BLOG

#CreatingCreators  

13/05/2020

"Crescer a decrescer para restaurar o Turismo" #FicaEmCasa


A aposta no turismo de luxo, de natureza, de saúde e bem-estar são essenciais para recuperar um setor.

tourism_universidade-europeia

O turismo movimenta 1,5 mil milhões de pessoas e gera cerca de 2,67 biliões de euros parou com 100% dos destinos turísticos a imporem restrições de viagens. Um retrocesso que leva o desenvolvimento do setor para os números de 2012. Ainda e, de acordo com a OMT esta é a maior crise que o setor já vivenciou.

A resiliência deste setor e a sua capacidade de recuperar das volatilidades económicas e sociais que crises despoletam é incontestável.

É preciso reestruturar o setor e ensinar as empresas a viver com uma estratégia de crescimento mais contido. Uma estratégia que exige estudos de viabilização dos atuais negócios, cenarização de capacidades de carga, definição de preços e rentabilidades. A aposta no turismo de luxo, de natureza, de saúde e bem-estar são essenciais para recuperar um setor que foi “desligado” abruptamente. Parcerias estratégicas e sobretudo reconhecer que somos todos parte do problema e da solução é meio caminho andado para recuperar. O setor necessita de estar unido e pensar em soluções de longo prazo, que garantam a sustentabilidade com a necessária redução da capacidade de carga, que já percebemos ser nociva para o ambiente.

Resumo do artigo escrito pela Prof. Antónia Correia. O artigo completo encontra-se disponível para leitura aqui.

Antónia Correia
Diretora da Escola de Turismo e Hospitalidade
Universidade Europeia

 

VOLTAR >>


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IADE.

VER AGENDA