Quando a distopia se transforma em realidade

Winston Smith, criado em 1949 por George Orwell, viveu num livro uma vida distópica em 1984
  • Início
  • Blog
  • Quando a distopia se transforma em realidade
Quando a distopia se transforma em realidade
8 novembro 2021
Winston Smith, criado em 1949 por George Orwell, viveu num livro uma vida distópica em 1984

Winston Smith, criado em 1949 por George Orwell, viveu num livro uma vida distópica em 1984. Tivesse ele esperado mais 37 anos e o livro onde viveu ganharia vida!

Falo dos novos xerifes que patrulham a cidade de Singapura. São robôs. Não são polícias a sério. Mas têm nome. Mas se têm nome não serão pessoas? Não.

São provavelmente os novos funcionários do "Ministério da Verdade" deste país asiático, que ao contrário de Winston não querem em segredo revoltar-se contra o Grande Irmão, munido de robôs equipados com câmaras que permitem detetar "comportamentos sociais indesejáveis" como por exemplo abandonar uma trotinete numa ciclovia ou fumar em locais interditos. Michael Lim, o gestor desta alarvidade social, diz que o Xavier será a nova arma contra a insegurança. Será?

Excerto do artigo de opinião de Carlos Rosa, Designer e diretor do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, para o Diário de Noticias. O artigo completo está disponível aqui.

"O Mestrado e Design Management deu-me uma base sólida de conhecimentos em design e gestão, oportunidades de networking e colaboração com colegas e professores. O IADE preparou-me para os desafios do mundo real."
7 junho 2023
Ler mais
"Escolhi o Doutoramento do IADE pelo reconhecimento nacional e internacional da instituição na área do Design. Sabia que era a melhor opção para o que procurava e para desenhar o meu futuro."
23 maio 2023
Ler mais
Ver mais posts
Share

Av. Dom Carlos I, 4

1200-649 Lisboa. Portugal

+351 213 939 690

© 2023 IADE. Todos os direitos reservados.