Desafio Criativo IADE’23 – CERELAC by IADE

  • Início
  • Fabricação Paralela
  • Desafio Criativo IADE’23 – CERELAC by IADE

Uma semana de criatividade designed by IADE em colaboração com a CERELAC, que decorreu entre os dias 17 e 21 de abril, com o objetivo de desenvolver uma proposta de nova imagem para as embalagens da “papa preferida dos portugueses” e respetivo plano de comunicação.

O Desafio Criativo traduz-se num encontro, que visa enaltecer a criatividade e ao mesmo tempo um lugar de partilha de experiências entre estudantes de vários cursos e professores das diferentes áreas.

O DESAFIO CRIATIVO IADE tem como objetivo principal envolver toda a comunidade académica, de modo a conseguir desenvolver projetos a serem apresentados no dia 21 de abril, projetos esses que foram desenvolvidos durante uma semana com o objetivo de promover a aprendizagem pelo learning-by-doing em contexto multidisciplinar, além de potenciar as diferentes áreas científicas dominantes no IADE.

50 estudantes divididos em 10 equipas multidisciplinares com 1 mentor cada, deram resposta a 2 briefings: desenvolver uma proposta de nova imagem para as embalagens da CERELAC e desenvolver a estratégia de comunicação da respetiva proposta. A entrega das propostas finais foi no dia 20 de abril e as apresentações aos membros do júri, composto por representantes do IADE, Prof. Doutor Carlos Rosa (Diretor) e Prof. Doutor Rodrigo Hernández-Rodriguez (Coordenador da Área Científica de Design), e representantes da CERELAC, Drª Sara Cardoso (Brand Manager) e Dr. Nuno Abreu (Marketing Manager de Nutrição Infantil & Dairy, no dia 21.

A equipa composta por Cheila Durão, Mafalda Mendes, Margarida Graça, Mariana Lima, Sara Agostinho, com mentoria da Prof.ª Sara Gancho foi a vencedora do desafio com a proposta “Saboreia a juventude”.

Devido á qualidade das propostas apresentadas, o júri decidiu atribuir uma Menção Honrosa à equipa composta Inês de Almeida Silva, Iris Pacheco, Margarida Marçal de Jesus, Maria Inês Loureiro e Sofia Fialho, com mentoria do Prof. Rodrigo Morais, com a proposta “Era uma vez a Família Cerelac”.

Para o Prof. Carlos Rosa, Diretor do IADE “Os Desafios Criativos IADE materializam tudo o que o IADE é na sua génese, mostrando aquilo que fazemos dentro de portas com o intuito de levar os nossos alunos a grandes conquistas no futuro. Somos reconhecidos pelos nossos cursos com uma forte componente prática e conseguimos mostrar que vale a pena apostar na formação superior e que fazer parte destes projetos extracurriculares e multidisciplinares pode ser muito divertido e gratificante, além de ser acima de tudo muito proveitoso a nível académico”.

As equipas contaram com os professores Ana Marques, António Gorgel, Filipa Fernandes, Georg Dutschke, Horácio Lopes, Luis Ricardo Santos, Maria Cadarso, Paula Neves, Rodrigo Morais, Sara Gancho como mentores, com os professores, Alexandre Magalhães, Anna Boechat, Cristina Pinheiro, Inês Vazão Miguel, Miguel Valente, Rita Múrias e Sónia André como apoio extra nas áreas de Design (Gráfico e Produto), Comunicação, Marketing e Publicidade, e com a Coordenação de Ângela Silvestre (Fábrica-IADE).

Além deste apoio, as equipas tiveram ainda à disposição todos os laboratórios do IADE.