UI e UX Design: O que são, diferenças e como te especializar
28 fevereiro 2025
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Cada vez mais pessoas utilizam as redes sociais para se informarem, interagir com as marcas e procurar opiniões antes de tomar decisões de compra. Como resultado, estas plataformas tornaram-se canais de comunicação essenciais para qualquer marca que queira crescer e destacar-se, graças ao seu alcance massivo e capacidade de segmentação do público-alvo.
Para tirar o máximo partido destas ferramentas é fundamental integrá-las adequadamente no plano de marketing, acompanhar as métricas certas e definir KPIs (indicadores-chave de desempenho) desde o início da estratégia.
Se queres dominar as métricas de redes sociais, o IADE tem formações que te ajudam a especializar-te e a tornar-te um verdadeiro especialista em redes sociais.
Um KPI é uma métrica que mede o desempenho de variáveis valiosas, nomeadamente os objetivos definidos ao longo do tempo, ajudando a perceber se a estratégia funciona. Aqui estão alguns dos indicadores mais relevantes:
As ferramentas de social media permitem criar relatórios de desempenho para compreender quais estratégias funcionam melhor e quais devem ser ajustadas. Todas as redes sociais possuem ferramentas de análise nativas, como Facebook Analytics, Instagram Insights, X Analytics ou LinkedIn Analytics.
No entanto, se gerires perfis de diferentes contas ou pretenderes agrupar os dados numa única ferramenta, existem outras opções de análise de métricas em redes sociais que oferecem uma visão mais completa do trabalho nas redes sociais, evitando a necessidade de verificar cada plataforma individualmente.
Com esta ferramenta de métricas de redes sociais terás acesso aos dados mais relevantes num único local, incluindo alcance, número de cliques, taxa de interação e visualizações.
Podes também aceder as métricas do perfil como o número de visitas, reações e crescimento de seguidores e analisar menções à marca, além de sugerir os melhores horários para publicações, garantindo que os conteúdos tenham o maior alcance orgânico possível.
Monitoriza conversas em mais de 150 mil milhões de fontes e avalia o sentimento e as emoções do público relativamente à marca. Também envia alertas críticos para permitir a intervenção e evitar crises de reputação, além de identificar tendências emergentes, permitindo antecipar-se à concorrência. Indica Igualmente o momento mais oportuno para interagir com os seguidores e alcançar a máxima visibilidade.
Acompanha o crescimento da comunidade para compreender a evolução do perfil da marca e avalia o desempenho dos conteúdos em cada rede social, tanto globalmente como individualmente. Também analisa as estratégias da concorrência e permite avaliar a eficácia dos anúncios no Facebook Ads e TikTok Ads.
Para perceberes a importância das redes sociais, um estudo da DataReportal, informa que Portugal tem 7,49 mil milhões de utilizadores de redes sociais em janeiro de 2025, equivalendo a 71,9% da população total. Isto mostra a importância de especialistas aprofundarem ainda mais os seus conhecimentos sobre métricas de redes sociais.
No IADE temos a Pós-Graduação em Social Media e Content Marketing, disponível também 100% online, desenhada para dar resposta a todos os que procuram conhecimento prático, com embasamento teórico dos social media e do marketing de conteúdo. Tens também a Pós-Graduação em Marketing e Estratégias Criativas, formação específica em funções com atuação nas áreas de marketing.