
Como te podes tornar programador de games em Portugal
- O que faz um programador de videojogos?
- Funções principais de um programador de videojogos
- Passos essenciais para programares jogos
- Linguagens de programação usadas em videojogos
- Python
- JavaScript
- Java
- C++
- C#
- Principais engines para criação de videojogos
- Unreal Engine
- Unity
- Como ser um criador de jogos?
Índice de conteúdos
O desenvolvimento de software para videojogos consiste na criação do código que controla a mecânica do jogo, as leis físicas virtuais, os sistemas de inteligência artificial e todos os elementos interativos.
Este trabalho realiza-se ao recorrer a motores gráficos como o Unity ou o Unreal Engine, e a linguagens de programação como C# ou C++.
O processo de criação de videojogos começa pela conceptualização da ideia, passa pela estruturação do projeto, pela escolha do motor gráfico adequado e pela integração dos recursos visuais e sonoros. Só depois se avança para as fases de teste e otimização do produto final, garantindo que o jogo corra de forma fluida e envolvente.
Se queres saber como ser um criador de jogos, podes começar por estudar o Bachelor's in Games Development, lecionado 100% em inglês, com metodologia hands-on e foco em projetos para preparar-te para uma carreira internacional como game developer e para o desenvolvimento de videojogos web e mobile. Irás dominar linguagens como Processing, JavaScript, C# e C++, e motores como Unity e Unreal.
O que faz um programador de videojogos?
Um programador de videojogos é um especialista em software que cria, desenha e programa jogos digitais para diferentes plataformas, desde consolas e computadores até aplicações móveis. Também é responsável por traduzir ideias criativas em código funcional e por trabalhar em equipas com artistas, designers e argumentistas para integrar todos os elementos necessários ao jogo.
Estes profissionais recorrem a motores de jogo e linguagens de programação para criar gráficos, interatividade, estrutura, níveis e jogabilidade, assegurando sempre um resultado de qualidade.
Funções principais de um programador de videojogos
- Programação: escreve o código que faz o jogo funcionar — lógica, gestão gráfica, física e inteligência artificial.
- Design de jogo: participa na conceptualização da mecânica, narrativa e design de níveis.
- Integração de elementos: incorpora animações, sons e arte criados por outros especialistas.
- Utilização de motores de jogo: gere o grafismo e a física através de ferramentas como Unity e Unreal Engine acelera o processo de desenvolvimento.
- Trabalho multidisciplinar: colabora com equipas de guionistas, músicos e designers gráficos.
- Testes e depuração: realiza testes contínuos, identifica e corrige erros para assegurar o desempenho ideal.
- Adaptação a plataformas: programa aplicações interativas para PC, consolas, web ou dispositivos móveis.
Passos essenciais para programares jogos
- Define o conceito e a jogabilidade: objetivo, público-alvo, género, mecânicas, plataformas. Resume tudo num GDD (Game Design Document).
- Escolhe a engine de jogos (Unity, Unreal, GameMaker) adequada ao projeto — isto determina quais serão as linguagens (C#, C++, GDScript, etc.) e o pipeline.
- Prototipa rapidamente as mecânicas-chave: foca-te no core loop e na sensação de jogo.
- Testa e itera até estabilizar uma base jogável: corrige bugs, otimiza desempenho e UX.
- Adiciona arte, som e narrativa, fecha níveis e prepara builds para publicar.
Linguagens de programação usadas em videojogos
Como já supracitado, há diversas linguagens de programação utilizadas na área de jogos. Conhece as mais utilizadas:
Python
Ótima para começares: sintaxe simples, muitas bibliotecas (Pygame, Panda3D) e forte para prototipagem e lógica de jogo/servidor. Exemplos: EVE Online usa Stackless Python no back-end; Civilization IV expõe sistemas a Python para modding.
JavaScript
A escolha natural para jogos web no navegador: corre em qualquer dispositivo, sem ser necessário a instalação. Exemplos: 2048 foi escrito em JavaScript/CSS; Agar.io nasceu como um jogo web desenvolvido em JavaScript/Node.js com WebSockets para multijogador, popularizando o género dos ‘.io games’.
Java
Portável (“write once, run anywhere”), muito usada em PC e em mobile. Exemplos: Minecraft (Java Edition) foi criado em Java; RuneScape começou como um jogo de navegador em Java.
C++
Linguagem de alto desempenho para jogos 3D e motores gráficos. Exemplo: o Unreal Engine é programado em C++ e alimenta t ítulos como Fortnite.
C#
Muito usada com o Unity, combina produtividade e bom desempenho — ideal para jogos indies e AA. Exemplos: Hollow Knight foi desenvolvido no Unity (scripting em C#); o próprio Unity documenta C# como base do scripting.
Principais engines para criação de videojogos
Se pensas em criar o teu próprio jogo, vais ouvir falar muito em engines — também conhecidas como motores de jogo. Estes são programas que reúnem e integram todos os elementos de um videojogo (modelos 3D, animações, luz, som, física, texturas, etc.) para que tudo funcione em conjunto.
Para não começares do zero, uma engine oferece-te uma base técnica pronta: basta adicionares os teus gráficos, mecânicas e níveis. Assim, poupas tempo, tornas o processo mais visual e concentras-te no que realmente importa — a jogabilidade e a experiência do jogador.
Existem muitas engines no mercado, mas as mais usadas e acessíveis são a Unreal Engine e a Unity.
Unreal Engine
Criada pela Epic Games, a Unreal Engine é uma das ferramentas mais poderosas do mundo dos videojogos. Permite criar t ítulos para PC, consolas e mobile, com gráficos ultrarrealistas e física avançada. É usada sobretudo em jogos AAA — os grandes blockbusters do sector.
- Linguagem: usa C++ e o sistema visual Blueprints, ideal para quem quer programar sem escrever tanto código.
- Melhor para: criadores com alguma experiência ou equipas profissionais.
Jogos criados com Unreal Engine:
- Fortnite (Epic Games).
- Minecraft Dungeons (Mojang Studios).
- Life is Strange (Dontnod Entertainment).
- Batman: Arkham City (Rocksteady Studios).
Curiosidade: também é usada no cinema — The Mandalorian (Disney+) foi filmada com cenários digitais criados em Unreal Engine.
Unity
A Unity, desenvolvida pela Unity Technologies, é uma das engines mais populares entre estudantes e criadores independentes. É conhecida pela facilidade de uso e pela interface intuitiva, o que a torna perfeita para iniciantes.
- Linguagem: utiliza C#, simples e versátil.
- Melhor para: jogos indie, mobile e projetos multiplataforma.
Jogos criados com Unity:
- Fall Guys (Mediatonic).
- Cuphead (Studio MDHR).
- Hollow Knight (Team Cherry).
- Ori and the Blind Forest (Moon Studios).
Além de jogos, a Unity é usada em realidade aumentada, realidade virtual e simulações 3D.
Como ser um criador de jogos?
Se adoras videojogos, há vários caminhos formativos que podem levar-te até esta profissão. Para destacares-te neste sector, é aconselhável escolher programas especializados em videojogos.
Dá o primeiro passo com estes cursos do IADE:
- Postgraduation in Game Design, 100% lecionada em inglês. Programa que cobre todo o ciclo de design — do conceito ao protótipo — com ferramentas reais como o DREAMS™ (parceria Media Molecule) e PlayStation® Talents. Prepara-te para entrar em equipas de desenvolvimento, começar carreira como game designer ou lançar o teu próprio projeto.
- Mestrado em Design e Produção de Jogos, desenvolvido para aprofundares em design, programação, mecânicas interativas e experiências imersivas. Metodologia prática, com projetos colaborativos e acesso a ferramentas da indústria como Unity e Unreal Engine.
- Doutoramento em Desenvolvimento de Jogos Digitais, pioneiro em Portugal que une IADE e IPCA para investigar e criar na intersecção entre game design, IA, VR/AR e experiência do utilizador.
Podes ainda complementar a tua formação com cursos curtos focados em tecnologias emergentes, como:
- Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) aplicadas aos videojogos;
- Programação em Python, uma das linguagens mais versáteis e requisitadas da atualidade.
O mercado de videojogos está em rápida expansão — e Portugal acompanha esta tendência. Com uma formação sólida e especializada, poderás trabalhar em estúdios nacionais e internacionais, desenvolver os teus próprios projetos independentes ou integrar equipas criativas que moldam o futuro do entretenimento digital.
Prepara-te para liderar a inovação nos videojogos e nas áreas digitais emergentes com o IADE.