Programas de mobilidade

  • Início
  • Programas de mobilidade

O IADE-UE encoraja toda a comunidade de estudantes, professores e staff a realizar um período de mobilidade internacional, considerando esta atividade fundamental para a sua própria internacionalização e também para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus estudantes e colaboradores.

Neste sentido, disponibiliza mais de 100 parcerias internacionais com instituições universitárias em todo o globo.

Parcerias de mobilidade internacional

A experiência de mobilidade internacional é fundamental para o desenvolvimento de profissionais globais. A Universidade Europeia fomenta o desenvolvimento de períodos de mobilidade ao longo do percurso académico dos estudantes através de uma extensa rede de parcerias internacionais. A Listagem de parcerias por área de estudos é atualizada semestralmente e pode ser consultada na página do International Office no Portal do Estudante.

Os estudantes poderão estudar em prestigiadas universidades internacionais através de diferentes acordos de mobilidade internacional

Viver em Portugal
Portugal conta com uma variada oferta de actividades culturais e tem uma rede de transportes públicos que torna possível percorrer toda a cidade facilmente.

Prazos de nomeação e candidatura

Duração da Mobilidade Prazo de Nomeação/Candidatura Prazo de Candidatura
Um Ano Académico Até 31 de maio Durante o mês de junho
1.º Semestre Até 31 de maio Durante o mês de junho
2.º Semestre Até 30 de Outubro Durante o mês de novembro

Oferta formativa

As listagens das unidades curriculares disponíveis para estudantes de intercâmbio podem ser encontradas neste catálogo.

Processo de candidatura

  1. A candidatura para mobilidade de estudos no IADE-UE só deve ser feita após a nomeação oficial por parte da tua universidade. Após esse passo estar cumprido, poderás fazer todo o processo online. Sugerimos-te que prepares toda a documentação atempadamente para que tenhas tudo pronto aquando da submissão do formulário. Apenas as candidaturas submetidas dentro do prazo serão aceites.
  2. Acede à página de Candidatura
  3. Preenche o formulário de candidatura com os teus dados pessoais, semestre de mobilidade, área de estudos e unidades curriculares acordadas com o teu coordenador de curso.
  4. Faz upload da documentação: Foto para o Cartão de Estudante; Cópia do Documento de Identificação, Comprovativo de Seguro de Saúde, Transcrição de Registos/Histórico Escolar da Universidade de Origem e o Learning Agreement assinado por ti e pelo teu coordenador. Para alguns programas pode também ser solicitada carta de motivação, CV e Portfólio.
  5. Submete o formulário de candidatura.

Nota que a submissão da candidatura não te garante uma vaga nO IADE-UE. Deverás sempre aguardar por um e-mail ou carta de aceitação.As listagens das unidades curriculares disponíveis para estudantes de intercâmbio podem ser encontradas neste catálogo. (colocar link para PDF em anexo).

Welcome Week

O International Office do IADE-UE organiza semestralmente a Welcome Week, uma iniciativa dedicada à integração dos novos estudantes incoming que, habitualmente, ocorre na semana anterior ao início das aulas. A participação nesta atividade é altamente recomendável, uma vez que oferece aos recém-estudantes a oportunidade para:

Estudar português

O IADE-UE oferece um Curso de Cultura e Língua Portuguesa que no final do semestre confere 3 ECTS. Durante o curso terás a oportunidade de obter o nível A1 de Língua Portuguesa e fazer algumas visitas culturais.

Mobilidade Outgoing

Candidaturas a mobilidade internacional

Todos os anos o International Office organiza um concurso para todos os estudantes que pretendam realizar mobilidade internacional numa das universidades parceiras do IADE-UE. Durante o concurso são organizadas sessões de esclarecimento sobre o processo de candidaturas e, sempre que possível, estão presentes estudantes que já realizaram mobilidade para dar o seu testemunho.

Este concurso ocorre em 2 fases:

  • 1ª fase - fevereiro/março - candidaturas para 1º e 2º semestre do ano letivo seguinte.
  • 2ª fase – setembro/outubro - candidaturas para o 2º semestre do ano corrente (disponíveis apenas as vagas sobrantes da primeira fase).

A informação detalhada do concurso bem como a listagem de instituições parceiras por área de estudos são atualizadas semestralmente na página do Gabinete no Portal do Estudante.

Seriação dos candidatos

Sendo que cada universidade parceira tem um número limite de vagas, é necessário seriar os candidatos.

Critérios de Seriação:

a) Média do estudante em relação à média do curso;

b) Número de ECTS já realizado no curso, a dividir pelo número total de ECTS possíveis de serem realizados até final do semestre anterior ao momento da candidatura (nº de semestres x 30 ECTS).

Fator de ponderação = 55% (a) + 45% (b)Detail text

Bolsas

Existe um número limitado de bolsas erasmus. Mesmo que o estudante não obtenha uma bolsa da Comissão Europeia ou outra, pode usufruir do estatuto de aluno Erasmus. Desta forma tem todas as vantagens do estatuto, exceto não beneficiar de uma bolsa monetária.

O processamento das bolsas é da responsabilidade do International Office. Os critérios de seriação são os mesmos que são usados na seriação dos destinos.

Processo de reconhecimento de créditos

Após regressar, o estudante deverá submeter um pedido de creditação das disciplinas realizadas em mobilidade internacional mediante a abertura de formulário próprio na Secretaria Online / Portal do Estudante. Deverá anexar Proposta de Reconhecimento de Estudos validada pelo Coordenador de Curso e o Certificado emitido pela Universidade de Acolhimento.