Na presença do Senhor Engenheiro Marcos Ribeiro, Diretor Geral do Santander Universidades, instituição que se associou ao projeto da Universidade Europeia em geral, e da Academia de Competências, em particular, mas também da equipa reitoral, Professor Doutor João Proença (Reitor) e Professoras Doutoras Diana Dias e Cláudia Ribeiro (Vice-reitoras), Diretores das diferentes Escolas da Universidade Europeia e IPAM, membros da gestão da Laureate Portugal, Provedora do Estudante, Presidentes da Associação de Estudantes (UE, IADE e IPAM), Professores e estudantes, os diferentes Clubes de Estudantes subiram a palco para apresentar os seus clubes.
O STUDENT CLUBS VERSÃO 0.0 iniciou, pelas 17h, com umas breves palavras de abertura e boas vindas por parte da Academia de Competências, na pessoa da Professora Doutora Liliana Faria, que começou por agradecer a presença de todos, congratular os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes dos clubes até ao momento, bem como explicar o processo de criação da Academia de Competências e dos Clube de Estudantes.
Começou por referir que a Academia de Competências, é um projeto da Reitoria da Universidade Europeia, liderado pelo senhor Reitor, Professor Doutor João Proença, e coordenado por ela própria, Liliana Faria, e pela professora Catarina Lisboa, que tem como objetivo criar um espaço privilegiado de valorização e desenvolvimento de competências pessoais, sociais e éticas, essenciais para o sucesso pessoal e profissional dos estudantes, através da aprendizagem informal – learning by doing. Completamente centrado nos Estudantes, no desenvolvimento das suas capacidades, mas também na sua responsabilização, a Academia de Competências visa criar uma atmosfera muito rica para que o potencial dos Estudantes possa emergir. Assim sendo, tem como Missão: identificar, formar e colocar em rede estudantes ChangeMakers através de clubes de estudantes.
Na sequência da explicação do que é a Academia de competências foi ainda explicado que os Clubes de estudantes são grupos de estudantes, das diferentes instituições e cursos da Laureate Portugal, criados, organizados e geridos por estudantes, sob a coordenação da Academia de Competências e que foram constituídos através de duas etapas: 1) call de candidaturas para líderes de clubes, onde o que solicitávamos era que nos trouxessem uma ideia de clube, onde todos os candidatos que passaram por um rigoroso processo de seleção (avaliação curricular e extra curricular, pitch e entrevista) e ; 2) após a seleção dos líderes de cada clube, foi criada uma equipa, de acordo com o perfil de competências e interesses dos estudantes. Todos os clubes foram convidados a desenvolver uma proposta das suas missões, valores e propostas de atividades e a discuti-los a numa sessão à reitoria.
Findas as notas de abertura, foram convidados a subir ao palco, pela seguinte ordem, os sete clubes de estudantes da Academia de Competências: Counsulting UI Can Club, Europeia Meeting Club, Europeia Business Factory, Pluma - Clube de Jornalistas, Equilibrium Club, VOICES Club, e Clube de Eventos.
As apresentações dos clubes decorreram ao longo de cerca de 50 minutos, findos os quais, tomou palavra a Professora Catarina Lisboa, que saudou e agradeceu o contributo e o entusiasmo de todos e chamou a palco o Engenheiro Marcos Ribeiro e o Professor Doutor João Proença, para proferirem umas breves palavras e, assim encerrarem o evento - STUDENT CLUBS VERSÃO 0.0.
No final houve ainda espaço para um momento de convívio e partilha de ideias e recrutamento de novos elementos entre os elementos dos clubes e os presentes, num pequeno coffee break, na tenda**.**
Durante o evento, o Pluma – Clube de Jornalistas, teve a oportunidade de fazer a cobertura do mesmo e, no final procedeu à realização de entrevistas às várias pessoas envolvidas nos Clubes de Estudantes, com especial foco nos líderes de cada um. Abaixo, deixamos um pequeno apanhado dessas entrevistas,
O Consulting UI Can Club, através da sua líder Carolina Santos, compromete-se a prestar consultoria a empresas e jovens empreendedores. O Clube de Eventos, através de Tiago Gouveia, propõe-se a “criar Eventos que unam os alunos à Universidade”. O Europeia Meeting Club, pela voz de Carolina Pego, propõe a “criação de tertúlias com estudantes em torno de um tema e debates com convidados”. O Pluma compromete-se, segundo Pedro Nunes, a “formar futuros jornalistas através da criação de conteúdo na área da imagem, reportagem e da produção”. Por sua vez, o Equilibrium, com Carolina Dias como representante, pretende “ajudar os estudantes a adquirir hábitos saudáveis e com isso sentirem-se melhor consigo próprios e, consequentemente, ter um melhor rendimento académico”. O Voices, segundo Luís Medeiros, procura “angariar voluntários e trabalhar as suas competências colocando-as no mercado de voluntariado”.
@ Fotografias: Pluma - Clube de Jornalistas