Aprende a usar IA generativa, programação e automação para criar narrativas e transformar o jornalismo digital.
A Pós-Graduação em Inteligência Artificial no Jornalismo oferece uma perspetiva única das práticas jornalísticas do futuro, ao criar a oportunidade para testar projetos inovadores e ferramentas emergentes na construção de novas narrativas digitais com recurso a IA responsável.
A transformação digital das últimas duas décadas provocou uma revolução profunda no jornalismo. Mudou quase tudo: os modelos de negócio foram postos em causa, nasceram novos formatos, alteraram-se paradigmas e surgiram novos concorrentes.
Contribuir para o futuro do jornalismo implica repensar as competências que o jornalista deve possuir, sem comprometer os princípios éticos e deontológicos essenciais. Por isso, esta pós-graduação oferece uma abordagem inovadora, para que possas ser parte da solução necessária a uma indústria em constante mudança.
A formação em inteligência artificial e jornalismo surge em resposta à crescente necessidade do mercado por uma especialização atualizada e prática, baseada nas melhores metodologias e conduzida por um corpo docente com experiência comprovada no setor editorial e nas tecnologias de ponta aplicadas aos media.
Início
Outubro 2025
Duração
10 meses
Horário
Pós-Laboral | 2 vezes por semana
Idioma
Português
UNIDADES CURRICULARES | DOCENTES | HORAS / ECTS |
---|---|---|
Masterclass | IA no Jornalismo | Bruno Contreiras Mateus e Diogo Queiroz de Andrade | 2h presenciais |
Gestão Estratégica | Bruno Contreiras Mateus | 12h presenciais / 4 ECTS |
Masterclass | Inovação | João Moraes Palmeiro (AMCC) | 2h presenciais |
Conceitos e Aplicações | Diogo Queiroz de Andrade | 6 h presenciais + 3h online / 2 ECTS |
UNIDADES CURRICULARES | DOCENTE | HORAS / ECTS |
---|---|---|
Os Dados e a IA | Milton Cappelletti (IADE) | 6H PRESENCIAIS + 3H ONLINE / 2 ECTS |
Ferramentas e Prompting | Diogo Queiroz de Andrade | 12h presenciais / 4 ECTS |
Masterclass | IA no Audiovisual | Ricardo Tomé (Media Capital) – a confirmar | 2h presenciais |
Vibecoding | Code For All | 9h presenciais + 3 h online / 4 ECTS |
UNIDADES CURRICULARES | DOCENTE | HORAS / ECTS |
---|---|---|
Programação de API | Mário Tarouca | 9H PRESENCIAIS / 2 ECTS |
Masterclass | Silicon Valley e o Jornalismo | Ana Rita Guerra (Impresa) | 2h presenciais |
Agentes de IA | Jenny Romano e Pedro Henriques | 12h presenciais / 4 ECTS |
Python | Cláudia Sevivas (IADE) – a confirmar | 6h presenciais + 3h online / 2 ECTS |
Masterclass | O Futuro do Jornalismo | João Pedro Pereira (Público) – a confirmar | 2h presenciais |
UNIDADES CURRICULARES | DOCENTE | HORAS / ECTS |
---|---|---|
Masterclass | Gestão de Projetos | Francisco Afonso (Cofina) | 2h presenciais |
Desenvolvimento de Pojeto Final | Bruno Contreiras Mateus (IADE) e Diogo Queiroz de Andrade | 30h presenciais + 12h online / 12 ECTS |
Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou via candidatura online.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
Agenda uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
Programa foi desenhado para responder à necessidade dos profissionais de marketing trabalharem novas ferramentas, em novos ambientes, no sentido de atingir eficazmente novos mercados e novos públicos.
Domínio de linguagens e ferramentas tecnológicas fundamentais para a criação de projetos de comunicação em ambiente multimédia.
Programa que aborda várias áreas da comunicação, como jornalismo, novos media, comunicação organizacional e relações públicas.
Pós-Graduação em Estratégias Criativas para Publicidade: destaca-te na publicitária com propósito por meio de técnicas de storytelling e design estratégico.
A inteligência artificial (IA) no jornalismo refere-se à utilização de algoritmos e sistemas automatizados para criar, analisar e distribuir notícias de forma mais eficiente e personalizada.
A IA permite a automação de processos como a redação de artigos, análise de grandes volumes de dados e até a criação de conteúdos personalizados para os leitores, otimizando a produção jornalística.
A IA facilita a análise de dados em grande escala, agiliza a produção de relatórios e ajuda na personalização do conteúdo, permitindo que os jornalistas se concentrem em tarefas mais criativas e investigativas.
Não, a IA não substituirá os jornalistas humanos. Ela é uma ferramenta que auxilia na automação de tarefas repetitivas, mas o papel do jornalista, especialmente na investigação e na criação de narrativas, continua a ser insubstituível.
Mediante algoritmos de Machine Learning, a IA pode analisar os interesses e comportamentos dos leitores, oferecendo conteúdos personalizados e relevantes para cada utilizador.
Sim, a IA pode ser usada para identificar e verificar a veracidade de informações, analisar padrões de desinformação e ajudar os jornalistas a combater a disseminação de fake news.