A dois tempos: Maslow e a pirâmide míope

A hierarquia das necessidades humanas, proposta por Abraham Maslow algures a meio do século passado, é provavelmente das presenças mais assíduas nos tradicionais manuais de marketing
  • Início
  • Blog
  • A dois tempos: Maslow e a pirâmide míope
A dois tempos: Maslow e a pirâmide míope
12 novembro 2020
A hierarquia das necessidades humanas, proposta por Abraham Maslow algures a meio do século passado, é provavelmente das presenças mais assíduas nos tradicionais manuais de marketing

A hierarquia das necessidades humanas, proposta por Abraham Maslow algures a meio do século passado, é provavelmente das presenças mais assíduas nos tradicionais manuais de marketing. E é fácil compreender porquê.

Organizada numa apelativa pirâmide, a sugestão do psicólogo norte-americano destaca-se pela sistematização pragmática das elusivas motivações humanas. Da base para o topo, necessidades básicas, necessidades psicológicas e, por fim, necessidades de realização pessoal, são encadeadas numa progressão lógica que dá um sentido unidireccional inteligível ao confuso desígnio humano. Admitidamente, a Pirâmide de Maslow apresenta-se como um esquema visual atraente, inegavelmente simples e eloquente, que parece conter, em si mesmo, a chave-mestra para o comportamento do consumidor. E neste registo singular, tem sobrevivido a um passar do tempo pouco meigo em críticas.

Importa reconhecer que, para o desenho de qualquer teoria minimamente abrangente, é quase inevitável um certo grau de simplificação e de abstração. Caso contrário, seria praticamente impossível o processo de generalização e extrapolação que, de forma genérica, permite a formulação teórica cumprir o seu propósito existencial. Ora, neste ponto em particular, a Pirâmide de Maslow parece satisfazer os requisitos. E com distinção notável. Afinal, num único esquema e com meia dúzia de elementos, parecem resolvidas interrogações existenciais seculares.

Excerto do artigo de opinião de João Campos, professor no IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, para o Gerador. O artigo completo pode ser consultado aqui .

"Escolhi o Doutoramento do IADE pelo reconhecimento nacional e internacional da instituição na área do Design. Sabia que era a melhor opção para o que procurava e para desenhar o meu futuro."
23 maio 2023
Ler mais
"IADE presented me with a unique opportunity to study Creative Technologies in a multidisciplinary and emerging field, all while being taught entirely in English."
11 maio 2023
Ler mais
Ver mais posts
Share

Av. Dom Carlos I, 4

1200-649 Lisboa. Portugal

+351 213 939 690

© 2023 IADE. Todos os direitos reservados.