<iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-NJ5GQ7" height="0" width="0" display:="" visibility:=""></iframe>
Reduzir o abandono escolar exige medidas concretas, alertam especialistas no Encontro de Provedores do Estudante

Reduzir o abandono escolar exige medidas concretas, alertam especialistas no Encontro de Provedores do Estudante

11 fevereiro 2025

O III Encontro Intercalar de Provedores do Estudante, realizado no dia 7 de fevereiro na Universidade Europeia, destacou a urgência de estratégias eficazes para combater o abandono escolar e garantir o sucesso académico dos estudantes do ensino superior.

Durante o evento, organizado pela Rede Portuguesa de Provedores do Estudante do Ensino Superior (RPPES), especialistas do setor abordaram desafios críticos e propuseram soluções concretas para reforçar o apoio aos estudantes.

O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, marcou presença na sessão de abertura e sublinhou a importância dos Provedores do Estudante, destacando a qualidade das instituições de ensino superior nacionais: "Portugal é visto como um País que qualifica ao mais alto nível. Há muita ambição por parte das nossas instituições superiores".

A sessão plenária inicial centrou-se no contributo dos parceiros institucionais, com Joaquim Mourato (DGES) a enfatizar a necessidade de um reforço das políticas institucionais para evitar o abandono escolar. António Fontaínhas Fernandes (CNAES) defendeu uma maior articulação entre entidades reguladoras e instituições de ensino, enquanto Adalberto Campos Fernandes, professor e membro do Advisory Board da Universidade Europeia, alertou para a crescente necessidade de suporte emocional e psicológico aos estudantes. As mesas de trabalho evidenciaram diferentes perspetivas sobre os desafios da frequência académica.

Na sessão "No trilho das soluções", foram apresentadas iniciativas práticas para reforçar o apoio aos estudantes, incluindo o programa SuPERA, desenvolvido pela Universidade Europeia e pelo IPAM. Sara Rodrigues de Sousa e Gina Tomé explicaram como a iniciativa contribui para prevenir o abandono escolar, enquanto Pedro Neto Monteiro, presidente da Federação Académica, reforçou a importância da participação ativa dos estudantes na definição de políticas institucionais.

A reitora da Universidade Europeia, Hélia Gonçalves Pereira, destacou o compromisso da instituição na construção de um ensino superior mais inclusivo: "Queremos fazer a diferença no ensino superior através da inovação e pela capacidade de romper com o conservadorismo que ainda existe em grande parte das instiuições de ensino superior no nosso País.”

O evento terminou com um momento cultural proporcionado pela Tuna da Universidade Europeia (TUE), encerrando um dia de reflexão e partilha de boas práticas.

Com este Encontro, a Rede Portuguesa de Provedores do Estudante do Ensino Superior reafirma o seu compromisso em contribuir para melhorar a experiência dos estudantes no ensino superior.

Filme português “Napoleão” brilha no Festival El Ojo Iberoamérica

Filme português conquista Prata no Festival El Ojo Iberoamérica

25 novembro 2025

Ler mais

Alunos do IADE criam edição especial de sapatilhas KIPSTA para a Decathlon

10 setembro 2025

Ler mais

Share

Title

Lorem Ipsum

Title

Lorem Ipsum