Filme português conquista Prata no Festival El Ojo Iberoamérica
25 novembro 2025
Ler maisParticiparam no concurso 12 filmes produzidos por alunos que, no ano letivo de 2017, frequentaram 11 estabelecimentos de ensino médio e superior de escolas de todo o país. A generalidade dos filmes foi contudo produzida em julho de 2017 já depois do encerramento do ano letivo.
Durante o mês de agosto todos os filmes foram sujeitos ao escrutínio de um júri profissional e do público, tendo os resultados sido os seguintes:
Prémio do Júri:
Filme 10, “Portugal Sou Eu”, produzido por André Pêga, David Mateus, Miguel Barradas, Mariana Oliveira e Rita Mourão, alunos da Escola Superior de Comunicação Social, de Lisboa.
Este filme aposta sobretudo em testemunhos de jovens que, de uma forma muito natural e descontraída, evidenciam a importância económica e social do consumo de produtos portugueses.
O Júri, composto entre outros por especialistas credenciados como o Presidente da Academia Portuguesa de Cinema, a Secretária Geral da Associação Portuguesa de Anunciantes e o Presidente da Associação Museu da Publicidade, valorizou os critérios de criatividade e consonância com as mensagens do programa, tendo também considerado que o filme cumpria em termos de técnica de produção e fotografia.
É um filme testemunho, com protagonistas no seu habitat natural, mas que em 20 segundos sintetiza os valores do programa Portugal Sou Eu, divulgando-os num apelo alegre e convicto.
Prémio do Publico:
**Filme 1, “Dar ao Quadrado”, produzido por Márcia Batista e Mariana Matos, alunas do IADE-UE, em Lisboa**.
Num claro apelo ao consumo de produtos portugueses durante a época de Natal este filme traz-nos a ideia de que ao oferecermos produtos portugueses estamos a contribuir “ao quadrado” beneficiando não só o destinatário do presente mas também a economia portuguesa. É um filme com uma produção bastante elaborada e cuidada o que certamente terá contribuído para a preferência do público, que lhe atribuiu o triplo dos votos do segundo classificado.
As votações online para o Prémio do Público decorreram entre 1 e 31 de agosto e estão agora disponíveis online para consulta em https://concursodespots.portugalsoueu.pt.
Conforme previsto no regulamento do concurso ambos os filmes serão divulgados nas redes sociais do programa e em campanhas online e de televisão no decorrer deste e do próximo ano.
A cerimónia de entrega dos prémios decorre no dia 29 de setembro, às 15h30, no Salão Nobre do Ministério da Economia, em Lisboa, estando prevista a presença de membros do Governo e da parceria Portugal Sou Eu, assim como de todos os concorrentes. Os vencedores irão receber um prémio monetário no valor de 5 mil euros para o Prémio do Júri e de 3 mil euros para o Prémio do Público.
Filme português conquista Prata no Festival El Ojo Iberoamérica
25 novembro 2025
Ler maisGjoko Muratovski no IADE: referência no Design partilha viagem pessoal e profissional que atravessa culturas, cidades e futuros da mobilidade
13 novembro 2025
Ler mais