Aplicações da Inteligência Artificial

Principais aplicações da Inteligência Artificial

17 junho 2025

    Índice de conteúdos

A inteligência artificial (IA) analisa grandes volumes de dados e relações entre variáveis complexas para simplificar atividades. A proliferação de ferramentas de IA de custo acessível e até gratuitas favorece a criação e otimização de atividades operacionais, isso abre portas a novos modelos de negócio e a profissões emergentes. 

Por isso, cada vez mais pessoas interessam-se por prosseguir os estudos relacionados com a IA, como o Executive Master Online em Inteligência Artificial Aplicada, que prepara profissionais para desenharem políticas de ética, avaliar impacto de algoritmos e gerir riscos nas organizações. Com abordagem prática e multidisciplinar, cobre fundamentos, aplicações avançadas e questões legais.  

O Master em Creative Computing and Artificial Intelligence forma profissionais para enfrentar desafios tecnológicos com criatividade. É pioneiro em Portugal e na Europa ao unir arte digital, tecnologia e IA em áreas como realidade virtual, hologramas e robótica. Estabelecido numa metodologia prática, assente em projetos multidisciplinares e inovadores. 

Se queres descobrir como as aplicações da inteligência artificial já estão presentes nos negócios e no quotidiano, continua a ler. 

Exemplos de inteligência artificial no dia a dia

Engana-se se pensas que a IA é algo novo. A sua origem remonta à década de 1950, com o termo “inteligência artificial” a ser usado formalmente na Conferência de Dartmouth, em 1956. 

Aqui tens quatro exemplos onde utilizamos a IA no quotidiano. 

  1. As câmaras de videovigilância com IA analisam imagens em tempo real para reconhecer rostos, identificar comportamentos suspeitos ou localizar pessoas procuradas. Usam algoritmos para comparar rostos com bases de dados da polícia e ajudam a prevenir crimes ao detetar movimentos anómalos. 
  2. A televisão usa a IA para reconhecer a fala e converter áudio em texto, o que facilita a criação de legendas automáticas. Com o processamento de linguagem natural, entende comandos por voz e recomenda conteúdos personalizados. 
  3. As aplicações de GPS e navegação usam a IA para analisar o trânsito em tempo real e escolher rotas mais rápidas. Aprendem padrões de deslocação dos utilizadores para prever destinos e ajustam trajetos com base em acidentes ou obras na estrada. 
  4. As casas inteligentes usam a IA para aprenderem os hábitos dos moradores e automatizar tarefas, como luzes e aquecimento. Reconhecem comandos por voz, ajustam-se às preferências e aumentam a eficiência energética e a segurança da casa. 

Quais são os tipos de inteligência artificial

Existem três categorias de inteligência artificial: 

  • IA Limitada (Narrow Artificial Intelligence): realiza tarefas específicas, como reconhecer rostos ou responder a comandos. 
  • IA Geral (Artificial General Intelligence): imita a inteligência humana e resolve problemas cognitivos. 
  • Superinteligência (Artificial Superintelligence): supera largamente a inteligência humana em todas as áreas. 

Como aplicar a IA a um negócio

A IA oferece várias formas de melhorar a gestão e os resultados numa empresa. Eis como podes utilizá-la: 

  • Automatização de tarefas: a inteligência artificial consegue automatizar tarefas repetitivas, como a introdução de dados e a gestão de inventários. O seu uso permite que os profissionais dediquem a atenção a atividades mais significativas. 
  • Análise de dados: graças à IA, é possível examinar uma elevada quantidade de dados em tempo real, o que permite que as empresas reconheçam tendências e padrões no comportamento dos consumidores e no mercado. Isto auxilia na tomada de decisões fundamentadas em relação à empresa e aos produtos. 
  • Desenvolvimento de produtos: a inteligência artificial tem o potencial de detetar novas oportunidades no mercado e antecipar as necessidades dos consumidores. Assim, apoia os empresários na criação de produtos inovadores e eficazes. 
  • Experiência do consumidor: para alcançar a máxima satisfação do consumidor, a IA oferece serviços personalizados. O melhor exemplo disso são os chatbots. 
  • Melhoria da eficiência: outra das aplicações mais conhecidas da IA é a sua capacidade de ajudar os empresários a aumentar a eficácia das suas atividades. Estas abrangem desde a manufatura dos produtos até à sua distribuição e logística. A implementação de IA na otimização da cadeia de fornecimento pode reduzir custos e acelerar a velocidade desses processos. 

Ferramentas de IA mais utilizadas no ambiente profissional

Algumas das melhores inteligências artificiais incluem: 

Chat-GPT

A ferramenta do momento. O Chat-GPT é um sistema de chat baseado em linguagem de IA desenvolvido pela empresa OpenAI. Esta ferramenta dispõe mais de 175 milhões de parâmetros, sendo construída utilizando grandes volumes de texto para realizar diversas funções linguísticas, desde tradução até produção de conteúdo escrito de forma natural com informação precisa. 

Peppertype

Automatiza o processo de geração de conteúdo e conceitos. Consegue empregar técnicas avançadas para analisar as operações comerciais, compreender a identidade de uma marca e o seu público-alvo. O seu objetivo é criar material original e personalizado. É uma grande ajuda para elaborar textos publicitários ou descrições de produtos para websites.

Timely

Monitoriza o tempo de trabalho automaticamente. Está especialmente desenhada para trabalhadores independentes ou empresas, tem o objetivo de facilitar o planeamento de atividades, controlo de despesas, registo automatizado de reuniões, elaboração de relatórios e alertas automáticos. 

Slides AI

Cria apresentações de forma automatizada em Google Slides, a partir de texto descritivo. Ideal para quando precisas de comunicar ideias com rapidez e com impacto visual. 

Exemplos de uso da inteligência artificial nas empresas

  • Vendas e marketing: analisa dados dos consumidores, prevê comportamentos e personaliza campanhas. Ajuda a segmentar públicos, a otimizar estratégias e melhorar a eficácia das vendas e o retorno do investimento. 
  • Assistentes virtuais: usam a IA para compreender e responder a comandos por voz ou texto. Ajudam em tarefas como agendar reuniões, enviar mensagens ou procurar informações. Aprendem com o uso para melhorar as respostas. 
  • Cibersegurança: deteta padrões suspeitos e identifica ameaças em tempo real. Responde automaticamente a ataque e previne invasões. Também aprende continuamente para melhorar a proteção dos sistemas. 
  • Atendimento ao consumidor: automatiza respostas aos consumidores mediante chatbots e assistentes virtuais. Resolve dúvidas rapidamente, está disponível 24 horas, melhora a experiência do utilizador e reduz os custos das empresas. 

Vantagens de trabalhar com inteligência artificial

A inteligência artificial tem ganho relevância na maioria das indústrias. Não é surpreendente ouvir falar de inteligência artificial no marketing, inteligência artificial nos videojogos ou até mesmo inteligência artificial na enfermagem. No entanto, sabe quais são as suas vantagens? Apresentamos algumas delas a seguir: 

  • Melhora a tomada de decisões: a sua capacidade de analisar grandes quantidades de dados com precisão reduz os erros e agiliza a tomada de decisões. 
  • Melhora a experiência do consumidor: graças a um serviço personalizado e mais rápido. 
  • Aumenta a produtividade: agiliza processos e tarefas mecânicas ao permitir que os trabalhadores melhorem a produtividade. 
  • Previne fraudes e melhora a segurança: reconhece padrões de comportamento suspeitos, sinalizando assim debilidades no sistema. 
  • Reduz os custos: a sua habilidade para automatizar procedimentos e analisar dados permite reduzir despesas desnecessárias.  

Prepara-te para dominares a IA

Se procuras especializar-te nesta área, o IADE oferece-te várias opções: A Pós-Graduação em Arte, Design e Inteligência Artificial explora o cruzamento entre criatividade e tecnologia, com foco na IA Generativa. Prepara os profissionais para inovar de forma ética em áreas como texto, imagem, vídeo, realidade virtual e apps imersivas. 

A Pós-Graduação em Inteligência Artificial e Machine Learning oferece competências numa área em forte crescimento e com elevada procura. Capacita os profissionais para criarem soluções inteligentes e criativas, aplicando técnicas de IA a problemas reais. Centra-se na construção de sistemas de IA e promove o progresso e o bem-estar social. 

A Pós-Graduação Online em Inteligência Artificial para o Design prepara designers para usarem ferramentas de IA na criação de imagens, logótipos, vídeos e animações. Permite automatizar tarefas e melhorar a rendimento profissional.

O que é API
O que é uma API e qual o seu impacto no mundo digital?
30 setembro 2024
Ler mais
O que é a Arte Digital?
17 setembro 2024
Ler mais

Share