Desafios Fabricação Paralela 2021-2017

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DESAFIO CRIATIVO IADE’ 21 . Bordallo Pinheiro by IADE

O IADE DC’21 tem como objetivo principal envolver toda a comunidade académica, de modo a se conseguir desenvolver projetos com o objetivo de promover a aprendizagem pelo learning-by-doing em contexto multidisciplinar, além de potenciar as diferentes áreas científicas dominantes no IADE.

Durante 2 semanas, 45 alunos do IADE acompanhados por 9 professores/ mentores foram desafiados a dar resposta ao briefing lançado pela marca icónica Bordallo Pinheiro: criar uma linha de faiança inovadora mas que respeitasse os valores e identidade da marca e respetiva estratégia de comunicação.

9 equipas de 5 alunos multidisciplinares apresentaram as suas propostas no dia 14 de maio: conceito, desenho do modelo em vetor, modelo 3D, desenho técnico das peças e estratégia de comunicação, ao júri composto por representantes da Bordallo Pinheiro – Dr. Nuno Barra, Diretor de Marketing e Dr. Francisco Vieira Martins, Designer Senior – e por representantes do IADE – Prof. Doutor Carlos Rosa, Diretor do IADE e Prof. Doutor Rodrigo Hernandez-Ramirez, Coordenador da área científica de Design.

O projeto vencedor “ENRAIZARTE” irá agora ser desenvolvido para produção pela equipa de Design da Bordallo e pela equipa de alunos autores desta proposta: Camila Jordão, 1º ano do Mestrado de Design e Cultura Visual; Kyrylo Zahorodniy, 3º ano da Licenciatura em Design Global; Joana Sofia Ferreira Leal , 2º ano da Licenciatura em Marketing e Publicidade; Maria Ana Brito Correia Fernandes Moreno, 1º ano da Licenciatura de Marketing e Publicidade e Vitor Augusto Reis, 1º ano do Mestrado de Design e Cultura Visual.

Concurso "Farol Na Rua"

O DNA Cascais, em parceria com o IADE, convidou artistas e estudantes da área das artes a decorar as ruas de Cascais, no âmbito do projeto "Farol na rua", com o objetivo de atrair pessoas ao centro urbano de Cascais e assim, dinamizar o comércio local, que se ressentiu da falta de turistas e de pessoas na rua. O "Farol na Rua" contou com a participação de 27 artistas, alguns residentes em Cascais, assim como alunos e antigos alunos do IADE, que trabalharam ao vivo uma peça em fibra de vidro, com cerca de 1,5 metros de altura, semelhante ao farol de Santa Marta, um ícone do município de Cascais. As obras que partiram de uma mesma maquete em branco, contemplaram diversos materiais e temas, como sejam materiais reciclados, azulejos, pintura, etc. Onde o limite foi mesmo só a imaginação e a criatividade de cada um. Os artistas estiveram a trabalhar ao vivo nas ruas da vila de Cascais, na decoração de várias miniaturas do Farol de Santa Marta, entre setembro e outubro de 2020. As diferentes obras estiveram depois, até dia 15 de outubro, a votos na página de Facebook do DNA Cascais. O autor da obra com mais “likes” e vencedor do concurso foi a aluna da Licenciatura em Design do IADE, Beatriz Lopes.

Na peça de Beatriz Lopes que retrata alguns ícones da Vila, está presente um lado emotivo… a memória da sua Avó Josefina. Mas para esta jovem artista esta experiência foi algo enriquecedor “trabalhar ao vivo, com ajuda de todos, os comerciantes, das pessoas que passavam…”.

Os trabalhos podem ser vistos no Centro Urbano de Cascais, designadamente, no Jardim Visconde da Luz, na Avenida Valbom, na Rua Direita, na Avenida dos Combatentes e na Baía de Cascais/Praça 5 de Outubro.

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais e da DNA Cascais em parceria com a Associação Empresarial de Cascais e o IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação.

MOP Digital Challenge

A MOP, à semelhança do que fez com as agências de publicidade, quis desafiar os profissionais de amanhã a darem asas à criatividade. Assim, em outubro de 2020 lançou o MOP Digital Challenge – um desafio colocado às principais instituições de Design e Comunicação do país, entre as quais o IADE dando seguimento à parceria que existe entre as duas instituições há alguns anos – para marcar o lançamento dos novos digitais da MOP. O desafio concreto passou por dar a oportunidade aos estudantes de criarem conteúdos que explorassem o potencial da rede digital da MOP e terem, assim, uma plataforma de visibilidade do seu talento.

A plataforma de out of home (OOH) introduziu, em 2020, três novos produtos digitais no portefólio, com o objetivo de que haja cerca de 1400 faces digitais em 2021. Assim, desafiou as escolas e os seus alunos a explorarem todas as potencialidades dos novos produtos.

O Digital Challenge dividiu-se em duas fases. Na primeira, cada instituição apurou os seus cinco melhores projetos que passaram à fase seguinte; de seguida todos os projetos finalistas foram sujeitos a uma segunda avaliação por parte de um júri, composto por um representante de cada instituição participante, um representante da MOP e um profissional do setor criativo. Na segunda fase, os cinco trabalhos mais votados por parte deste júri foram divulgados no Instagram da MOP, para votação pública. Com base no número de “likes”, que cada projeto conseguiu obter, foi atribuído o primeiro, segundo e terceiro lugares.

A definição dos lugares do pódio coube ao público, que determinou os vencedores do MOP Digital Challenge. A coordenação das equipas do IADE ficou a cargo dos Professores Rodrigo Morais e Sandra Rodrigues, coordenadores das Práticas Pedagógicas.

DESAFIO CRIATIVO IADE’ 20 . Sanjo Special Edition by IADE

Dando seguimento à iniciativa de 2019, que no âmbito da celebração dos seus 50 anos, o IADE estabeleceu uma parceria com uma marca portuguesa (DN), lançando um desafio criativo especial ligado ao Dia do IADE, em 2020 a marca portuguesa escolhida para assinalar esta efeméride, foi a SANJO.

Assim, entre 2 e 6 de março, o IADE levou a cabo o desafio SANJO Special Edition by IADE. Numa semana imersiva de criatividade designed by IADE em colaboração com a SANJO, os estudantes foram desafiados a desenvolver uma edição especial dos modelos icónicos da marca: K100 e K200.

O desafio criativo teve como objetivo principal envolver toda a comunidade académica, de modo a conseguir desenvolver projetos que foram desenvolvidos durante uma semana com o propósito de promover a aprendizagem pelo learning-by-doing em contexto multidisciplinar, além de potenciar as diferentes áreas científicas dominantes no IADE.

Este projeto envolveu estudantes das licenciaturas de Design, Design Global, Marketing e Publicidade e Ciências da Comunicação, e ainda do Mestrado em Design Management. Neste desafio os estudantes puderam contar com apoio tutorial de docentes dos diferentes cursos.

Todos os participantes receberam um Certificado de Participação e um vale de descontos na loja online da SANJO. A equipa vencedora teve o seu projeto implementado pela SANJO, um vale de 100% para compra na loja online da SANJO e royalties (10%).

Momentos do desafio:

  • 2 de março: lançamento do briefing com o Diretor do IADE, Prof. Carlos Rosa e com o Administrador da SANJO, Dr. Hélder Pinto.
  • 2 a 5 de março: desenvolvimento das propostas pelas equipas, com o apoio dos docentes, no espaço Lounge do IADE que esteve disponível 24/7 durante este período.
  • 6 de março: apresentação das propostas finais das equipas ao júri.

Júri: Prof. Doutor Rodrigo Ramirez, Coordenador da área vertical de Design do IADE; Prof.ª Sandra Rodrigues, Fashion Designer; Prof. Doutor Carlos Rosa, Diretor do IADE; Dr. Hélder Pinto, Administrador da SANJO e Dr. Vítor Costa, Diretor Criativo da SANJO

Equipa vencedora: Joana Nunes, Hugo Horta, Pedro Ferreira, Carlos Vieira e António Quinta
Proposta vencedora SANJO Day&Night:

Modelo Sanjo Day&Night (produção) – lançamento do modelo em setembro de 2020:

A organização esteve a cabo da Coordenação da Fábrica (Ângela Silvestre) com o apoio da unidade de Projetos Especiais (Sónia André), do Observatório (Sandra Rodrigues), do Studio Lab (Alexandre Magalhães), do Digital Lab (Bruno Nobre), do Print Lab (João Flecha) do Media Lab (Mário Brás, Paulo Andrade e Pedro Rodrigues), e ainda dos estudantes residentes afetos a estes laboratórios período: Ariana Pita, Arthur Feltraco, Susana Silva, Filipa Oliveira, Catarina Costa e Ricardo Pedroso.

Peças gráficas desenvolvidas pelo Studio Lab (banners, animação, t-shirts). Cobertura fotográfica, de vídeo e respetiva edição feita pelo Media Lab. Instagram a cargo do Studio Lab e Digital Lab. Foram impressas 50 t-shirts de cores diferentes para identificação dos estudantes envolvidos no desafio e de cada grupo pelo Print Lab.

Docentes: Alexandre Magalhães, Bruno Nobre, Carlos Morais, Cristina Pinheiro, Fernando Mendes, Fernando Oliveira, Flávio Almeida, Isabel Farinha, Joana Dias, Joana Latka, Joana Ramalho, Lara Reis, Pedro Rodrigues, Rodrigo Morais, Sandra Rodrigues, Sónia André, Susana Pereira.

Desafio em números: 50 estudantes divididos em 10 equipas com o apoio de 17 docentes.

Lançamento - SANJO Special Edition by IADE

As novas sapatilhas da SANJO desenhadas pelos alunos do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia estão à venda desde dezembro de 2020. A icónica marca de sapatilhas 100% portuguesa juntou-se aos estudantes desta instituição para criar uma edição especial.

Uma sapatilha com fundo branco e um padrão de linhas retas negras - reminiscente da arte da calçada portuguesa, um dos traços mais típicos da cultura portuguesa - e que brilha no escuro, é fruto da criatividade de uma equipa de cinco alunos do IADE, vencedores do desafio criativo que a SANJO lançou aos estudantes das licenciaturas de Design, Marketing e Publicidade, Fotografia e Cultura Visual e Ciências da Comunicação, no início do ano.

Até chegar ao produto final, o processo criativo não foi fácil. “Pesquisámos várias opções e possibilidades que tínhamos em aberto dentro do mercado e chegámos à conclusão que misturar o tipicamente português com a irreverência da fotoluminescência seria algo extremamente positivo, inovador e tecnológico para a marca e para os tempos em que vivemos. O que tornou o desafio ainda mais interessante foi podermos dar asas à nossa criatividade, de uma forma simplesmente libertadora, e sem grandes barreiras para transcender”, afirma a equipa vencedora, composta por Joana Nunes, Hugo Horta, Pedro Ferreira, Carlos Vieira e António Quinta, que agora têm a oportunidade de ver a sua criação nas montras da SANJO.

Para Carlos Rosa, diretor do IADE, “é com muito orgulho que vemos um projeto da nossa instituição ser levado até ao público. Este desafio materializa tudo o que o IADE é na sua génese, mostrando aquilo que fazemos dentro de portas com o intuito de levar os nossos alunos a grandes conquistas no futuro. Somos reconhecidos pelos nossos cursos com uma forte componente prática e conseguimos mostrar que vale a pena apostar na formação superior e que fazer parte destes projetos pode, além de proveitoso a nível académico, ser muito divertido e gratificante”. O desafio, subordinado ao mote "Calça o teu lado criativo", teve como objetivo promover a aprendizagem através do learning-by-doing em contexto multidisciplinar e contou com a experiência e conhecimento de professores das áreas científicas dominantes na escola de artes e design. O modelo Sanjo K100 Special Edition by IADE integra a coleção outono/inverno 2020 da marca portuguesa.

Global Game Jam 2020

A Global Game Jam, que acontece no IADE e, simultaneamente, em vários espaços em todo o mundo, desafia os estudantes à criação de videojogos em apenas 48h. Numa imersão criativa única e sob a orientação de Bruno Miguel Silva, Coordenador da área científica de Tecnologias e do Curso de Games & Apps Development do IADE. Para Bruno Miguel Silva, Coordenador da área científica de Tecnologias e do Curso de Games & Apps Development, “A Global Game Jam é uma das melhores iniciativas na área de jogos em todo o mundo.

Estamos muito focados nesta área que, no futuro, vai gerar muitos empregos e, por isso, faz todo o sentido que o IADE participe e incentive os seus estudantes a integrarem este desafio. Nesta competição os nossos estudantes podem aplicar os conhecimentos adquiridos na licenciatura em Games & Apps Development e, também, ampliar a sua experiência e contactos numa maratona de 48h”. Em Portugal a Global Game Jam é promovida pela Ludoteca e é a maior maratona de videojogos no país e visa o desenvolvimento de ideias e da criatividade bem como a partilha de experiências e sinergias através da criação de videojogos.A primeira edição da Global Game Jam teve lugar em 2009 e, pelo quarto ano consecutivo, realiza-se no Campus de Santos, no IADE.

KIA

Os estudantes do IADE- Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia foram desafiados, através da Fábrica/IADE, pela KIA para a criação do concessionário do futuro. A LG é a parceria deste projeto onde a tecnologia assume o papel principal. A este desafio juntou-se ainda um parceiro estratégico, IMAGENS DE MARCA. Como resultado desta parceira, surgiu a oportunidade de um conjunto de alunos da Licenciatura em Design Global e do Mestrado em Design de Produto e do Espaço, pensarem sobre a digitalização dos atuais concessionários de automóveis.

Este projeto, extracurricular, foi um desafio para todos, não só pela complexidade que as várias fases envolveram, como as visitas aos concessionários e ao showroom da LG, mas também pela articulação de conteúdos provenientes do Design de Interação, do Design de Produto e do Espaço, e da Engenharia. O nosso muito obrigada a todos os professores que colaboraram, isoladamente, no esclarecimento de dúvidas aos alunos.

Bcorp

Desafio criativo lançado às turmas de 3o ano da Licenciatura em Design, no âmbito da Unidade Curricular de Projeto, para a comunicação B-Cor. Professores envolvidos: Catarina Datas, Fernando Mendes e Martim Lapa. Em coordenação com Luis Amado (B Lab Europe/ Portugal), Professores Susana Leonor (Coordenação Pedagógica), Adelino Cunha (Fábrica-IADE), Sónia André (Studio Lab-IADE) e Carlos Duarte (Pró-Reitor da UE)

Com o principal objectivo de desenvolver uma ideia/conceito disruptiva, para uma estratégia de comunicação integrada sobre a B-corp, para os diferentes espaços afetos aos nossos campus. Comunicação a ser disseminada em diferentes superfícies, como por exemplo as paredes dos diferentes edifícios e nos diversos pisos.

Games for Good 2018

Entre os dias 05 e 07 de Abril de 2018, o campus de santos irá receber a terceira edição do Games For Good, uma game jam de responsabilidade social que tem como objetivo ajudar, através do desenvolvimento de jogos, organizações não governamentais e de solidariadade social bem como instituições de utilidade publica e sem fins lucrativos, a encontrar soluções para algumas das suas necessidades reais. Este ano Contamos com a participação da comunidade vida e paz, da associação Portuguesa contra a obesidade infantil, da Associação corações com coroa, da fundação Infantil Ronald McDonald e da UPPA- União para a proteção dos animais.

Durante o fim de semana os estudantes vão desenvolver os desafios propostos pelas entidades participantes nm ambiente descontraído e de grande convivio. O Games for Good nasce no âmbito da licenciatura em Games e Apps Development da universidade europeia que oferece aos seus estudantes a possibilidade de adquirir competências essências a uma carreira internacional de sucesso na industria dos videojogos.

48h Challenge - Banco Alimentar - 2018

No fim-de-semana que antecedeu a grande recolha de produtos do Banco Alimentar Contra a Fome, os estudantes do IADE-Universidade Europeia aceitaram o desafio: reinterpretar a ideia de voluntariado. As equipas multidisciplinares envolveram estudantes de Jogos e Aplicações, Design, Ciências da Comunicação, Marketing e Fotografia. O desafio decorreu ininterruptamente durante todo o fim de semana. No final, os estudantes apresentaram uma proposta para a linha gráfica da campanha Papel por Alimentos, desenharam rótulos para os produtos sem marca distribuídos pelo Banco Alimentar Contra a Fome e criaram um jogo para telemóvel focado no voluntariado. O sucesso da iniciativa permitiu iniciar a aplicação de algumas das ideias, tendo sido efectuada uma mostra nas instalações do IADE-Universidade Europeia, inaugurada no dia 29 de Janeiro pela Dra Isabel Jonet, líder do Banco Alimentar Contra a Fome, pelo professor Pedro Barbas Homem, reitor da Universidade Europeia, e pelo professor Carlos Rosa, Director do IADE.

GLOBAL GAME JAM 2017

O IADE - Faculdade de Design, Tecnologias e Comunicação da Universidade Europeia participou, pelo terceiro ano consecutivo, na Global Game Jam, a maior iniciativa internacional totalmente dedicada à criação de jogos. O evento teve lugar entre 25 e 27 de janeiro, no campus de Santos, e também simultaneamente em vários espaços por todo o mundo. Em apenas 48 horas, os participantes - divididos por pequenos grupos, unindo esforços, conhecimentos e criatividade -, criaram videojogos que tiveram de responder a um tema único, desvendado na sessão de abertura, no dia 25.A primeira edição da Global Game Jam teve lugar em 2009 e, pelo terceiro ano consecutivo, realiza-se no campus de Santos, na Faculdade de Design, Tecnologias e Comunicação da Universidade Europeia.

O ano passado o evento concretizou-se em 108 países e foram criados mais de 8600 jogos. Em Portugal a iniciativa é promovida pela Ludoteca e este ano foram sete os espaços que receberam estudantes, professores, profissionais da área dos jogos e todas as pessoas com interesse em participar. Organizados em equipas, tiveram 48h seguidas para criarem jogos inovadores e que se relacionassem de alguma forma com o tema da edição.