Dia Mundial dos Oceanos
Desde 2008 que as Nações Unidas decidiram oficializar o dia 8 de junho como o Dia Mundial dos Oceanos visando celebrar a importância dos oceanos para o clima e para a biosfera
Desde 2008 que as Nações Unidas decidiram oficializar o dia 8 de junho como o Dia Mundial dos Oceanos visando celebrar a importância dos oceanos para o clima e para a biosfera.
Todos os anos é definido um tema central com o objetivo de abrir o debate a novas ideias e projetos de preservação e proteção dos mares e oceanos.
O mar tem vindo a ser encarado pelo país como um ativo muito importante. Exemplo disso é a organização da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas agendada para junho 2020 em Lisboa, a qual viria a ser adiada por causa da pandemia COVID-19.
Uma vez que 97% do território de Portugal é mar, e que apenas 3% é continente e ilhas dado possuir a 3ª maior Zona Económica Exclusiva da União Europeia e a 11ª do mundo, consideramos, tal como apontado por António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, que é imprescindível o “Apelo aos governos e a todos os interessados que se comprometam com a conservação e a sustentabilidade dos oceanos, através da inovaç ão e da ciência.”
As comemorações deste ano decorreram online sob o tema “Inovação para um oceano sustentável”, com o intuito de promover a consciencialização e a mobilização face aos impactos das ações humanas sob os ecossistemas.
Professora Doutora Isabel Farinha
IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia