UNICAST: IADE atribui prémio aos melhores podcasts de estudantes universitários do país

4 junho 2024

O IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia vai premiar os melhores podcasts produzidos por estudantes universitários de todo o país.

Os prémios UNICAST vão distinguir os melhores trabalhos em categorias como entrevistas, entretenimento, reportagens jornalísticas, narrativas ficcionais e consciencialização. As inscrições estão abertas até ao dia 12 de julho de 2024. Os vencedores serão conhecidos nos dias 17 e 18 de outubro, durante o Festival Áudio e Podcast do IADE, UNICAST.

Esta é uma iniciativa pioneira no país que pretende promover podcasts e outras narrativas sonoras produzidas no âmbito universitário nacional, revelando vozes e consciências criativas.

“O UNICAST nasce da ambição de continuarmos a inovar e de alimentarmos as indústrias criativas em Portugal com os melhores profissionais de comunicação e multimédia. É um festival de âmbito nacional, onde cabem todas as vozes e produções feitas por estudantes”, afirma Carlos Rosa, diretor do IADE.

Em relação à 1.ª Edição dos Prémios UNICAST (2024), podem concorrer os estudantes regularmente matriculados/as no ensino superior (universitário ou politécnico), em Portugal, em ciclos de estudo de 1.º, 2.º ou 3.º ciclo (i.e. licenciatura, mestrado ou doutoramento), ou em programas não conferentes de grau (e.g. pós-graduação), independentemente da área científica dos mesmos. Cada equipa só poderá inscrever-se apenas uma vez no concurso. 

Para serem elegíveis, os conteúdos devem ter sido desenvolvidos ao longo do ano letivo 2023/2024 em contexto académico, enquadrados nas iniciativas de uma instituição de ensino superior (universitário ou politécnico), seja no âmbito de uma unidade curricular de um ciclo de estudos, seja no âmbito de uma atividade extracurricular da responsabilidade de pelo menos um docente, orientador, coordenador ou tutor. Há cinco categorias em que os candidatos podem concorrer: Entrevista / Conversa / Reportagem jornalística / Narrativa Ficcional / Entretenimento (não ficção) / Educação / Divulgação / Consciencialização.

A iniciativa conta com o apoio da RFM enquanto media partner, que durante o festival, em outubro, vai lançar um desafio para os corajosos que se arrisquem a fazer um podcast em 24 horas.

A programação do Festival Áudio e Podcast do IADE, UNICAST vai contar ainda com talks, com a presença de alguns dos especialistas na área que irão partilhar os seus segredos para uma performance de sucesso no mundo audiovisual, e workshops, para profissionalizar podcasts e a gravação de podcasts em direto a partir dos espaços do IADE. 

UNICAST: IADE atribui prémio aos melhores podcasts de estudantes universitários do país
4 junho 2024
Ler mais
Europa Education anuncia expansão significativa do seu projeto educativo em Portugal
10 maio 2024
Ler mais

Share