Adelino Cunha: "Estamos todos a matar a verdade e a culpa não pode ser apenas da transformação digital"

Adelino Cunha, Pró-Reitor da Universidade Europeia para o conhecimento cultural e um dos autores do livro “1974-2019 Portugal: 45 anos da Democracia”, em entrevista à SAPO24 fala sobre o projeto e os objetivos que presidiram à sua publicação.
  • Início
  • Notícias
  • Adelino Cunha: "Estamos todos a matar a verdade e a culpa não pode ser apenas da transformação digital"
Adelino Cunha: "Estamos todos a matar a verdade e a culpa não pode ser apenas da transformação digital"
17 junho 2019
Adelino Cunha, Pró-Reitor da Universidade Europeia para o conhecimento cultural e um dos autores do livro “1974-2019 Portugal: 45 anos da Democracia”, em entrevista à SAPO24 fala sobre o projeto e os objetivos que presidiram à sua publicação.

Citando o SAPO24:

O primeiro livro coletivo publicado pela Universidade Europeia intitula-se “1974-2019 Portugal: 45 anos da Democracia” e apresenta-se em ensaios inacabados e propostas de discussão que apelam à reflexão e têm como finalidade partilhar conhecimento através da análise do estado social e do ensino superior, da economia e da tecnologia, da cultura e das artes, das pessoas e das mentalidades, bem como os pluralismos e as liberdades.

O Reitor da Universidade Europeia, professor Pedro Barbas Homem, estabeleceu como um dos objetivos do seu mandato aumentar a produção científica e as reflexões dos professores sobre as grandes dinâmicas do mundo contemporâneo, no sentido de colocar o conhecimento académico ao dispor (e ao serviço) da sociedade. Este livro representa um passo concreto nesse caminho. Trata-se de uma reflexão sobre alguns dos temas, e são mesmo apenas alguns dos temas que poderiam ser tratados, que marcaram estes primeiros 45 anos de regime democrático. Era esse o desafio dos autores: contribuir em total liberdade intelectual para a reflexão colectiva. Abdicar da História, é abdicar de pensar. Este é um livro que tem essa ambição: contribuir para o pensamento.

Veja a entrevista completa aqui.

Projeto da UNIDCOM/IADE cofinanciado associa-se a celebrações do Dia Nacional do Pescador
29 maio 2023
Ler mais
Estudantes do IADE exibem curtas na Cinemateca pela primeira vez
26 maio 2023
Ler mais
Ver mais notícias
Share

Av. Dom Carlos I, 4

1200-649 Lisboa. Portugal

+351 213 939 690

© 2023 IADE. Todos os direitos reservados.