Alumna do Mestrado Design Management
(This degree is lectured only in Portuguese)
Mestrado desenvolvido em parceria com o IPAM Porto e 100% lecionado em Lisboa.
A Gestão do Design é uma atividade que tem como objetivo principal a boa incorporação do design nas empresas, agregando as áreas criativas e de inovação de conhecimento do design, com o pensamento estratégico e dos negócios da gestão e do marketing. A capacidade em conceber e planear processos criativos nas fases de pesquisa, análise, conceptualização e execução são competências chave de um gestor de design que se traduzem em concreto nos resultados alcançados pelas empresas no mercado.
O Mestrado em Gestão do Design engloba todo o processo estratégico e operacional dentro de uma organização empresarial como forma de criar produtos, marcas e serviços cada vez mais ajustados às necessidades dos consumidores e de um mercado competitivo.
Este programa está assente na tecnologia, sendo composto por uma forte componente de inovação e focado no desenvolvimento do empreendedorismo.
Complementaridade de três áreas que permitem desenvolver um pensamento integrado sobre todo o processo de criação: o design, a gestão e o marketing, no sentido de fornecer produtos, serviços e marcas competitivos.
Ambiente heterogéneo e colaborativo que confere ao estudante a capacidade de trabalhar de modo imersivo e com maior envolvimento prático nos processos de design thinking e outras metodologias, essenciais para gerar inovação e conhecimento.
Orienta para a identificação de oportunidades de inovação centradas em contextos específicos (de mercado ou organizacionais) e para a conceptualização e planeamento de soluções.
Promoção do contacto com a realidade empresarial, quer através de seminários e workshops temáticos com líderes e profissionais de referência, quer através de atividades de imersão na Fábrica - Unidade de Projetos, Laboratórios Técnicos e Observatório. É, também, uma plataforma de divulgação de ideias, projetos e desafios criativos onde podes participar como estudante do IADE.
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Gestão Integrada do Design | 28 | 6 |
Design Thinking | 28 | 6 |
Comportamento do Consumidor | 28 | 6 |
Marketing Estratégico | 28 | 6 |
Team Building | 14 | 3 |
Network and Innovation (Optativa) | 14 | 3 |
Optativa: Significa que o estudante pode optar por esta unidade curricular ou por uma outra de natureza optativa de cursos de mestrado a lecionar no IADE ou no IPAM Porto. |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Branding e Gestão da Comunicação | 28 | 6 |
Gestão da Cadeia de Valor | 28 | 6 |
Business Design | 28 | 6 |
Service Design | 28 | 6 |
Metodologia de Investigação | 14 | 3 |
Estudo de Macro e Micro Tendências (Optativa) | 14 | 3 |
Optativa: Significa que o estudante pode optar por esta unidade curricular ou por uma outra de natureza optativa de cursos de mestrado a lecionar no IADE ou no IPAM Porto. |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Dissertação/ Trabalho de Projeto / Relatório de Estágio em Gestão do Design | 14 | 30 |
Este Mestrado pretende formar Profissionais especializados e multifacetados com competências de gestão do design que permitam gerir os processos de design numa empresa, criar a sua própria empresa ou trabalhar em agências de publicidade, comunicação, branding ou marketing:
Os Mestres em Design Management ficarão também preparados para iniciar carreira docente ou de investigação universitária.
Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou via candidatura online.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
Agenda uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
Reúne a documentação solicitada no processo de admissão
Avança com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line
Acreditação e Relatório pela A3ES referente ao Mestrado em Gestão do Design.
Registo nº R/A-Cr79/2012/AL04 de 12/04/2024.
Despacho nº 5324/2024 de 14 de maio de 2024, Série II nº93 D.R.
Encara o design e a cultura visual numa perspetiva abrangente e multidisciplinar.
O Mestrado em Design e Publicidade assenta na junção das áreas do design e do marketing. Conhece o programa aqui.
Programa pensado na construção de portfolio de valor para o mercado através do desenvolvimento de projetos práticos e diferenciadores no domínio das Indústrias Criativas, com base no design, na publicidade, na tecnologia digital interativa, como elementos impulsionadores de inovação e criatividade.