Mãos a apontar para diferentes Tipografias

Tipografia: Como escolheres a fonte ideal para transmitires emoção e personalidade à marca

27 maio 2025

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Nem todas as letras transmitem a mesma sensação. Algumas passam seriedade, aproximam-se dos consumidores e outras ainda representam pura criatividade em forma visual. Isto vai muito além da estética: existe toda uma ciência chamada tipografia que estuda precisamente isso. 

Muito usada no design gráfico e no neuromarketing, a tipografia investiga como os diferentes estilos de letra podem afetar as emoções e influenciar decisões. Cada tipo de letra tem um “tom de voz”. Por isso, escolheres bem a fonte pode ser decisivo para o impacto de uma marca ou campanha publicitária. 

Queres ir mais longe? O IADE oferece diversas formações que te vão ajudar, como a Licenciatura em Design, uma formação sólida e multidisciplinar. Com um plano abrangente e integrador, desenvolves competências criativas e versáteis para o mercado de trabalho. Outra opção é a Licenciatura em Design Global com uma forte componente internacional, aulas lecionadas em inglês e docentes de vários países. 

O que é a tipografia e porque é tão importante

Se trabalhas (ou queres trabalhar) em áreas como comunicação visual, publicidade ou branding, vais precisar de dominar a tipografia. Mais do que decorar uma página, ela comunica valores, cria ligações e evoca emoções. Escolheres a tipografia certa pode fazer toda a diferença numa estratégia. 

Pensa nisto: a tipografia dá voz à marca, representa o tom, o ritmo e a atitude com que o público a recebe. Pode ser formal ou descontraída, rígida ou expressiva e cria ligação com o público. A escolha do tipo de letra deve considerar quem a vai ver (os consumidores, utilizadores, etc.) e quanto mais alinhada estiver com quem a vai ver, maior será o impacto. 

Mas afinal, o que significa tipográfica? A tipografia reflete a identidade da marca. Sabes quando reconheces uma marca mesmo sem o logótipo? Isso é a força visual, é a consistência da tipografia a funcionar. 

Tipografia não é apenas dispores texto numa página, é a arte de dares forma às palavras visualmente. Implica escolheres e organizares letras, estilos e arranjos para criares composições com impacto, clareza e personalidade. O design ganha voz através da tipografia. 

Em suma:

  • A tipografia influencia a perceção de uma marca. 
  • Cada tipo de letra transmite emoções diferentes. 
  • A escolha da fonte certa fortalece a identidade visual. 
  • Podes (e deves) usar a tipografia como aliada no design. 

Tipos de fontes de letras: O que transmitem e como usar

Consoante um estudo, a tipografia afeta a confiança dos consumidores: as fontes com serifas são percebidas como mais fiáveis do que as sem serifas. Se quiseres perceber como escolheres a fonte ideal, aqui tens os principais estilos e o que costumam comunicar. 

Com serifas - Serif

  • Características: clássicas, com traços decorativos nas extremidades. 
  • Transmitem: tradição, confiança, seriedade, autoridade. 
  • Exemplos: Garamond, Times New Roman, Bodoni. 
  • Usadas por: Google, Sony. 

Sem serifas - Sans Serif

  • Características: linhas limpas e modernas, sem traços decorativos. 
  • Transmitem: simplicidade, modernidade, clareza, inovação. 
  • Exemplos: Arial, Helvetica, Futura. 
  • Usadas por: LinkedIn, Spotify. 

Manuscritas - Script

  • Características: imitam a caligrafia manual, com traços delicados. 
  • Transmitem: elegância, proximidade, sensibilidade, requinte. 
  • Exemplos: Lucida Calligraphy, Vivaldi, Mistral. 
  • Usadas por: Cadillac, Kellogg’s. 

Display - Fantasy

  • Características: criadas para se destacarem, com formas únicas e criativas. 
  • Transmitem: ousadia, originalidade, irreverência, estilo único. 
  • Exemplos: Luckiest Guy, Poiret One, Monoton. 
  • Usadas por: Disney. 

Fontes, famílias e pesos: Três conceitos essenciais

Agora que já sabes o que é tipografia, há três conceitos que deves aprender.

1. Família tipográfica

É um conjunto de letras com o mesmo estilo-base, estrutura, aparência, personalidade e variam em pequenos detalhes. Exemplos de famílias: Arial, Garamond, Montserrat, Oswald. 

2. Fonte

É uma variação na família tipográfica. Dentro de cada família, existem diferentes fontes com estilos específicos de letras. Exemplos de fontes: Arial Regular, Arial Italic ou Arial Condensed.

Importante: quanto mais fontes tiver uma família, mais possibilidades tens para criar variações no design sem perder a coerência. 

3. Peso tipográfico

Refere à espessura da letra. Por exemplo: Arial Regular, Arial Medium e Arial Bold pertencem todos à mesma família, mas têm pesos tipográficos diferentes. 

As espessuras mais comuns são: thin, light, regular, medium, bold e black. 

Como podes criar uma tipografia

Criar uma fonte de raiz exige tempo, técnica e planeamento. Se te quiseres aventurar, segue estes passos:

  1. Definir se a fonte terá ou não serifas. 
  2. Planear o grid base para as letras. 
  3. Desenhar os caracteres principais (letras de controlo). 
  4. Desenhar o alfabeto completo, números e pontuação. 
  5. Digitalizar e vetorizar. 
  6. Aplicar regras de espaçamento. 
  7. Exportar em formatos como OpenType. 

A criação da tipografia, está geralmente associada a designers avançados e tipógrafos. Por esta razão, se achas que isto é demasiado avançado, conhece as ferramentas que podes usar: 

Hora de criares com intenção

Agora que já sabes o que é tipografia e alguns dos seus estilos, tens uma ferramenta poderosa nas mãos para criar impacto visual e emocional nas tuas criações. Afinal, o objetivo principal é sobre comunicar com intenção. 

Queres ir mais fundo? No IADE encontras formações pensadas para ti. Da teoria à prática, aqui tens espaço para aprenderes, experimentares e criares com propósito. 

  • A Dupla Titulação em Ciências da Comunicação e Marketing e Publicidade combina uma formação ampla com especialização criativa e empresarial, mediante um plano de estudos articulado. 
  • A Licenciatura em Marketing e Publicidade tem uma formação de cariz prático, criativa e ligada à realidade das empresas. Trabalhas com projetos reais e aprendes com docentes com uma forte ligação ao sector. 
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