Segundo a Professora Susana Leonor, os alunos conscientes que a interação com os moradores locais, possa ser potencialmente muito mais do que um mural, desafiaram os Bombeiros a colaborar num conjunto de exercícios participativos, com o objetivo de identificar as verdadeiras necessidades e assim estabelecer uma maior proximidade entre os moradores e os bombeiros. Os nossos alunos aplicaram um processo de design thinking participativo (segundo a metodologia Ideas(r)evolution), em que numa primeira fase fizeram observação no território com a população e numa segunda fase identificaram as particularidades da instituição. Com toda a informação recolhida, organizaram um workshop no quartel com a participação de todos os bombeiros, com a finalidade de identificar fatores cruciais para uma maior integração, com a ideação de possíveis soluções. Com toda a informação apurada, os alunos desenvolveram soluções criativas e apresentaram as suas propostas aos Bombeiros Pedro Veloso e Nélson Conde.
Mais uma vez os alunos do IADE superaram as expectativas, uma vez que as propostas apresentadas foram bem recebidas e valorizadas, pela sua distinção e capacidade de interação com a comunidade. Conseguiram idealizar soluções criativas, disruptivas e inovadoras.
Neste momento aguarda-se a validação das propostas apresentadas.
© 2023 IADE. Todos os direitos reservados.