Pós-Graduação em Inteligência Artificial no Jornalismo

Aprende a usar IA generativa, programação e automação para criar narrativas e transformar o jornalismo digital.

  • Pós-Graduações
  • Pós-Graduação em Inteligência Artificial no Jornalismo
ApresentaçãoPlano de estudosCorpo docenteSaídas profissionaisAdmissões

Pós-Graduação em Inteligência Artificial no Jornalismo

A Pós-Graduação em Inteligência Artificial no Jornalismo oferece uma perspetiva única das práticas jornalísticas do futuro, ao criar a oportunidade para testar projetos inovadores e ferramentas emergentes na construção de novas narrativas digitais com recurso a IA responsável.

A transformação digital das últimas duas décadas provocou uma revolução profunda no jornalismo. Mudou quase tudo: os modelos de negócio foram postos em causa, nasceram novos formatos, alteraram-se paradigmas e surgiram novos concorrentes.

Contribuir para o futuro do jornalismo implica repensar as competências que o jornalista deve possuir, sem comprometer os princípios éticos e deontológicos essenciais. Por isso, esta pós-graduação oferece uma abordagem inovadora, para que possas ser parte da solução necessária a uma indústria em constante mudança.

A formação em inteligência artificial e jornalismo surge em resposta à crescente necessidade do mercado por uma especialização atualizada e prática, baseada nas melhores metodologias e conduzida por um corpo docente com experiência comprovada no setor editorial e nas tecnologias de ponta aplicadas aos media.

Início

Outubro 2025

Duração

10 meses

Horário

Pós-Laboral | 2 vezes por semana

Idioma

Português

Sabe mais sobre este programa

Envia-nos a tua informação e entraremos em contacto brevemente

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.
Formato Blended
Modelo de formação totalmente compatível com uma atividade profissional a tempo completo, envolvendo sessões presenciais e até 20% de aulas online live.

Porquê a Pós-Graduação em Inteligência Artificial no Jornalismo?

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender o funcionamento da IA e os seus impactos éticos no jornalismo; 
  • Explorar novos modelos de negócio e a adaptação que exigem dos jornalistas; 
  • Trabalhar no digital com criatividade, espírito crítico e domínio técnico; 
  • Utilizar ferramentas de IA generativa (ChatGPT, Claude, Gemini); 
  • Criar agentes de IA para automatizar tarefas editoriais; 
  • Prototipar produtos e formatos com VibeCode, APIs e Python; 
  • Desenvolver pensamento crítico e inovador na produção de conteúdos; 
  • Concretizar um projeto final com aplicação real no mercado; 
  • Estabelecer ligações com especialistas da academia e da indústria dos media. 

Plano de estudos

Consultar a estrutura do plano curricular

MÓDULO I | FUNDAMENTOS
MÓDULO II | IA NA PRÁTICA
MÓDULO III | CÓDIGO
MÓDULO IV | PROJETO
UNIDADES CURRICULARESDOCENTESHORAS / ECTS
Masterclass | IA no JornalismoBruno Contreiras Mateus e Diogo Queiroz de Andrade 2h presenciais
Gestão EstratégicaBruno Contreiras Mateus 12h presenciais / 4 ECTS
Masterclass | InovaçãoJoão Moraes Palmeiro (AMCC) 2h presenciais
Conceitos e AplicaçõesDiogo Queiroz de Andrade 6 h presenciais + 3h online / 2 ECTS
UNIDADES CURRICULARESDOCENTEHORAS / ECTS
Os Dados e a IAMilton Cappelletti (IADE)6H PRESENCIAIS + 3H ONLINE / 2 ECTS
Ferramentas e PromptingDiogo Queiroz de Andrade 12h presenciais / 4 ECTS
Masterclass | IA no AudiovisualRicardo Tomé (Media Capital) – a confirmar2h presenciais
VibecodingCode For All 9h presenciais + 3 h online / 4 ECTS
UNIDADES CURRICULARESDOCENTEHORAS / ECTS
Programação de APIMário Tarouca 9H PRESENCIAIS / 2 ECTS
Masterclass | Silicon Valley e o JornalismoAna Rita Guerra (Impresa) 2h presenciais
Agentes de IAJenny Romano e Pedro Henriques 12h presenciais / 4 ECTS
PythonCláudia Sevivas (IADE) – a confirmar 6h presenciais + 3h online / 2 ECTS
Masterclass | O Futuro do JornalismoJoão Pedro Pereira (Público) – a confirmar2h presenciais
UNIDADES CURRICULARESDOCENTEHORAS / ECTS
Masterclass | Gestão de ProjetosFrancisco Afonso (Cofina) 2h presenciais
Desenvolvimento de Pojeto FinalBruno Contreiras Mateus (IADE) e Diogo Queiroz de Andrade 30h presenciais + 12h online / 12 ECTS

Corpo docente

Bruno Contreiras Mateus
Diretor Interino do Diário de Notícias e Diretor Editorial do Dinheiro Vivo
Diogo Queiroz de Andrade
Administrador no Global Media Group e Jornalista
Professora Jenny Romano
Jenny Romano
Co-fundadora e CEO da The Newsroom
Pedro Henriques
Pedro Henriques
Co-fundador e CTO da The Newsroom
Milton Cappelletti

Saídas profissionais

Ícone de auscultadores
Jornalismo
icono laptop
Produtores de Conteúdo
Ícone de livro
Marketing Editorial
Ícone de mensagem
Comunicação
Ícone de lâmpada
Estratégia e Consultoria
Ícone de documento
Gestão de Produto Editorial
Ícone de lápis
Gestão de Projeto Editorial

Admissões e candidaturas

Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou via candidatura online.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Cursos relacionados

Pós-Graduação em Comunicação de Marketing

Programa foi desenhado para responder à necessidade dos profissionais de marketing trabalharem novas ferramentas, em novos ambientes, no sentido de atingir eficazmente novos mercados e novos públicos.

Novembro 2025
Blended
9 meses
9 months
36 ECTS
Português
Licenciatura em Ciências da Comunicação

Programa que aborda várias áreas da comunicação, como jornalismo, novos media, comunicação organizacional e relações públicas.

Setembro
Presencial
3 anos
3 years
180 ECTS
Português

FAQs

O que é inteligência artificial no jornalismo?

A inteligência artificial (IA) no jornalismo refere-se à utilização de algoritmos e sistemas automatizados para criar, analisar e distribuir notícias de forma mais eficiente e personalizada.

Como a IA pode transformar a produção de notícias?

A IA permite a automação de processos como a redação de artigos, análise de grandes volumes de dados e até a criação de conteúdos personalizados para os leitores, otimizando a produção jornalística.

Quais são os benefícios da IA para os jornalistas?

A IA facilita a análise de dados em grande escala, agiliza a produção de relatórios e ajuda na personalização do conteúdo, permitindo que os jornalistas se concentrem em tarefas mais criativas e investigativas.

A IA pode substituir os jornalistas humanos?

Não, a IA não substituirá os jornalistas humanos. Ela é uma ferramenta que auxilia na automação de tarefas repetitivas, mas o papel do jornalista, especialmente na investigação e na criação de narrativas, continua a ser insubstituível.

Como a IA pode melhorar a personalização das notícias?

Mediante algoritmos de Machine Learning, a IA pode analisar os interesses e comportamentos dos leitores, oferecendo conteúdos personalizados e relevantes para cada utilizador.

A IA pode ajudar a combater as fake news?

Sim, a IA pode ser usada para identificar e verificar a veracidade de informações, analisar padrões de desinformação e ajudar os jornalistas a combater a disseminação de fake news.