Um programador sentado na frente do ecrã

Como iniciar na carreira de programação em Portugal

23 maio 2025

    Índice de conteúdos

O sector tecnológico está em grande crescimento. Em 2024 registou um aumento de 6% nas contratações no sector tecnológico em Portugal, isto reflete maior interesse, tanto das empresas como no meio académico e profissional. Se pensas no teu futuro, estudar programação poderá ser a chave para abrir muitas portas no mercado de trabalho.

A programação vai dar-te diversas oportunidades de carreira e podes especializar-te com o IADE. A Licenciatura em Engenharia Informática, também disponível online, oferece uma formação sólida em computação, focada no desenvolvimento de projetos práticos, na gestão de equipas e adquirirás competências essenciais em áreas como IA (inteligência artificial) e IoT (internet of things). 

Podes também escolher a Dupla Licenciatura em Engenharia Informática e Informática de Gestão e ficarás duplamente preparado para o mercado laboral. Este curso vai dar-te competências em engenharia informática, tecnologias da computação física e IoT, com competentes que englobam a análise, modelação, implementação e operação de sistemas de informação. 

Continua a ler e sabe mais sobre como iniciar na programação, quanto ganha um programador e como trabalhar na área. 

Por que escolher a programação?

Entre 2019 e 2024, o número de profissionais na indústria de desenvolvimento de software em Portugal aumentou 9,6%. Outro ponto positivo é o investimento no mercado global, avaliado em 203,35 mil milhões de dólares em 2022 e está projetado para atingir 1.450,87 mil milhões de dólares até 2031. 

Profissionais com conhecimentos nesta área são procurados em muitos sectores como tecnologia, marketing digital e análise de dados. Além disso, a programação oferece flexibilidade, permitindo-te trabalhar em diversos projetos, desde o desenvolvimento de jogos até aplicações web e móveis. 

O que faz um programador?

Este profissional é responsável por desenvolver aplicações e programas informáticos utilizados em diferentes contextos, como negócios, entretenimentos e outras áreas. Poderás especializar-te em campos como cibersegurança, apps móveis, design gráfico ou videojogos. 

As tarefas podem variar consoante a empresa e poderá incluir a criação de software personalizado para gestão, segurança ou outras funções específicas. Além disso, é essencial garantir que os programas funcionam corretamente, monitorizar o seu rendimento e resolver eventuais problemas técnicos. 

Como iniciar o teu percurso em programação: Passo a passo

Aqui está um guia simples para ajuda-te a entrar nesta área. 

1. Define o teu objetivo

Antes de iniciares, reflete sobre o que pretendes alcançar. Queres criar sites, desenvolver apps móveis, trabalhar com dados ou integrar uma grande empresa de tecnologia? Saber isso ajudará a escolher a linguagem de programação e o percurso académico e profissional mais adequado. 

2. Escolhe uma linguagem de programação

Deves escolher uma linguagem de programação inicial. Algumas linguagens são mais acessíveis para iniciantes como: 

  • JavaScript: essencial para desenvolvimento web e apps interativas. 
  • Java ou C#: opção para quem pensa em desenvolver software mais robusto. 
  • Python: a programação em Python é ótima para iniciantes e usada em diferentes contextos (web, dados, IA, etc.). 

3. Inicia em projetos simples

A melhor forma de aprender é pela prática. Começa por criar pequenos projetos como um site pessoal, um jogo simples ou uma aplicação básica. Isto ajudará a consolidar os teus conhecimentos. 

4. Participa de comunidades e fóruns

Envolve-te em grupos no Discord, Reddit, Stack Overflow ou fóruns específicos para programadores. Estas comunidades são excelentes para esclarecer dúvidas, aprender com outros e manter a motivação. 

5. Considera uma formação mais estruturada

Se pretendes uma aprendizagem mais orientada, pondera realizar uma licenciatura, curso de especialização ou mestrado. Instituições como o IADE oferecem cursos na área de tecnologia que te podem apoiar neste percurso.  

6. Mantém a aprendizagem contínua

A tecnologia evolui rapidamente. É fundamental continuares a aprender novas linguagens, frameworks e manteres-te atualizado para estares sempre preparado para os desafios do mercado. 

Como começar a estudar programação?

Saber quanto ganha um programador é uma motivação para começar a tua jornada nesta área. A remuneração de um programador em Portugal varia consoante a experiência, especialização e localização, mas o salário médio é de aproximadamente 15.500 € anuais

Queres ser um Web Designer à frente do teu tempo? O Curso de Especialização em Web Front-End, também disponível no regime online, prepara-te para dominares HTML, CSS e JavaScript, desenvolvendo competências sólidas e criativas para criares experiências web centradas no utilizador. Com esta formação, terás uma vantagem competitiva que te diferenciará no mercado de trabalho e vai aproximar-te de tornares-te um Designer Full-Stack

O Master in Creative Computing and Artificial Intelligence é uma oportunidade única para quem quer adquirir competências nas áreas tecnológicas emergentes e unir tecnologia, criatividade e arte. Vais trabalhar com inteligência artificial, IoT, realidade aumentada e muito mais e vai desenvolver projetos complexos e multidisciplinares. Tudo isto numa abordagem prática que te prepara para os desafios reais da indústria. 

Tens ainda a Pós-graduação em Programação Criativa que te ajuda a desenvolver competências em programação aplicada à criatividade, desde animações a jogos e projetos interativos. Vais trabalhar em projetos reais e colaborativos e estarás preparado para várias áreas, com um portefólio sólido para impressionar empregadores. 

Quais são as competências essenciais?

A programação exige uma aprendizagem constante. Para te destacares, pode ser importante realizar mestrados ou especializações, o que facilita o acesso a grandes empresas. 

Além das competências técnicas, as empresas procuram programadores que saibam resolver problemas, trabalhar sob pressão e comunicar bem com as equipas. Estas soft skills são cada vez mais apreciadas no mercado laboral. 

Se estás pronto para entrar num mercado em expansão, agora sabes que o caminho para seres um programador em Portugal passa por uma boa formação e desenvolvimento contínuo das tuas capacidades e o IADE tem todos os cursos para ajudar-te neste percurso.

retropropagação
Retropropagação de redes neurais: O que é e como é usado atualmente
31 março 2025
Ler mais
O que é um protótipo?
O que é um protótipo?
7 março 2025
Ler mais

Share