Curso de Especialização em Media, Informação e EntretenimentoFormação única para desenvolveres as tuas competências técnicas, comunicacionais e de imagem com docentes de referência.
  • Início
  • Programas de Especialização
  • Curso de Especialização em Media, Informação e Entretenimento
ApresentaçãoPlano de estudosCorpo docenteSaídas profissionaisAdmissões

Curso de Especialização em Media, Informação e Entretenimento

O setor dos media tem registado transformações significativas, determinadas pelas novas formas de consumir informação, bem como pelo surgimento de modelos de negócio diferenciadores e adaptados ao contexto atual. Estes fatores, aliados à evolução tecnológica e digital, impulsionou a produção de conteúdos, cada vez mais adaptados às plataformas, canais e segmentos de público.

Inovação, criatividade, diversidade e agilidade, são palavras de ordem em qualquer estratégia de media, informação e entretenimento. Os programas de entretenimento e informação, que cada vez mais geram conteúdos para o digital e se promovem nessas plataformas complementares à sua génese, o crescimento dos serviços de streaming, a concorrência de várias plataformas de distribuição, o boom do formato videocast, têm exigido de todo o setor uma maior preparação e aquisição de competências mais integradas.

Esta é uma área desafiante, impulsionada pela tecnologia e pela criatividade, mas nunca esquecendo o propósito da comunicação, que deve informar, entreter e acima de tudo criar conexões emocionais e autênticas. A importância da interatividade define novos padrões e estratégias na criação de conteúdos, colocando as pessoas no centro dos mesmos. As oportunidades nestas áreas são assim vastas e complexas e os profissionais têm de possuir conhecimentos, competências técnicas e comportamentais próprias numa indústria e num mundo que não pára e está em constante mudança.

InícioNovembro 2024
Duração8 meses
HorárioPós-laboral
IdiomaPortuguês

Sabe mais sobre este programa

Envia-nos a tua informação e entraremos em contacto brevemente

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê o Curso de Especialização em Media, Informação e Entretenimento?

Formação única no Mercado

Adquira conhecimentos e competências técnicas de programas de media, informação e entretenimento através de uma formação única no mercado.

Corpo Docente e Networking

Possibilidade de interagir com profissionais de renome nas áreas da comunicação, televisão, rádio e outras plataformas. Acesso a Master Classes exclusivas ministradas por diversas figuras reconhecidas das áreas dos media, da informação e do entretenimento.

Forte componente prática

Oportunidade única para adquirires competências práticas na apresentação de programas de media e entretenimento, ao mesmo tempo que desenvolves aptidões comportamentais e emocionais essenciais para o sucesso em contextos organizacionais na televisão, rádio e outras plataformas.

Imagem e Interatividade

Compreender e interpretar a importância da imagem e da interatividade em programas de televisão, rádio e outras plataformas é essencial para criar conteúdos inovadores que coloquem as pessoas no centro da experiência.

Parceiro

O Curso de Especialização em Media, Informação e Entretenimento é uma parceria entre o IADE e o GCIMEDIA Group - Grupo de consultoria que integra várias marcas de comunicação no seu portfólio.

GCI, agência de estratégia de marca; Media Consulting, consultoria de comunicação; WMK, eventos e ativação de marca; Sonomage, conteúdos audiovisuais; SSI - Sustainable Society Initiative, sustentabilidade e marketing ambiental; e MERAKI, agência de comunicação em Angola, são as marcas que compõem o ecossistema GCIMEDIA Group e que combinam a experiência, energia e capacidade de inovar em comunicação.

Slide 1 of 1

Componente prática em estúdio

Estúdio de TV da GCIMEDIA Group
Aqui as tuas ideias ganham vida! É neste espaço que os estudantes ficam a conhecer o universo da produção televisiva (câmaras, iluminação, edição de vídeo, etc.) e produção de vídeo para plataformas digitais (Ex. videocast, TED TALKS entre outros).

Plano de estudos

Consultar a estrutura do plano curricular

MÓDULOS
MASTERCLASS
MÓDULO | UNIDADE CURRICULARDOCENTE
Módulo I | Contextualização da Indústria dos MediaGraça Teófilo e Bruno Batista (GCIMEDIA Group)
Módulo II | StorytellingNuno Azinheira (Profissional de Comunicação) e André Gerson (GCIMEDIA Group)
Módulo III | Produção de Conteúdo AudiovisualMarta Leite Castro (N360 Business Stories e CNN Portugal ) e Carla Cachola (Universidade Europeia)
Módulo IV | O Papel do ApresentadorPatrícia Matos (NOW, Medialivre) e Carla Cachola (Universidade Europeia)
Módulo V | Gestão de EntrevistasMarcos Pinto (Mestre de Cerimónias Comunicação ) e André Gerson (GCIMEDIA Group)
Módulo VI | Marca Pessoal Bruno Batista (GCIMEDIA Group)
Módulo VII | ComunicaçãoTeresa Byrne (TByrne Consulting)
Módulo VIII | Competências Comportamentais e Emocionais para contextos organizacionais nos MediaJorge Rodrigues da Silva (Bons Sons e Aral)

Comunicar sem Medos

MasterClass I

Teresa Guilherme

A Evolução do Infoentretenimento e o impacto na opinião pública

MasterClass II

Fernando Alvim

Da televisão para o Online – Adaptabilidade de conteúdos para o digital

MasterClass III

Leonor Poeiras

Criatividade, Agilidade e Flexibilidade para diferentes projetos de comunicação

MasterClass IV

Ricardo Martins Pereira

Corpo docente

Conhece os coordenadores do Curso de Especialização em Media, Informação e Entretenimento, professor André Gerson e professora Carla Cachola.

André Gerson
Carla Cachola
Bruno Batista
Jorge Rodrigues da Silva
Teresa Byrne
Marcos Pinto
Marta Leite Castro
Graça Teófilo
Patrícia Matos

Oportunidades Profissionais

Este Programa foi projetado para capacitar os profissionais com as ferramentas essenciais para o sucesso.

Os participantes terão a oportunidade não apenas de aprimorar as suas competências técnicas, comunicacionais e de imagem, mas também de explorar as tendências emergentes, como as competências comportamentais (em grupo e individualmente), compreender os aspetos éticos desta indústria e desenvolver uma visão holística das dinâmicas que impulsionam a media, a informação e o entretenimento contemporâneos.

  • Ingressar no mercado da comunicação, nomeadamente em empresas produtoras de conteúdos, programas de media, informação e entretenimento;
  • Integrar empresas de comunicação, produção audiovisual, agências de imagem ou relações-públicas;
  • Progredir nas carreiras de televisão, comunicação, relações-públicas ou similar.

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou via candidatura online.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Cursos relacionados

Pós-Graduação em Jornalismo Digital

Formação especializada que permite a aquisição de competências aplicadas ao jornalismo digital, assente nas melhores práticas e lecionada por um corpo docente com experiência comprovada na área.

Outubro

Presencial

10 meses

30 ECTS

Português

Licenciatura em Ciências da Comunicação

Programa que aborda várias áreas da comunicação, como jornalismo, novos media, comunicação organizacional e relações públicas.

Setembro

Presencial

3 anos

180 ECTS

Português