Revolução pedagógica ou pandemónio digital?

Após muitos anos de debate nos mais diversos círculos académicos, a pandemia de Covid-19 transformou o ensino à distância, de uma metodologia de méritos pedagógicos questionáveis e de difícil adoção, num fator incontornável do quotidiano de qualquer professor
  • Início
  • Blog
  • Revolução pedagógica ou pandemónio digital?
Revolução pedagógica ou pandemónio digital?
9 outubro 2020
Após muitos anos de debate nos mais diversos círculos académicos, a pandemia de Covid-19 transformou o ensino à distância, de uma metodologia de méritos pedagógicos questionáveis e de difícil adoção, num fator incontornável do quotidiano de qualquer professor

Após muitos anos de debate nos mais diversos círculos académicos, a pandemia de Covid-19 transformou o ensino à distância, de uma metodologia de méritos pedagógicos questionáveis e de difícil adoção, num fator incontornável do quotidiano de qualquer professor.

Em 2020, ano horribilis pandemus, literalmente todas as instituições adotaram o ensino à distância, com mais ou menos sucesso, recorrendo às mais diversas tecnologias. Feita esta curva “apertada” de aprendizagem inicial, importa, no entanto, refletir no impacto que a adoção forçada do digital deve ter nos nossos modelos pedagógicos. Dito de outra forma, como podemos evitar que a pandemia decline no pandemónio digital do ensino?

(...)

Importa assim que o ensino superior aproveite esta oportunidade para se reinventar, sem perder a chancela de qualidade que o deve caracterizar. Desde logo, agora que a barreira à adoção tecnológica baixou consideravelmente, devem as instituições aproveitar os próximos anos para modernizar os seus processos pedagógicos e capacitar o corpo docente para ensinar num novo contexto híbrido, integrando o digital com o presencial.

Por outro lado, será fundamental aos reguladores agilizar os processos de acreditação para que as instituições de ensino superior consigam mais facilmente incorporar novas metodologias com recurso à tecnologia, sob o risco do setor ceder espaço ao pandemónio digital que se adivinha. Será, acima de tudo, necessário fazer do digital uma oportunidade para modernizar, e até mesmo, revolucionar o conceito pedagógico do ensino superior para bem da sua sobrevivência e para assegurar um ensino de qualidade aos nossos alunos.

Excerto do artigo de opinião escrito por Milton de Sousa, reitor da Universidade Europeia, para o Jornal Económico. O artigo original pode ser encontrado aqui .

"Para além de uma abordagem refrescante a cada temática, convivemos com professores tecnicamente muito bons, com paixão pelos conteúdos e experiência prática da realidade empresarial."
12 julho 2023
Ler mais
"O Mestrado e Design Management deu-me uma base sólida de conhecimentos em design e gestão, oportunidades de networking e colaboração com colegas e professores. O IADE preparou-me para os desafios do mundo real."
7 junho 2023
Ler mais
Ver mais posts
Share

Av. Dom Carlos I, 4

1200-649 Lisboa. Portugal

+351 213 939 690

© 2023 IADE. Todos os direitos reservados.