Os workshops são realizados sobre temas de interesse para a comunidade do IADE e podem ser desenvolvidos pelas equipas dos laboratórios e departamentos que integram a Fábrica ou convidados, quer sejam empresas parceiras, estudantes ou antigos estudantes.
A Fábrica-IADE, numa ação conjunta com os departamentos de Marketing e Admissão, organizou uma iniciativa com o propósito de dar a oportunidade a estudantes do Ensino Secundário e Ensino Profissional de conhecerem um pouco das áreas de atuação da Faculdade. A 2ª edição Young Creators Workshop, que decorreu entre 17 e 25 de maio de 2022 desafiou os alunos a darem asas à sua criatividade em vários workshops gratuitos.
O Young Creators Workshop tem como principal objetivo proporcionar um primeiro contacto com a realidade do ensino do Design e da Criatividade no IADE, bem como possibilitar o conhecimento de laboratórios e de alguns professores do IADE.
Seja na área de Design, Fotografia ou Comunicação, o Young Creators Workshop ofereceu várias opções para que os estudantes pudessem experimentar as áreas que mais lhes interessaram.
Programação dos Workshops:
Os Laboratórios da Fábrica-IADE desenvolveram mais um conjunto de workshops*, exclusivo para os estudantes do IADE. Com vagas limitadas e sujeitos a inscrição, estes workshops decorreram na pausa dos semestre, entre 31 de janeiro e 11 de fevereiro de 2022.
MEDIA LAB
Workshop de iniciação ao software Final Cut Pro
Descrição: Introdução básica ao software de edição vídeo profissional Apple Final Cut Pro X.
Nota: (os estudantes que quiserem podem fazer download da versão Trial (gratuito 90 dias) no site da Apple | https://www.apple.com/final-cut-pro/trial/ )
Workshop de Criação Audiovisual
Objetivos: Abordar todas as áreas de produção (Pré-produção, Produção e Pós-produção) e estilos (Cinema, Documentário, Entrevistas, Reportagens, Videoclips, etc) de um conteúdo audiovisual.
Workshop Iluminação com software 3D
Descrição: Na fotografia a luz é tudo. Saber iluminar é saber fotografar, filmar ou criar ambientes em software 3D. Com uma boa iluminação a narrativa, o mood da história e o universo criado ficam reais e a tua história verdadeira. Pontos essências do programa: Breve apresentação sobre o impacto da iluminação criada para ambientes 3D. As características da Luz. O princípio da iluminação a 3 pontos. Ferramentas e controlos disponíveis para iluminar em aplicações de software 3D.
Workshop Conceitos Fotográficos – técnicos
Descrição: Desenvolvimento de competências ao nível de utilização da câmara fotográfica. Diafragma - relação entre Abertura e profundidade de Campo. Obturador – relação entre Velocidade de exposição e congelamento/arrastamento. Sensibilidade – relação entre ISO e ruído digital. Lei da reciprocidade. Distância focal - deformação ótica e proporção. Modos de operação: Manual, Prioridade Abertura, Prioridade Velocidade, Programa. Execução de exercícios práticos.
Material necessário: câmara fotográfica digital; computador pessoal com lightroom
TECH LAB
Introdução ao desenvolvimento 3D em Unity
Descrição: Introdução ao Unity e à programação em C# para desenvolvimento de projetos 3D
Destinatários: qualquer aluno com interesse em aprender a programar, mas sem conhecimento prévio de programação pode assistir e aprender desde o início (Level 0).
Requisito: Instalarem o software Unity (podem descarregar a partir deste link https://unity.com/download) em alternativa podem dirigir-se à sala 13 e pedir apoio ao José Graça.
Game Design em Unity
Descrição: Desenvolvimento de um nível em Unity utilizando conceitos básicos de programação e ferramentas do software.
Destinatários: Alunos com conhecimentos básicos de programação ou que tenha frequentado o Introdução ao desenvolvimento 3D em Unity (9.01.22).
A Fábrica-IADE, numa ação conjunta com os departamentos de Marketing e Admissão, organizou uma iniciativa com o propósito de dar a oportunidade a estudantes do Ensino Secundário e Ensino Profissional de conhecerem um pouco das áreas de atuação da Faculdade. Assim, de 17 a 21 de maio, decorreu o Young Creators Workshop que desafiou estes alunos a darem asas à sua criatividade em vários workshops gratuitos.
O Young Creators Workshop teve principal objetivo proporcionar um primeiro contacto com a realidade do ensino do Design e da Criatividade no IADE, bem como possibilitar o conhecimento de laboratórios e de alguns professores do IADE de forma totalmente virtual, já que estes workshops foram acedidos a partir de casa dos participantes.
Seja na área de Design, Fotografia ou Comunicação, o Young Creators Workshop ofereceu várias opções para que os estudantes pudessem experimentar as áreas que mais lhes interessaram.
Programação dos Workshops:
A Fábrica-IADE desenvolveu em conjunto com o Professor Manuel Lima, uma série de masterclasses e workshops sobre a visualização de data que decorreu no 2º semestre do ano letivo 2021.2022. As masterclasses tiveram a duração de 1 hora, em formato on-line, e os workshops foram dados presencialmente, no mesmo dia, com um total de 5 horas.
Manuel Lima, professor convidado do IADE no ano letivo 2021.2022, tem uma ampla experiência profissional, com mais de quinze anos de experiência projetando experiências digitais e liderando equipas em empresas como Google, Codecademy, Microsoft, Nokia, R / GA, Kontrapunkt e Museu da Imagem em Movimento.
Manuel Lima, eleito "uma das 50 mentes mais criativas e influentes" pela revista Creativity, é membro da Royal Society of Arts, fundador da VisualComplexity.com, gerente sênior de UX do Google e professor regular de visualização de dados na Parsons Escola de Design. É uma voz líder em visualização de informação e tem falado em mais de 80 conferências, universidades e festivais em quatro continentes.
É o autor de três livros traduzidos em várias línguas. Seu último livro, The Book of Circles: Visualizing Spheres of Knowledge (2017), cobre 1.000 anos de obsessão duradoura da humanidade com todas as coisas circulares.
Tal como acontece com a linguagem escrita, a visualização de dados é feita de blocos de construção individuais que, quando combinados sob um conjunto de regras, podem gerar inúmeras combinações e comunicar qualquer conceito de forma visual. Nesta masterclass, os alunos aprenderam o que torna a visualização de dados uma linguagem, conheceram seus principais ingredientes e sua gramática subjacente. Voltado para o praticante curioso ou novato, a masterclass teve um exercício rápido e tempo para perguntas e respostas no final.
Agenda:
A masterclass, exclusiva para a comunidade IADE, aconteceu em formato online e recebeu 62 inscrições entre estudantes e docentes.
“A história não é o passado; é o presente. Carregamos nossa história connosco. Somos a nossa história.” —James Baldwin
Os seres humanos estão envolvidos na representação visual de informações há milhares de anos. Os alunos conheceram os principais marcos na história da visualização de dados, desde os primeiros mapas, diagramas e ilustrações até as execuções atuais conduzidas por computador. Aprofundaram os três principais períodos que compõem a longa evolução da disciplina, respectivamente: Idade Média, Idade do Ouro e Idade Moderna.
Meia idade Esta foi a gênese do design de informação e visualização de dados. Inundados por uma vasta quantidade de informações provenientes do mundo antigo, os estudiosos medievais fizeram um investimento crítico na representação diagramática.
Era de ouro Impulsionados pela Idade do Iluminismo e pela Revolução Industrial, examinou-se muitos dos principais projetos e figuras que fizeram o que é considerado por muitos como a era de ouro dos gráficos de informação.
Era moderna Os alunos aprenderam alguns dos principais motivadores da atual explosão de interesse pela visualização de dados, bem como se familiarizaram com alguns de seus principais temas / execuções.
Esta segunda Masterclass, também em formato online, foi aberta à comunidade em geral e recebeu 99 inscrições. Foi levada a cabo em parceria com os Departamentos de Marketing e de Admissão Internacional com o objetivo de gerar lides.
Um caminho rápido para quem está pensando em se tornar um designer de informações ou se aprofundar na visualização de dados. Estes workshops, em formato presencial com o número limite de 25 inscrições, enfocou os fundamentos desta disciplina emergente, sua linguagem, processo, princípios e métodos, através de exercícios práticos e discussão de resultados.
À semelhança do ano letivo anterior, os laboratórios da Fábrica prepararam um conjunto de workshops para os estudantes do IADE que tiveram lugar entre 13 de janeiro e 20 de fevereiro de 2020. Com vagas limitadas, os workshops foram sujeitos a inscrição prévia.
MEDIA LAB
Workshop Laboratório P&B
Descrição: Conhecer e compreender a importância da técnica como alavanca ao processo criativo na imagem fotográfica.
Workshop Introdução ao Final Cut Pro X
Descrição: Breve introdução à ferramenta de edição vídeo, Apple Final Cut Pro X
Workshop Estúdio de Fotografia
Descrição: dar ferramentas a todos os nossos estudantes de forma a utilizarem o estúdio de fotografia mais autonomamente, facilitando assim a execução de trabalhos práticos fora do ambiente das aulas. Este workshop incidiu sobre o método de trabalho, o manuseamento correto dos diferentes equipamentos e os cuidados a ter.
Formador: Pedro Rodrigues
Datas: 4 de fevereiro, 10:00 - 12:00 ou 6 de fevereiro, 14:00 - 16:00
Workshop Gestão Políticas de Cor em Ambiente ADOBE
Descrição: O workshop de gestão de políticas de cor em ambiente Adobe tem por objetivo consciencializar os utilizadores de software Adobe para: a necessidade de utilizarem e definirem bem a política de cor; utilização de perfis de cor de acordo com os trabalhos a efetuar nas áreas da fotografia e do design. Como ferramenta auxiliar na utilização e produção de conteúdos para web e impressão offset. Deste modo ajudar a ultrapassar as dificuldades de consistência de cor nos métodos de trabalho.
Workshop Fluxo de trabalho: Adobe / Lightroom
Descrição: Workshop sobre implementação de um fluxo de trabalho com base nos aplicativos de edição de imagem da família ADOBE. Caraterização do arquivo / catálogo de ficheiros: • importação, • coleções, • exportação
DIGITAL & STUDIO LAB
Workshop Design para as Redes Sociais
Descrição: Conhecer boas práticas no digital; Aplicar técnicas de design para as Redes Sociais; Estruturar e gerir conteúdo para o online
PRINT LAB
Workshop Iniciação à Encadernação
Workshop Cartões Pessoais em Serigrafia
TECH LAB
Workshop Unity Basics
Workshop Mobile Programming with Unity
Todos os participantes receberam Certificado de frequência dos respetivos workshops.
O POSTER REX foi fundado em 2014 pelos designers gráficos Lars Harmsen (Munique) e Markus Lange (Leipzig) do Studio Farn. Em cada sessão, eles convidam um artista para criar um poster exclusivo, produzidos em diferentes oficinas de serigrafia de todo o mundo. Até agora, a coleção conta com mais de 1.500 posteres únicos.sso, princípios e métodos, através de exercícios práticos e discussão de resultados.
© 2023 IADE. Todos os direitos reservados.