O jogo da educação

Houston we have a problem: escrevi aqui algures, em tempos, que o decréscimo do efeito Flynn é cada vez mais evidente, pois o QI dos filhos, pela primeira vez em décadas de monitorização, é inferior ao dos pais
  • Início
  • Blog
  • O jogo da educação
O jogo da educação
18 maio 2022
Houston we have a problem: escrevi aqui algures, em tempos, que o decréscimo do efeito Flynn é cada vez mais evidente, pois o QI dos filhos, pela primeira vez em décadas de monitorização, é inferior ao dos pais

Houston we have a problem: escrevi aqui algures, em tempos, que o decréscimo do efeito Flynn é cada vez mais evidente, pois o QI dos filhos, pela primeira vez em décadas de monitorização, é inferior ao dos pais. Pois, mas parece que... afinal já não!

Num recente estudo, sobre o impacto da exposição aos videojogos, televisão e redes sociais na inteligência de crianças, provou-se que os videojogos têm um impacto positivo no desenvolvimento intelectual das crianças pois as que jogaram mais videojogos, mostraram um acréscimo em ganhos de inteligência. Em oposição, os que viram televisão ou estiveram apenas mergulhados nas redes sociais, mantiveram os seus níveis intelectuais. Este estudo que envolveu cerca de 9800 crianças entre os 9 e os 10 anos que foram depois monitorizadas 2 anos mais tarde, foi publicado pela Nature, uma das mais reputadas editoras em vários campos da ciência, portanto eu diria que em termos de credibilidade científica o artigo cobre todos os pressupostos.

Excerto do artigo de opinião de Carlos Rosa, Designer e diretor do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, para o Diário de Notícias.

O artigo completo está disponível aqui.

Tese de aluno do IADE conquista o 3ª lugar na competição da EDCOM
19 março 2024
Ler mais
Emília Duarte: “A atribuição de género às áreas científicas continua evidente”
11 fevereiro 2024
Ler mais
Ver mais posts
Share