Mestrado em Gestão do DesignFormação especializada assente na convergência entre o Marketing, Criatividade, Design e Tecnologia.
  • Início
  • Mestrados
  • Mestrado em Gestão do Design
Presencial
ApresentaçãoPlano de estudosCoordenaçãoSaídas profissionaisAdmissões

Mestrado em Gestão do Design

(This degree is lectured only in Portuguese)

Mestrado desenvolvido em parceria com o IPAM Porto e 100% lecionado em Lisboa.

A Gestão do Design é uma atividade que tem como objetivo principal a boa incorporação do design nas empresas, agregando as áreas criativas e de inovação de conhecimento do design, com o pensamento estratégico e dos negócios da gestão e do marketing. A capacidade em conceber e planear processos criativos nas fases de pesquisa, análise, conceptualização e execução são competências chave de um gestor de design que se traduzem em concreto nos resultados alcançados pelas empresas no mercado.

O Mestrado em Gestão do Design engloba todo o processo estratégico e operacional dentro de uma organização empresarial como forma de criar produtos, marcas e serviços cada vez mais ajustados às necessidades dos consumidores e de um mercado competitivo.

Este programa está assente na tecnologia, sendo composto por uma forte componente de inovação e focado no desenvolvimento do empreendedorismo.

Início
Setembro
Duração
2 anos
Horário
Pós-laboral
Idioma
Português (Inglês em regime de tutoria)

Sabe mais sobre este programa.

Envia-nos a tua informação e entraremos em contacto brevemente.

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê o Mestrado em Gestão do Design?

Componente de inovação e empreendedorismo

Complementaridade de três áreas que permitem desenvolver um pensamento integrado sobre todo o processo de criação: o design, a gestão e o marketing, no sentido de fornecer produtos, serviços e marcas competitivos.

Ambiente heterogéneo e colaborativo

Ambiente heterogéneo e colaborativo que confere ao estudante a capacidade de trabalhar de modo imersivo e com maior envolvimento prático nos processos de design thinking e outras metodologias, essenciais para gerar inovação e conhecimento.

Identificação de oportunidades de inovação

Orienta para a identificação de oportunidades de inovação centradas em contextos específicos (de mercado ou organizacionais) e para a conceptualização e planeamento de soluções.

Proximidade com empresas

Promoção do contacto com a realidade empresarial, quer através de seminários e workshops temáticos com líderes e profissionais de referência, quer através de atividades de imersão na Fábrica - Unidade de Projetos, Laboratórios Técnicos e Observatório. É, também, uma plataforma de divulgação de ideias, projetos e desafios criativos onde podes participar como estudante do IADE.

Plano de estudos

Consultar a estrutura do plano curricular

1º ANO | 1º SEMESTRE
1º ANO | 2º SEMESTRE
2º ANO | 3º SEMESTRE
Unidades curricularesHorasECTS
Gestão Integrada do Design286
Design Thinking286
Comportamento do Consumidor286
Marketing Estratégico286
Team Building143
Network and Innovation (Optativa)143
Optativa: Significa que o estudante pode optar por esta unidade curricular ou por uma outra de natureza optativa de cursos de mestrado
Unidades curricularesHorasECTS
Branding e Gestão da Comunicação286
Gestão da Cadeia de Valor286
Business Design286
Service Design286
Metodologia de Investigação143
Estudo de Macro e Micro Tendências (Optativa)143
Optativa: Significa que o estudante pode optar por esta unidade curricular ou por uma outra de natureza optativa de cursos de mestrado
Unidades curricularesHorasECTS
International Workshop143
Investigação Aplicada143
Dissertação/ Trabalho de Projeto / Relatório de Estágio em Gestão do Design2854

Coordenação

Sara Gancho
Ana Sofia Esteves

Saídas profissionais

Este Mestrado pretende formar Profissionais especializados e multifacetados com competências de gestão do design que permitam gerir os processos de design numa empresa, criar a sua própria empresa ou trabalhar em agências de publicidade, comunicação, branding ou marketing:

  • Gestores de Design
  • Gestores de Produto ou Serviços
  • Designers de Produto ou Serviços
  • Gestores Estratégicos
  • Gestores de Marca
  • Consultores em Design e Marketing
  • Diretores Criativos
  • Designers UX

Os Mestres em Design Management ficarão também preparados para iniciar carreira docente ou de investigação universitária.

Testemunhos

Slide 1 of 2
Este mestrado possibilitou-me aplicar metodologias e ter conhecimento prático dos conteúdos trabalhados em sala, para além de ser estimulada a produção académica através da participação em congressos e publicações internacionais.
Raquel Lima

Alumni (Brand Strategist/Design Manager)

Este mestrado possibilitou-me aplicar metodologias e ter conhecimento prático dos conteúdos trabalhados em sala, para além de ser estimulada a produção académica através da participação em congressos e publicações internacionais.
Raquel Lima

Alumni (Brand Strategist/Design Manager)

O Mestrado em Design Management é um curso actual, integrando várias áreas de conhecimento para capacitar a gestão de projetos de design em empresas. Durante o percurso académico são realizados vários trabalhos de grupo, em cada cadeira, que aludem a situações reais, com intuito de nos preparar para o futuro. O curso tem cadeiras bastante técnicas, mas facilmente pode ser integrada uma parte mais criativa e prática por iniciativa dos alunos.
Maria Margarida da Silva

Aluna

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou via candidatura online.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Certificação e acreditação

Aprovado pela A3ES em 03/05/2012.

Relatório de auto-avaliação do Mestrado em Gestão do Design.

Registo nº R/A-Cr79/2012/AL03 de 18/05/2023.

Despacho nº 6624/2023 de 20 de junho de 2023, Série II nº118 D.R.

Cursos relacionados

Programa Avançado em Design Thinking & Innovation

O Design Thinking & Innovation é uma abordagem centrada no utilizador e desenvolvida para resolver problemas através do uso das ferramentas do design, a fim de reunir inspiração, criar empatia e formular soluções.

2024

Presencial

5 meses

15 ECTS

Português

Pós-Graduação em Business Design & Leadership

Programa dirigido aos profissionais do futuro, conta com metodologias relacionadas com o Design Thinking e o Business Design para construir modelos de negócio inovadores e únicos numa perspetiva centrada no utilizador/consumidor.

Outubro

Presencial

10 meses

35 ECTS

Português