Guia rápido para começares já a criar vídeos corporativos
25 setembro 2025
Ler maisÍndice de conteúdos
Scroll, cliques e partilhas. No meio de um feed sem fim, são os vídeos que fazem os olhos parar, captam a atenção e dão vida às histórias.
Produzir vídeos para redes sociais deixou de ser tendência para ser uma competência valiosa na comunicação digital. Assim, faz sentido que 89% dos profissionais de marketing utilizem ativamente vídeos e 95% consideram essa ferramenta essencial nas suas estratégias.
Deste modo, se queres melhorar os teus conhecimentos na produção de vídeos para redes sociais, a Pós-Graduação em Social Media e Marketing de Conteúdo, também disponível no formato online, prepara profissionais para o desenvolvimento de estratégias de conteúdo com foco em vídeo, storytelling e análise de desempenho.
Já a Pós-Graduação em Fotografia e New Media permite explorar a relação entre imagem, movimento e novas linguagens visuais, abrindo caminho para projetos criativos em ambientes digitais.
Em duas palavras: porque funcionam. Os algoritmos favorecem-nos e os utilizadores respondem com cliques, gostos, comentários e partilhas. De acordo com dados da Statista, mais de 90% dos utilizadores da Internet assistem a vídeos online todas as semanas.
Algumas vantagens práticas:
Se o propósito é marcar presença nas redes com conteúdo relevante e impactante, a resposta está na criação de vídeos para redes sociais.
Produzir vídeos que se destaquem exige mais do que um bom smartphone; é também necessário ter uma estratégia, intenção criativa e atenção aos detalhes. Eis os pontos-chave:
Não precisas de estúdios de cinema para começares, mas é necessário ferramentas eficazes. Aqui ficam algumas que fazem parte do kit básico de quem trabalha nesta área:
Ao longo da tua formação no IADE, o contacto com ferramentas deste tipo é constante, promovendo a experimentação e a adaptação às exigências reais do sector.
Depende do público e do tipo de conteúdo. Em todo o caso, atualmente, são estas as plataformas com maior impacto:
Dominar estas plataformas é mais do que conhecer os formatos – é entender o que move cada comunidade e saber adaptar a linguagem visual e a narrativa a cada uma delas.
Saber criar vídeos para redes sociais é uma habilidade com múltiplas saídas profissionais, entre as quais se destacam as seguintes:
Para profissionais que querem aprofundar estes conhecimentos e dar um salto na carreira, o IADE oferece formações de especialização nas áreas de marketing e comunicação e design e artes visuais.
Criar vídeos para redes sociais pode começar com um smartphone e uma ideia, mas, para transformares tudo isto numa linguagem profissional, diferenciadora e estratégica, o melhor caminho é especializares-te.
Se tens vontade de comunicar com autenticidade, criatividade e relevância, tens ferramentas ao teu dispor para isso. As formações do IADE são concebidas para desenvolverem talento e transformá-lo em valor no mercado.