A aplicação desta ferramenta, semelhante a um “puzzle”, pretende a estimulação psico-motora e a recuperação de memórias (emocionais, físicas, temporais ou outras passíveis de recuperar), a estimulação de novos temas de discussão e conversação, com vista a proporcionar uma maior dinâmica na comunicação oral e exercitar a recuperação de diferentes tipos de memória do utente, incentivando a sua utilização numa lógica de prevenção e, simultaneamente, de intervenção ao nível do treino e estimulação cognitiva.
O puzzle consiste num jogo de caráter terapêutico que leva à interação de peças deslizantes, com dimensão variável e uma imagem de fundo (ex.: fotografias de familiares ou outros). Esta atividade, cujo tempo médio de utilização é de cerca de 15 minutos por imagem, permite uma análise mais cuidada de cada fração, possibilitando um acréscimo de dados descritivos por parte do utente, favorecendo a análise das capacidades cognitivas e histórias de vida do doente.
A Associação Alzheimer Portugal foi uma das instituições que acolheu o protótipo desta nova ferramenta de estimulação cognitiva, tendo recebido já exemplares para aplicar nos diversos serviços espalhados pelo país, dedicados às pessoas com doenças relacionadas com demência e Alzheimer.
A Associação ficará responsável pelo teste desta ferramenta a nível nacional e, na sequência desta ação, se os dados validarem a pertinência da mesma, poderá ser adquirida por outros centros especializados em doença progressiva degenerativa.
© 2023 IADE. Todos os direitos reservados.