comprometidos com a sustentabilidade e conscientes da diversidade.
  • Este núcleo de ensino-aprendizagem é alimentado por uma próxima e importante interação estudante-professor, suportada por uma infraestrutura tecnológica muito avançada. A excelência académica do corpo docente que compõe a Universidade Europeia e a elevada satisfação dos nossos estudantes com os seus docentes permitem-nos garantir o sucesso na sua formação. Para além do acompanhamento do docente, importa salientar a importância, para o nosso modelo académico, do processo de acompanhamento aos estudantes pelos diferentes agentes universitários, como é o caso dos orientadores académicos. O objetivo é garantir ao estudante uma integração de sucesso, promover a sua autonomia e motivar a sua participação na vida universitária, tirando partido de todas as oportunidades que o estudante encontrará durante a sua vida académica.Detail tex

Av. Dom Carlos I, 4

1200-649 Lisboa. Portugal

+351 213 939 690

© 2023 IADE. Todos os direitos reservados.