Marketing e Publicidade: Sabes mesmo qual é a diferença?
Índice de conteúdos
Certamente já viste ações de marketing e publicidade. Estas campanhas estão em todo o lado, seja nas redes sociais, na televisão, nos cartazes pela cidade ou até nos vídeos do YouTube. Mas sabes realmente o que significam e como funcionam estas áreas?
É fácil confundir ambos, especialmente se ainda estás a começar por explorar este sector. A verdade é que, apesar de serem próximas, o marketing e a publicidade têm funções diferentes. Compreender estas distinções pode ser o primeiro passo para direcionares a tua formação e carreira.
No IADE, podes especializar-te com a Licenciatura em Marketing e Publicidade, que te prepara para o mercado com uma formação com componente prática, criativa e alinhada com as exigências atuais. Vais desenvolver competências em design, tecnologia e comunicação para entrares com vantagem no mundo profissional.
Podes ainda escolher a Dupla Titulação em Ciências da Comunicação com Marketing e Publicidade e obter uma formação versátil, criativa e orientada para o mercado, com dois diplomas e diversas oportunidades num mercado competitivo.
O que é o marketing?
Marketing é tudo o que uma empresa faz para promover os seus produtos e aumentar as vendas. Sim, tudo: desde perceber quem é o público-alvo até analisar os resultados das campanhas.
Estamos a falar de um trabalho estratégico que define objetivos, cria planos estratégicos, estuda a concorrência e mensura os resultados. Os planos de marketing variam consoante as necessidades da empresa. A seguir, apresentamos algumas das principais áreas do marketing que deves conhecer.
Marketing tradicional
Também conhecido como marketing offline. Refere-se a métodos de promoção e comunicação fora da internet e dos meios digitais. Centra-se em canais tradicionais como a televisão, o rádio, a imprensa (jornais e revistas), os cartazes publicitários e o telemarketing.
Marketing digital
No marketing digital, o profissional trabalha com estratégias online e da visibilidade à marca para impulsionar as vendas. A Pós-Graduação em Marketing e Estratégias Criativas vai destacar-te num mercado em constante mudança e auxiliar-te a desenvolver bases sólidas de marketing com competências estratégicas e criativas.
Marketing de redes sociais
É uma parte do marketing digital. Tens o objetivo de aumentar a presença da empresa nas redes sociais, aproximar a marca dos potenciais consumidores e incentivá-los a comprar. A Pós-Graduação em Social Media e Marketing de Conteúdo, também disponível no regime online, auxiliar-te-á a dominares a arte de comunicar nas redes sociais. Aprende a criar estratégias digitais integradas, gerir comunidades e criar conteúdos.
Marketing de conteúdos
Crias valor de marca com conteúdos relevantes e útil ao educar e informar o público-alvo com textos de credibilidade. Podes tornar-te num especialista com o curso de Storytelling e Escrita Criativa, em que aprendes a criar histórias com impacto e aplicá-las em áreas como audiovisual, publicidade, jornalismo e tecnologias imersivas. Outra opção é a Pós-Graduação Online em Storytelling, que te fornece as ferramentas para escreveres e criares projetos narrativos para várias plataformas.
E a publicidade, o que é?
Publicidade é a parte mais visível do marketing, como os anúncios nas redes sociais ou nos motores de busca, como o Google. São mensagens pensadas para atrair a atenção do público para um produto, serviço ou marca. A publicidade é um mercado em constante desenvolvimento, com a previsão de crescimento em Portugal de 6% em 2025.
Faz parte da estratégia de marketing, mas com um objetivo claro: convencer o público-alvo rapidamente. Quando uma empresa quer resultados imediatos, é a publicidade que entra em ação. Os tipos de publicidade incluem:
Publicidade tradicional
Cartazes publicitários, anúncios de rádio, jornais, revistas, folhetos… tudo isto faz parte da publicidade tradicional. Continua a ser muito usada, especialmente quando se quer chegar a públicos mais abrangentes.
Publicidade digital
Aqui são usados canais online como as redes sociais, motores de busca, banners e vídeos patrocinados. É mais segmentada, ou seja, consegues falar diretamente com quem realmente está interessado no que tens para oferecer.
No IADE, podes especializar-te com a Pós-Graduação em Estratégias Criativas para Publicidade e preparar-te para enfrentar os novos desafios da publicidade com uma abordagem crítica, estratégica e culturalmente relevante.
Quais são as principais diferenças entre marketing e publicidade?
Para te ajudar a fixar bem as diferenças, deixa-te guiar por esta lista:
- O marketing trabalha a imagem da marca e entende o mercado; a publicidade centra-se em chamar a atenção para vender.
- O marketing pensa a longo prazo; a publicidade procura respostas imediatas.
- O marketing envolve tudo: produto, preço, público, distribuição, promoção; a publicidade é só a parte visível dessa promoção.
- A publicidade cria mensagens; o marketing define a estratégia por trás dessas mensagens.
- A publicidade é uma parte do plano de marketing, é como uma peça no puzzle.
Como especializar-te em marketing e publicidade?
Se este tema entusiasma-te e queres seguir uma carreira na área, começa com uma formação sólida. Verifica os nossos programas como o Mestrado em Design e Publicidade que se destaca como o único mestrado em Portugal que junta Design e Publicidade numa especialização e desenvolve pensamento estratégico, criativo e crítico, além de aprofundares nas dinâmicas da criação publicitária.
O Mestrado em Marketing e Inovação combina marketing, criatividade, design e tecnologia, formando profissionais preparados para responder aos desafios dos novos ambientes interativos. A Pós-Graduação em Marketing de Comunicação, também no regime online, tem uma abordagem prática e centrada em desafios reais e prepara-te para analisar dados, interpretar métricas e criar estratégias eficazes nos novos ambientes digitais.
O mundo do marketing e da publicidade pode ser o teu próximo passo. Prepara-te para integrar esta área, explora os cursos de marketing do IADE e adquire vantagem competitiva no mercado de trabalho.