Visual Merchandising

Visual Merchandising: Conceito, estratégias e benefícios

2 julho 2025

    Índice de conteúdos

Num mercado onde tudo parece já ter sido visto e feito, como é possível destacar-se? A resposta está no visual merchandising. Esta técnica não é apenas sobre organizar produtos ou escolher uma cor apelativa para a montra.  

É sobre criar experiências imersivas que influenciem o comportamento de compra, criar histórias com objetos, luzes, formas e cores. E, acima de tudo, maximizar o potencial comercial através da apresentação visual.  

Podes iniciar a tua especialização com a Licenciatura Online em Design Visual, que proporciona uma formação sólida e versátil, preparando-te para trabalhar com sucesso em áreas como Design Gráfico, de Produto, Audiovisual e de Interação. Ou podes especializar-te com o Mestrado em Branding e Design de Moda, que articula criatividade, estratégia e empreendedorismo.  

O que é o visual merchandising?

O visual merchandising, ou visual merchandiser, é uma estratégia de marketing que utiliza o espaço físico de uma loja para atrair, envolver e inspirar os consumidores. Junta criatividade, psicologia e design para criar ambientes que te fazem querer entrar e ficar.

Combina elementos como iluminação, cor, disposição dos produtos, expositores, montras, sinalética e até tecnologia para comunicar a identidade da marca e impulsionar as vendas.

Esta estratégia também aplica-se a e-commerce, através da curadoria visual em interfaces digitais, estruturas de páginas e apresentação de produtos online. Encantar consumidores também acontece por meio de ecrãs, afinal, 42% dos portugueses compram produtos que visualizaram nas redes sociais.

Para que serve o visual merchandising?

Em resumo, pode-se dizer que o visual merchandising é uma forma de reter a atenção dos compradores. Um estudo diz que 8 em cada 10 compradores baseiam as suas decisões de compra no que veem na montra.

1. Criar montras que se destacam

Para entrares numa loja, algo precisa de chamar-te a atenção. É aqui que o visual merchandising assume o protagonismo. A montra deve narrar uma história e estimular as emoções e curiosidade. Uma boa montra não mostra apenas produtos, mas desperta o interesse no público. 

2. Gerar impacto visual

Num mundo saturado de imagens, precisas de surpreender. O visual merchandising renova a apresentação visual do espaço, oferece frescura e originalidade. Uma boa construção visual não só atrai o olhar como cria aquele impulso de aquisição que não sabias que tinhas. 

3. Tornar a montra persuasiva por si só

A montra e os expositores não servem apenas para decorar. Quando bem pensados, mostram as vantagens dos produtos, os valores da marca e até criam urgência. E tudo isto sem precisares de um vendedor por perto. 

4. Aumentar o tempo na loja

Quanto mais tempo alguém passa numa loja, maiores são as hipóteses de compra. O visual merchandising ajuda a criar um ambiente agradável, que convida à exploração. Luzes, sons e texturas, tudo conta para criar uma experiência de compra multisensorial. 

5. Diferenciar da concorrência

No meio de tantas opções, a identidade visual da loja pode ser o fator decisivo. O visual merchandising confere personalidade ao espaço e ajuda-te a destacar os produtos dos restantes. 

6. Aumentar o valor das compras

Com uma disposição estratégica dos produtos, é possível incentivar os consumidores a levar mais do que aquilo que vieram comprar. A sugestão de artigos complementares bem posicionados faz toda a diferença no valor final da compra. 

Quais as vantagens do visual merchandising?

Esta prática, quando bem executada, gera diversos pontos positivos: 

  • Promoção de lançamentos e campanhas: torna mais visível e atrativa a divulgação de novos produtos, saldos ou edições limitadas. 
  • Reconhecimento da marca: ajuda a construir e reforçar a identidade visual da marca e transformar a loja num ambiente único e memorável. 
  • Diferenciação da concorrência: permite destacar-te num mercado saturado ao captar a atenção do consumidor com criatividade e originalidade. 
  • Autonomia da montra: uma boa montra comunica por si só, atrai consumidores e desperta interesse antes mesmo do contacto com um vendedor. 
  • Comunicação clara e eficaz

    : orienta o comprador pelo espaço, facilita a navegação e destaca informações relevantes sem sobrecarregar o ambiente. 

  • Impulso nas vendas: ao destacar produtos estratégicos e sugerir combinações, estimula compras por impulso e aumenta o valor médio por consumidor.
  • Aumento do tempo de permanência: cria uma experiência agradável que convida o consumidor a explorar mais o espaço, o que pode levar a mais compras.

Como aprender tudo isto?

Se gostas da ideia de criar espaços que narram histórias e se queres dominar esta arte que junta criatividade e estratégia, então este é o teu momento.  

No IADE encontras o Mestrado em Design & Publicidade, único em Portugal, ao especializar-te na interseção entre Design, Marketing e Publicidade. Forma-te para que possas liderar processos criativos e estratégicos. Podes também interessar-te pelo Mestrado em Design de Produto, do Espaço e de Interações, que forma especialistas capazes de criar soluções inovadoras e centradas no utilizador.  

Pronto para dar vida às montras? Podes também explorar a nossa oferta formativa com os cursos de design e artes visuais ou aprofundar ainda mais a tua formação e explorar áreas como marketing e comunicação.

Diretor criativo
O que faz um diretor criativo e quais são as suas funções?
22 julho 2024
Ler mais
Designer de interiores
Estudar Design de Interiores: Como iniciar nesta carreira
23 junho 2025
Ler mais

Share