Plano de Comunicação: Aprende a criar e destaca-te!
11 abril 2025
Ler maisÍndice de conteúdos
Nem todas as letras transmitem a mesma sensação. Algumas passam seriedade, aproximam-se dos consumidores e outras ainda representam pura criatividade em forma visual. Isto vai muito além da estética: existe toda uma ciência chamada tipografia que estuda precisamente isso.
Muito usada no design gráfico e no neuromarketing, a tipografia investiga como os diferentes estilos de letra podem afetar as emoções e influenciar decisões. Cada tipo de letra tem um “tom de voz”. Por isso, escolheres bem a fonte pode ser decisivo para o impacto de uma marca ou campanha publicitária.
Queres ir mais longe? O IADE oferece diversas formações que te vão ajudar, como a Licenciatura em Design, uma formação sólida e multidisciplinar. Com um plano abrangente e integrador, desenvolves competências criativas e versáteis para o mercado de trabalho. Outra opção é a Licenciatura em Design Global com uma forte componente internacional, aulas lecionadas em inglês e docentes de vários países.
Se trabalhas (ou queres trabalhar) em áreas como comunicação visual, publicidade ou branding, vais precisar de dominar a tipografia. Mais do que decorar uma página, ela comunica valores, cria ligações e evoca emoções. Escolheres a tipografia certa pode fazer toda a diferença numa estratégia.
Pensa nisto: a tipografia dá voz à marca, representa o tom, o ritmo e a atitude com que o público a recebe. Pode ser formal ou descontraída, rígida ou expressiva e cria ligação com o público. A escolha do tipo de letra deve considerar quem a vai ver (os consumidores, utilizadores, etc.) e quanto mais alinhada estiver com quem a vai ver, maior será o impacto.
Mas afinal, o que significa tipográfica? A tipografia reflete a identidade da marca. Sabes quando reconheces uma marca mesmo sem o logótipo? Isso é a força visual, é a consistência da tipografia a funcionar.
Tipografia não é apenas dispores texto numa página, é a arte de dares forma às palavras visualmente. Implica escolheres e organizares letras, estilos e arranjos para criares composições com impacto, clareza e personalidade. O design ganha voz através da tipografia.
Em suma:
Consoante um estudo, a tipografia afeta a confiança dos consumidores: as fontes com serifas são percebidas como mais fiáveis do que as sem serifas. Se quiseres perceber como escolheres a fonte ideal, aqui tens os principais estilos e o que costumam comunicar.
Agora que já sabes o que é tipografia, há três conceitos que deves aprender.
É um conjunto de letras com o mesmo estilo-base, estrutura, aparência, personalidade e variam em pequenos detalhes. Exemplos de famílias: Arial, Garamond, Montserrat, Oswald.
É uma variação na família tipográfica. Dentro de cada família, existem diferentes fontes com estilos específicos de letras. Exemplos de fontes: Arial Regular, Arial Italic ou Arial Condensed.
Importante: quanto mais fontes tiver uma família, mais possibilidades tens para criar variações no design sem perder a coerência.
Refere à espessura da letra. Por exemplo: Arial Regular, Arial Medium e Arial Bold pertencem todos à mesma família, mas têm pesos tipográficos diferentes.
As espessuras mais comuns são: thin, light, regular, medium, bold e black.
Criar uma fonte de raiz exige tempo, técnica e planeamento. Se te quiseres aventurar, segue estes passos:
A criação da tipografia, está geralmente associada a designers avançados e tipógrafos. Por esta razão, se achas que isto é demasiado avançado, conhece as ferramentas que podes usar:
Agora que já sabes o que é tipografia e alguns dos seus estilos, tens uma ferramenta poderosa nas mãos para criar impacto visual e emocional nas tuas criações. Afinal, o objetivo principal é sobre comunicar com intenção.
Queres ir mais fundo? No IADE encontras formações pensadas para ti. Da teoria à prática, aqui tens espaço para aprenderes, experimentares e criares com propósito.