"O IADE é uma das poucas faculdades que oferece a licenciatura em Desenvolvimento de Jogos e Aplicações", Mariya Nevarra, aluna do IADE

Mariya Nevarra é aluna da Licenciatura Global em Games Development e uma das finalistas do concurso Playstation Talents
  • Início
  • Blog
  • "O IADE é uma das poucas faculdades que oferece a licenciatura em Desenvolvimento de Jogos e Aplicações", Mariya Nevarra, aluna do IADE
"O IADE é uma das poucas faculdades que oferece a licenciatura em Desenvolvimento de Jogos e Aplicações", Mariya Nevarra, aluna do IADE
2 dezembro 2021
Mariya Nevarra é aluna da Licenciatura Global em Games Development e uma das finalistas doconcurso Playstation Talents

Mariya Nevarra é aluna da Licenciatura Global em Games Development e uma das finalistas do concurso Playstation Talents.

Porque escolheste o IADE? Escolhi o IADE porque é uma das poucas faculdades que oferece a licenciatura em Desenvolvimento de Jogos e Aplicações e pela forte reputação que tem em todo o mundo.

Em que momento percebeste que criar fazia parte de ti? Quando era criança, adorava criar coisas únicas e novas. Tinha uma paixão pelo desconhecido e gostava de experimentar praticamente tudo o que fazia: desenhos, apresentações, ensaios. Aprender a fazer jogos deu-me mais confiança de que a criação faz parte de mim!

Dos projetos que desenvolveste no IADE, quais consideras mais memoráveis? Enquanto estudante do 3.º ano, e olhando para trás, penso que todos os projetos que fiz viverão para sempre na minha memória. Mas o mais memorável é provavelmente o primeiro projeto. Foi o primeiro jogo que fiz e esforcei-me muito pelo seu desenvolvimento. Eu realmente apreciei aquele jogo! Agora, estou a trabalhar arduamente para terminar o meu projeto em curso e o mais desafiante, e acho que isso vai torná-lo o segundo mais memorável.

Ser criativo é...? ...estar verdadeiramente vivo!

Conta-nos uma experiência da vida académica que tenha sido especialmente importante para ti. Provavelmente o jogo 3D ("Metanoia") que fiz em colaboração com designers e o momento em que o vi entre os 10 nomeados para a PlayStation Talents.

Como imaginas o teu futuro? Embora esteja principalmente a estudar na área de programação do Desenvolvimento de Jogos, gostaria de eventualmente tornar-me num Game Designer e combinar todas as coisas que adoro: código, arte e design. Espero entrar numa boa empresa e criar produtos que façam a diferença.

Descreve-te em três palavras.

Criativa, Gentil, Corajosa.

Quais os maiores trunfos da tua licenciatura e de que forma achas que vão influenciar a tua performance profissional no futuro? Tudo o que aprendi no IADE vai ter um impacto positivo na minha carreira futura, de uma forma ou de outra. As maiores vantagens da minha licenciatura são: a diversidade de temas, os projetos desafiantes, muitos eventos profissionais e workshops e, claro, a quantidade de linguagens e técnicas de programação que aprendemos. Acredito que estas coisas são a base para uma startup de sucesso na minha área.

O que está na tua lista de desejos? Publicar o meu primeiro projeto pessoal; tornar-me amplamente reconhecida pelo meu trabalho no futuro; ter sempre o meu outro significativo e os meus entes queridos perto de mim; viajar para todos os continentes e ter a liberdade de escolher onde viver; ser sempre criativa, e muitos mais!

Pode solicitar mais informações sobre a Licenciatura Global em Games Development aqui.

Tese de aluno do IADE conquista o 3ª lugar na competição da EDCOM
19 março 2024
Ler mais
Emília Duarte: “A atribuição de género às áreas científicas continua evidente”
11 fevereiro 2024
Ler mais
Ver mais posts
Share