Fabricação Paralela

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Games For Good 2022

Nos dias 8, 9 e 10 de abril o IADE apresentou mais uma edição do “Games for Good”, a primeira game jam de responsabilidade social realizada em Portugal, que acontece anualmente desde 2017.

Este é um evento de desenvolvimento de jogos, que tem como objetivo apoiar instituições e organizações sem fins lucrativos a encontrar as melhores soluções para as suas necessidades reais recorrendo à tecnologia e lançando desafios que os participantes têm de resolver em apenas 48 horas. A instituição apoiada este ano foi a CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo.

A Games for Good divide-se em duas categorias: Games for Good Pro, dedicada a profissionais e a estudantes do ensino superior, a partir dos 18 anos; e Games for Good Junior, dedicada a estudantes do ensino secundário, do 10º ao 12º ano.

A edição deste ano contou com a participação de 55 na categoria de G4G Pro e 30 na G4G Junior, com o apoio de 10 docentes, 7 colaboradores/staff e 7 voluntários.

A Games for Good é promovida pela área de tecnologias do IADE e implementada em parceria com a Bee Engineering, a Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) e Whales and Games, e com o apoio de PSP, McDonalds D. Carlos I, inKlusion, Massive Galaxy, Vertical Reach, Sorceress Spell, Amplify Creations, Ground Control, nerd monkeys, UpFall Studios, RedCatPig, ProCamera2D, FunPunch, Hatinh Interactive, Camel 101, Digitality Game Studios.

Verso Move | Projeto Cargo Bike

A primeira bicicleta portuguesa de cargas, Cargo Bike, foi concebida pelo IADE numa parceria com a Verso Move, empresa nacional distinguida internacionalmente pelos seus produtos de reconhecida qualidade.

Para levar a cabo este projeto, foi desenvolvido um concurso de ideias junto dos estudantes do 3º ano da licenciatura em Design, na linha de atuação de fabricação paralela, acompanhados pelos docentes na unidade curricular de Design Industrial – Pedro Oliveira, Miguel Soeiro e Ana Margarida Ferreira, com o objetivo de motivar a criatividade e suscitar o interesse dos alunos pelo desenvolvimento de novas adaptações e possibilidades das bicicletas.

As Cargo Bike são elétricas e podem ser usadas como ferramenta para negócios de proximidade, mas também, para o dia-a-dia das famílias. Podem ter uma capacidade de carga entre os 40kg e os 250kgs e a velocidade máxima deste veículo está limitada a 25km/h. As primeiras unidades da Cargo Bike portuguesa estão previstas chegar ao mercado ainda no primeiro semestre de 2022.

Para Carlos Rosa, Diretor do IADE, “o estabelecimento deste tipo de parcerias vem reforçar o papel irreverente e inovador da nossa instituição, que mantém uma forte preocupação em dar aos seus estudantes uma experiência única e enriquecedora. A criatividade e a inovação são duas características aplicadas diariamente no IADE e, dar a oportunidade a que alunos e docentes possam trabalhar juntos num projeto como a Cargo Bike que alia estas caraterísticas à funcionalidade, inovação e visão de negócio, permite que coloquem em prática todos os conteúdos aprendidos. Estas parcerias são fundamentais para o desenvolvimento dos jovens estudantes. Acabam por trazer os estudantes para o contexto real. Para além disso, é um orgulho para a instituição ver, daqui a uns tempos, as bicicletas com o design dos seus alunos a passear por aí.”

Dos nove projetos finais apresentados pelos estudantes em concurso, foram selecionados três pela conjugação das componentes de inovação, criatividade e visão de negócio. Os melhores projetos foram premiados pela sua criatividade e funcionalidade, tendo como objetivo colocar as conceções desenvolvidas em prática.

Numa cerimónia que teve lugar nas instalações da fábrica das Cargo-Bikes da empresa no Cartaxo, a Verso Move premiou as sete estudantes autoras das propostas vencedoras:

As estudantes Andreia Cruz, Joana Martins e Margarida Gomes, foram as autoras do projeto vencedor, e receberam como prémio um estágio profissional e um prémio no valor de 500€.

Ana Machado e Tânia Monteiro ocuparam o 2.º lugar e o 3.º lugar foi entregue às estudantes Inês Farinha e Joana Freitas, que receberam um prémio de 300€ e 200€ euros, respetivamente.

“O IADE pareceu-nos o parceiro óbvio para dar este salto em termos de criatividade e qualidade neste projeto cargo-bikes”, referiu Luís Costa Branco, da Verso Move, com o desejo que este seja apenas o primeiro de muitos projetos em parceria com o IADE.

O projeto vencedor baseia-se num modelo de “caixa” de carga mais aerodinâmico para acoplar na traseira da bicicleta (triciclo), dirigido para negócios de entregas e pensado para a melhor propaganda de empresas, com uma superfície lisa, em fibra de vidro, para uma fácil aplicação de publicidade em vinil. Trata-se também de um elemento único, facilitando a parte da produção.

DESAFIO CRIATIVO IADE’ 22 . Um Conto VISTA ALEGRE by IADE

Uma semana de criatividade designed by IADE em colaboração com a VISTA ALEGRE, que decorreu entre os dias 18 e 27 de abril, com o objetivo de criar um conto original e, a partir da sua interpretação, desenvolver uma proposta gráfica para uma linha de porcelana da Vista Alegre.

O DESAFIO CRIATIVO IADE tem como objetivo principal envolver toda a comunidade académica, de modo a conseguir desenvolver projetos a serem apresentados no dia 27 de abril, projetos esses que foram desenvolvidos durante uma semana com o objetivo de promover a aprendizagem pelo learning-by-doing em contexto multidisciplinar, além de potenciar as diferentes áreas científicas dominantes no IADE.

50 estudantes divididos em 10 equipas multidisciplinares com 1 mentor cada, deram resposta a 3 briefings: criação de um conto original, interpretá-lo graficamente nas peças de porcelana da Vista Alegre e desenvolver a estratégia de comunicação da respetiva proposta. A entrega das propostas finais foi no dia 26 de abril e as apresentações aos membros do júri, composto por representantes do IADE, Prof. Doutor Carlos Rosa (Diretor) e Prof. Doutor Rodrigo Hernández-Rodriguez (Coordenador da Área Científica de Design), e representantes da Vista Alegre, Dra. Alda Tomás (Diretora Criativa) e Dr. João Pinto Basto (Diretor), no dia 27.

Para o Prof. Carlos Rosa, Diretor do IADE “Os Desafios Criativos IADE materializam tudo o que o IADE é na sua génese, mostrando aquilo que fazemos dentro de portas com o intuito de levar os nossos alunos a grandes conquistas no futuro. Somos reconhecidos pelos nossos cursos com uma forte componente prática e conseguimos mostrar que vale a pena apostar na formação superior e que fazer parte destes projetos extracurriculares e multidisciplinares pode ser muito divertido e gratificante, além de ser acima de tudo muito proveitoso a nível académico”.

As equipas contaram com os professores Adelino Cunha, Ana Marques, António Gorgel, Fernando Mendes, Lara Reis, Maria Cadarso, Mariana Castro, Rui Gaio, Sara Gancho e Vasco Milne como mentores, com os professores, Alexandre Magalhães, Clara Rego, Cristina Pinheiro, Davide Gambera, Diamantino Abreu, Filipa Fernandes, João Lacerda Matos, Luís Pedro Miguel, Pedro Oliveria, Pritesh Dineshandra e Sónia André como apoio extra nas áreas de Design (Gráfico e Produto), Comunicação, Marketing e Publicidade, e com a Coordenação de Ângela Silvestre (Fábrica-IADE).

Além deste apoio, as equipas tiveram ainda à disposição todos os laboratórios do IADE.

MultiÓpticas: nova imagem de uniformes

Os estudantes do Mestrado em Branding e Design de Moda foram desafiados pela MultiÓpticas a criarem a nova imagem de uniformes das + de 200 lojas e + de 600 colaboradores.

A nova imagem dos uniformes deverá corresponder ao conceito de loja atual e branding da marca, dando primazia ao conforto dos colaboradores tendo em conta as diversas funções que desempenham, pensando em soluções de género contemplando tentando fugir ao tradicional (saia/ F e calça/M) de até 3 peças para cada função, respeitando também os pantones da marca.

O desafio decorreu durante o 2º semestre na linha de atuação de Fabricação Paralela, sendo acompanhado pelos professores do mestrado e orientação do seu coordenador, Prof. Octávio Alcântara.

De todas as propostas apresentadas a um júri composto por representantes da MultiÓpticas e do IADE, foram selecionadas duas finalistas:

· Proposta da estudante Margarida Silva.

· Proposta da equipa composta pelos estudantes Inês Cotrim e Vasco Sobreiro.

Estas propostas passam agora à próxima fase, a sua produção em protótipo para serem testados em loja pelos respetivos colaboradores. Deste teste irá resultar então a proposta vencedora a ser anunciada brevemente.

DESAFIO CRIATIVO IADE’ 21 . Bordallo Pinheiro by IADE

O IADE DC’21 tem como objetivo principal envolver toda a comunidade académica, de modo a se conseguir desenvolver projetos com o objetivo de promover a aprendizagem pelo learning-by-doing em contexto multidisciplinar, além de potenciar as diferentes áreas científicas dominantes no IADE.

Durante 2 semanas, 45 alunos do IADE acompanhados por 9 professores/ mentores foram desafiados a dar resposta ao briefing lançado pela marca icónica Bordallo Pinheiro: criar uma linha de faiança inovadora mas que respeitasse os valores e identidade da marca e respetiva estratégia de comunicação.

9 equipas de 5 alunos multidisciplinares apresentaram as suas propostas no dia 14 de maio: conceito, desenho do modelo em vetor, modelo 3D, desenho técnico das peças e estratégia de comunicação, ao júri composto por representantes da Bordallo Pinheiro – Dr. Nuno Barra, Diretor de Marketing e Dr. Francisco Vieira Martins, Designer Senior – e por representantes do IADE – Prof. Doutor Carlos Rosa, Diretor do IADE e Prof. Doutor Rodrigo Hernandez-Ramirez, Coordenador da área científica de Design.

O projeto vencedor “ENRAIZARTE” irá agora ser desenvolvido para produção pela equipa de Design da Bordallo e pela equipa de alunos autores desta proposta: Camila Jordão, 1º ano do Mestrado de Design e Cultura Visual; Kyrylo Zahorodniy, 3º ano da Licenciatura em Design Global; Joana Sofia Ferreira Leal , 2º ano da Licenciatura em Marketing e Publicidade; Maria Ana Brito Correia Fernandes Moreno, 1º ano da Licenciatura de Marketing e Publicidade e Vitor Augusto Reis, 1º ano do Mestrado de Design e Cultura Visual.

Concurso "Farol Na Rua"

O DNA Cascais, em parceria com o IADE, convidou artistas e estudantes da área das artes a decorar as ruas de Cascais, no âmbito do projeto "Farol na rua", com o objetivo de atrair pessoas ao centro urbano de Cascais e assim, dinamizar o comércio local, que se ressentiu da falta de turistas e de pessoas na rua. O "Farol na Rua" contou com a participação de 27 artistas, alguns residentes em Cascais, assim como alunos e antigos alunos do IADE, que trabalharam ao vivo uma peça em fibra de vidro, com cerca de 1,5 metros de altura, semelhante ao farol de Santa Marta, um ícone do município de Cascais. As obras que partiram de uma mesma maquete em branco, contemplaram diversos materiais e temas, como sejam materiais reciclados, azulejos, pintura, etc. Onde o limite foi mesmo só a imaginação e a criatividade de cada um. Os artistas estiveram a trabalhar ao vivo nas ruas da vila de Cascais, na decoração de várias miniaturas do Farol de Santa Marta, entre setembro e outubro de 2020. As diferentes obras estiveram depois, até dia 15 de outubro, a votos na página de Facebook do DNA Cascais. O autor da obra com mais “likes” e vencedor do concurso foi a aluna da Licenciatura em Design do IADE, Beatriz Lopes.

Na peça de Beatriz Lopes que retrata alguns ícones da Vila, está presente um lado emotivo… a memória da sua Avó Josefina. Mas para esta jovem artista esta experiência foi algo enriquecedor “trabalhar ao vivo, com ajuda de todos, os comerciantes, das pessoas que passavam…”.

Os trabalhos podem ser vistos no Centro Urbano de Cascais, designadamente, no Jardim Visconde da Luz, na Avenida Valbom, na Rua Direita, na Avenida dos Combatentes e na Baía de Cascais/Praça 5 de Outubro.

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais e da DNA Cascais em parceria com a Associação Empresarial de Cascais e o IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação.

MOP Digital Challenge

A MOP, à semelhança do que fez com as agências de publicidade, quis desafiar os profissionais de amanhã a darem asas à criatividade. Assim, em outubro de 2020 lançou o MOP Digital Challenge – um desafio colocado às principais instituições de Design e Comunicação do país, entre as quais o IADE dando seguimento à parceria que existe entre as duas instituições há alguns anos – para marcar o lançamento dos novos digitais da MOP. O desafio concreto passou por dar a oportunidade aos estudantes de criarem conteúdos que explorassem o potencial da rede digital da MOP e terem, assim, uma plataforma de visibilidade do seu talento.

A plataforma de out of home (OOH) introduziu, em 2020, três novos produtos digitais no portefólio, com o objetivo de que haja cerca de 1400 faces digitais em 2021. Assim, desafiou as escolas e os seus alunos a explorarem todas as potencialidades dos novos produtos.

O Digital Challenge dividiu-se em duas fases. Na primeira, cada instituição apurou os seus cinco melhores projetos que passaram à fase seguinte; de seguida todos os projetos finalistas foram sujeitos a uma segunda avaliação por parte de um júri, composto por um representante de cada instituição participante, um representante da MOP e um profissional do setor criativo. Na segunda fase, os cinco trabalhos mais votados por parte deste júri foram divulgados no Instagram da MOP, para votação pública. Com base no número de “likes”, que cada projeto conseguiu obter, foi atribuído o primeiro, segundo e terceiro lugares.

Projeto: Diversidade - 1º Lugar 
Beatriz Pinheiro, Edgar Wilson, Kissyla Clarkson e Nathalya Rebelo. Instituição: IADE.
Projeto: Fábrica dos Pasteis - 3º Lugar
Beatriz Moreira, Diana Rit, Lucca Cunha e Matheus Martins

A definição dos lugares do pódio coube ao público, que determinou os vencedores do MOP Digital Challenge. A coordenação das equipas do IADE ficou a cargo dos Professores Rodrigo Morais e Sandra Rodrigues, coordenadores das Práticas Pedagógicas.

DESAFIO CRIATIVO IADE’ 20 . Sanjo Special Edition by IADE

Dando seguimento à iniciativa de 2019, que no âmbito da celebração dos seus 50 anos, o IADE estabeleceu uma parceria com uma marca portuguesa (DN), lançando um desafio criativo especial ligado ao Dia do IADE, em 2020 a marca portuguesa escolhida para assinalar esta efeméride, foi a SANJO.

Assim, entre 2 e 6 de março, o IADE levou a cabo o desafio SANJO Special Edition by IADE. Numa semana imersiva de criatividade designed by IADE em colaboração com a SANJO, os estudantes foram desafiados a desenvolver uma edição especial dos modelos icónicos da marca: K100 e K200.

O desafio criativo teve como objetivo principal envolver toda a comunidade académica, de modo a conseguir desenvolver projetos que foram desenvolvidos durante uma semana com o propósito de promover a aprendizagem pelo learning-by-doing em contexto multidisciplinar, além de potenciar as diferentes áreas científicas dominantes no IADE.

Este projeto envolveu estudantes das licenciaturas de Design, Design Global, Marketing e Publicidade e Ciências da Comunicação, e ainda do Mestrado em Design Management. Neste desafio os estudantes puderam contar com apoio tutorial de docentes dos diferentes cursos.

Todos os participantes receberam um Certificado de Participação e um vale de descontos na loja online da SANJO. A equipa vencedora teve o seu projeto implementado pela SANJO, um vale de 100% para compra na loja online da SANJO e royalties (10%).

Momentos do desafio:

  • 2 de março: lançamento do briefing com o Diretor do IADE, Prof. Carlos Rosa e com o Administrador da SANJO, Dr. Hélder Pinto.
  • 2 a 5 de março: desenvolvimento das propostas pelas equipas, com o apoio dos docentes, no espaço Lounge do IADE que esteve disponível 24/7 durante este período.
  • 6 de março: apresentação das propostas finais das equipas ao júri.

Júri: Prof. Doutor Rodrigo Ramirez, Coordenador da área vertical de Design do IADE; Prof.ª Sandra Rodrigues, Fashion Designer; Prof. Doutor Carlos Rosa, Diretor do IADE; Dr. Hélder Pinto, Administrador da SANJO e Dr. Vítor Costa, Diretor Criativo da SANJO

Equipa vencedora: Joana Nunes, Hugo Horta, Pedro Ferreira, Carlos Vieira e António Quinta

Proposta vencedora SANJO Day&Night:

Modelo Sanjo Day&Night (produção) – lançamento do modelo em setembro de 2020:

A organização esteve a cabo da Coordenação da Fábrica (Ângela Silvestre) com o apoio da unidade de Projetos Especiais (Sónia André), do Observatório (Sandra Rodrigues), do Studio Lab (Alexandre Magalhães), do Digital Lab (Bruno Nobre), do Print Lab (João Flecha) do Media Lab (Mário Brás, Paulo Andrade e Pedro Rodrigues), e ainda dos estudantes residentes afetos a estes laboratórios período: Ariana Pita, Arthur Feltraco, Susana Silva, Filipa Oliveira, Catarina Costa e Ricardo Pedroso.

Peças gráficas desenvolvidas pelo Studio Lab (banners, animação, t-shirts). Cobertura fotográfica, de vídeo e respetiva edição feita pelo Media Lab. Instagram a cargo do Studio Lab e Digital Lab. Foram impressas 50 t-shirts de cores diferentes para identificação dos estudantes envolvidos no desafio e de cada grupo pelo Print Lab.

Docentes: Alexandre Magalhães, Bruno Nobre, Carlos Morais, Cristina Pinheiro, Fernando Mendes, Fernando Oliveira, Flávio Almeida, Isabel Farinha, Joana Dias, Joana Latka, Joana Ramalho, Lara Reis, Pedro Rodrigues, Rodrigo Morais, Sandra Rodrigues, Sónia André, Susana Pereira.

Desafio em números: 50 estudantes divididos em 10 equipas com o apoio de 17 docentes.

Lançamento - SANJO Special Edition by IADE

As novas sapatilhas da SANJO desenhadas pelos alunos do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia estão à venda desde dezembro de 2020. A icónica marca de sapatilhas 100% portuguesa juntou-se aos estudantes desta instituição para criar uma edição especial.

Uma sapatilha com fundo branco e um padrão de linhas retas negras - reminiscente da arte da calçada portuguesa, um dos traços mais típicos da cultura portuguesa - e que brilha no escuro, é fruto da criatividade de uma equipa de cinco alunos do IADE, vencedores do desafio criativo que a SANJO lançou aos estudantes das licenciaturas de Design, Marketing e Publicidade, Fotografia e Cultura Visual e Ciências da Comunicação, no início do ano.

Até chegar ao produto final, o processo criativo não foi fácil. “Pesquisámos várias opções e possibilidades que tínhamos em aberto dentro do mercado e chegámos à conclusão que misturar o tipicamente português com a irreverência da fotoluminescência seria algo extremamente positivo, inovador e tecnológico para a marca e para os tempos em que vivemos. O que tornou o desafio ainda mais interessante foi podermos dar asas à nossa criatividade, de uma forma simplesmente libertadora, e sem grandes barreiras para transcender”, afirma a equipa vencedora, composta por Joana Nunes, Hugo Horta, Pedro Ferreira, Carlos Vieira e António Quinta, que agora têm a oportunidade de ver a sua criação nas montras da SANJO.

Para Carlos Rosa, diretor do IADE, “é com muito orgulho que vemos um projeto da nossa instituição ser levado até ao público. Este desafio materializa tudo o que o IADE é na sua génese, mostrando aquilo que fazemos dentro de portas com o intuito de levar os nossos alunos a grandes conquistas no futuro. Somos reconhecidos pelos nossos cursos com uma forte componente prática e conseguimos mostrar que vale a pena apostar na formação superior e que fazer parte destes projetos pode, além de proveitoso a nível académico, ser muito divertido e gratificante”. O desafio, subordinado ao mote "Calça o teu lado criativo", teve como objetivo promover a aprendizagem através do learning-by-doing em contexto multidisciplinar e contou com a experiência e conhecimento de professores das áreas científicas dominantes na escola de artes e design. O modelo Sanjo K100 Special Edition by IADE integra a coleção outono/inverno 2020 da marca portuguesa.

Global Game Jam 2020

A Global Game Jam, que acontece no IADE e, simultaneamente, em vários espaços em todo o mundo, desafia os estudantes à criação de videojogos em apenas 48h. Numa imersão criativa única e sob a orientação de Bruno Miguel Silva, Coordenador da área científica de Tecnologias e do Curso de Games & Apps Development do IADE. Para Bruno Miguel Silva, Coordenador da área científica de Tecnologias e do Curso de Games & Apps Development, “A Global Game Jam é uma das melhores iniciativas na área de jogos em todo o mundo.

Estamos muito focados nesta área que, no futuro, vai gerar muitos empregos e, por isso, faz todo o sentido que o IADE participe e incentive os seus estudantes a integrarem este desafio. Nesta competição os nossos estudantes podem aplicar os conhecimentos adquiridos na licenciatura em Games & Apps Development e, também, ampliar a sua experiência e contactos numa maratona de 48h”. Em Portugal a Global Game Jam é promovida pela Ludoteca e é a maior maratona de videojogos no país e visa o desenvolvimento de ideias e da criatividade bem como a partilha de experiências e sinergias através da criação de videojogos.A primeira edição da Global Game Jam teve lugar em 2009 e, pelo quarto ano consecutivo, realiza-se no Campus de Santos, no IADE.

KIA

Os estudantes do IADE- Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia foram desafiados, através da Fábrica/IADE, pela KIA para a criação do concessionário do futuro. A LG é a parceria deste projeto onde a tecnologia assume o papel principal. A este desafio juntou-se ainda um parceiro estratégico, IMAGENS DE MARCA. Como resultado desta parceira, surgiu a oportunidade de um conjunto de alunos da Licenciatura em Design Global e do Mestrado em Design de Produto e do Espaço, pensarem sobre a digitalização dos atuais concessionários de automóveis.

Este projeto, extracurricular, foi um desafio para todos, não só pela complexidade que as várias fases envolveram, como as visitas aos concessionários e ao showroom da LG, mas também pela articulação de conteúdos provenientes do Design de Interação, do Design de Produto e do Espaço, e da Engenharia. O nosso muito obrigada a todos os professores que colaboraram, isoladamente, no esclarecimento de dúvidas aos alunos.

Bcorp

Desafio criativo lançado às turmas de 3o ano da Licenciatura em Design, no âmbito da Unidade Curricular de Projeto, para a comunicação B-Cor. Professores envolvidos: Catarina Datas, Fernando Mendes e Martim Lapa. Em coordenação com Luis Amado (B Lab Europe/ Portugal), Professores Susana Leonor (Coordenação Pedagógica), Adelino Cunha (Fábrica-IADE), Sónia André (Studio Lab-IADE) e Carlos Duarte (Pró-Reitor da UE)

Com o principal objectivo de desenvolver uma ideia/conceito disruptiva, para uma estratégia de comunicação integrada sobre a B-corp, para os diferentes espaços afetos aos nossos campus. Comunicação a ser disseminada em diferentes superfícies, como por exemplo as paredes dos diferentes edifícios e nos diversos pisos.

Games for Good 2018

Entre os dias 05 e 07 de Abril de 2018, o campus de santos irá receber a terceira edição do Games For Good, uma game jam de responsabilidade social que tem como objetivo ajudar, através do desenvolvimento de jogos, organizações não governamentais e de solidariadade social bem como instituições de utilidade publica e sem fins lucrativos, a encontrar soluções para algumas das suas necessidades reais. Este ano Contamos com a participação da comunidade vida e paz, da associação Portuguesa contra a obesidade infantil, da Associação corações com coroa, da fundação Infantil Ronald McDonald e da UPPA- União para a proteção dos animais.

Durante o fim de semana os estudantes vão desenvolver os desafios propostos pelas entidades participantes nm ambiente descontraído e de grande convivio. O Games for Good nasce no âmbito da licenciatura em Games e Apps Development da universidade europeia que oferece aos seus estudantes a possibilidade de adquirir competências essências a uma carreira internacional de sucesso na industria dos videojogos.

48h Challenge - Banco Alimentar - 2018

No fim-de-semana que antecedeu a grande recolha de produtos do Banco Alimentar Contra a Fome, os estudantes do IADE-Universidade Europeia aceitaram o desafio: reinterpretar a ideia de voluntariado. As equipas multidisciplinares envolveram estudantes de Jogos e Aplicações, Design, Ciências da Comunicação, Marketing e Fotografia. O desafio decorreu ininterruptamente durante todo o fim de semana. No final, os estudantes apresentaram uma proposta para a linha gráfica da campanha Papel por Alimentos, desenharam rótulos para os produtos sem marca distribuídos pelo Banco Alimentar Contra a Fome e criaram um jogo para telemóvel focado no voluntariado. O sucesso da iniciativa permitiu iniciar a aplicação de algumas das ideias, tendo sido efectuada uma mostra nas instalações do IADE-Universidade Europeia, inaugurada no dia 29 de Janeiro pela Dra Isabel Jonet, líder do Banco Alimentar Contra a Fome, pelo professor Pedro Barbas Homem, reitor da Universidade Europeia, e pelo professor Carlos Rosa, Director do IADE.

GLOBAL GAME JAM 2017

O IADE - Faculdade de Design, Tecnologias e Comunicação da Universidade Europeia participou, pelo terceiro ano consecutivo, na Global Game Jam, a maior iniciativa internacional totalmente dedicada à criação de jogos. O evento teve lugar entre 25 e 27 de janeiro, no campus de Santos, e também simultaneamente em vários espaços por todo o mundo. Em apenas 48 horas, os participantes - divididos por pequenos grupos, unindo esforços, conhecimentos e criatividade -, criaram videojogos que tiveram de responder a um tema único, desvendado na sessão de abertura, no dia 25.A primeira edição da Global Game Jam teve lugar em 2009 e, pelo terceiro ano consecutivo, realiza-se no campus de Santos, na Faculdade de Design, Tecnologias e Comunicação da Universidade Europeia.

O ano passado o evento concretizou-se em 108 países e foram criados mais de 8600 jogos. Em Portugal a iniciativa é promovida pela Ludoteca e este ano foram sete os espaços que receberam estudantes, professores, profissionais da área dos jogos e todas as pessoas com interesse em participar. Organizados em equipas, tiveram 48h seguidas para criarem jogos inovadores e que se relacionassem de alguma forma com o tema da edição.

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