O principal objetivo do livro, como da exposição que o precedeu, é o de dar a conhecer como o arquiteto Álvaro Siza Vieira complementa os espaços que projeta com a criação de objetos, em sintonia com os princípios de um processo projetual que reflete o conceito de Obra de Arte Total. Do olhar à imaginação, da mão ao desenho, os percursos que se estabelecem no processo criativo dos artefactos demonstram como estes não são apenas determinados pelas propriedades físicas da matéria e/ou pela função, mas também como representação de uma cultura imaterial, com os seus valores semânticos e simbólicos.
Para Maria Helena Souto, professora de História do Design em Portugal e coordenadora do livro “Design em Portugal (1960-1974) ”, «Um dos elementos chave é a presença da azulejaria, aspeto muitas vezes ignorado da obra do autor e que tem no livro o lugar de destaque e a reflexão que merece».
O livro e a exposição que o antecedeu, nasceram no âmbito do projeto de investigação “Design em Portugal (1960-1974) ”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE). A iniciativa partilha as diferentes ações, intervenções e repercussões do Núcleo de Arte e Arquitetura Industrial, mais tarde (1971) designado por Núcleo de Design Industrial do Instituto Nacional de Investigação Industrial (I.N.I.I.).
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