BLOG

#CreatingCreators  

14/07/2021

Como explicar a humanidade para o resto do universo?


quase 50 anos, o jornalista Eric Burgess estava a fazer uma visita a uma companhia aeroespacial aquando do lançamento da Pioneer 10, para aquela que seria a primeira expedição exploratória do espaço interestelar, e depara-se com uma ansiedade que se transforma numa ideia genial: e se houver a possibilidade de encontrar vida extraterrestre, como comunicar? Como falar com estes "indivíduos"? Porque não levar uma mensagem da vida na Terra para a vida inteligente fora dela?

 

Capture-4

 

Burgess partilhou estas ideias com o seu amigo de longa data, Carl Sagan, na altura diretor do laboratório de estudos planetários da Universidade de Cornell, e convenceu-o de que era boa ideia criar um sistema de comunicação visual que desse a conhecer os humanos e o seu quotidiano... a eventuais espécies extraterrestres que a Pioneer 10 pudesse encontrar na sua expedição.

Excerto do artigo de opinião de Carlos Rosa, Designer e diretor do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, para o Diário de Noticias. O artigo completo está disponível aqui.
VOLTAR >>