Licenciatura Dupla em Ciências da Comunicação com Marketing e PublicidadeFormação superior com a realização de duas licenciaturas em 4 anos.
  • Início
  • Licenciaturas
  • Licenciatura Dupla em Ciências da Comunicação com Marketing e Publicidade
Presencial
ApresentaçãoPlano de estudosCoordenaçãoSaídas profissionaisAdmissões

Licenciatura Dupla Ciências da Comunicação e Marketing e Publicidade

A dupla licenciatura conjuga a formação em Ciências da Comunicação com Marketing e Publicidade, agregando as mais-valias de um percurso abrangente e polivalente às de uma especialização numa área simultaneamente mais empresarial e criativa.

Os estudantes que optam por este percurso são integrados no programa de Ciências da Comunicação, tendo uma unidade curricular específica de Marketing e Publicidade por semestre nos primeiros três anos, e um quarto ano letivo dedicado exclusivamente à segunda licenciatura.

Em quatro anos, obtêm uma formação diferenciadora que permitirá o trilhar de um caminho bem-sucedido num mercado de trabalho desafiante e cada vez mais dinâmico.

Início
Setembro
Duração
4 anos
Horário
Diurno
Idioma
Português

Sabe mais sobre este programa.

Envia-nos a tua informação e entraremos em contacto brevemente.

Portugal
Consinto a utilização dos meus dados para fins de comunicações comerciais de produtos e serviços. Tem o direito de retirar o seu consentimento a qualquer momento, sem comprometer a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado. Para prosseguir tem que aceitar os termos de utilização. Conheço a  Política de privacidade

Porquê a Licenciatura dupla em Ciências da Comunicação + Marketing e Publicidade?

Proximidade com empresas

Contacto com o mundo empresarial através da dinâmica existente nas próprias unidades curriculares, em que muitos dos projetos são feitos em estreita parceria com o mercado. Os estudantes têm esta oportunidade de contacto, através de masterclasses e workshops, com líderes e profissionais de referência nacionais e internacionais, numa partilha de ideias constante e estimulante. São encorajados os projetos especiais desenvolvidos por estudantes em parceria com empresas, ONGs e outras organizações, apoiados no pensamento estratégico e criativo que desenvolvem ao longo do curso.

Podem ter ainda a a possibilidade de realizar estágios extracurriculares à medida dos interesses de cada estudante.

Acesso aos laboratórios

Metodologias ativas de aprendizagem através de aulas laboratoriais e teóricas sustentadas com aplicabilidade prática, onde aprendem a utilizar as ferramentas de software adequados à área da comunicação e do marketing, tais como: Adobe-Photoshop, After Effects, Illustrator, entre muitas outras.

Aulas práticas e acesso aos estúdios e laboratórios devidamente equipados que simulam o dia-a-dia do profissional das duas áreas. Laboratório de Fotografia, Media Lab Studio, Visual Radio & TV Studio com multifunções, munido com equipamento de captação de som e imagem, com câmaras broadcast e teleponto, onde se pode recriar, entre outros, a experiência da apresentação de um telejornal.

Experiência internacional

O IADE conta com parcerias internacionais que permite o estudante fazer um semestre de mobilidade internacional, numa Universidade de prestígio.

Plano de estudos

Consultar a estrutura do plano curricular

1º SEMESTRE
2º SEMESTRE
3º SEMESTRE
4º SEMESTRE
5º SEMESTRE
6º SEMESTRE
7º SEMESTRE
8º SEMESTRE
Unidades curricularesHorasECTS
História Contemporânea426
Fundamentos da Comunicação 566
Psicologia da Comunicação426
Direito e Deontologia da Comunicação 426
Introdução à Comunicação Visual283
Metodologia de Investigação283
Fundamentos de Marketing283
Unidades curricularesHorasECTS
Economia Política da Comunicação426
Sociologia da Cultura e da Comunicação426
Fundamentos do Jornalismo 566
História dos Media 426
Comunicação Multiplataforma283
Introdução à Comunicação Organizacional 283
Fundamentos de Gestão 283
Unidades curricularesHorasECTS
Estudos Culturais 426
Fundamentos e Práticas das Relações Públicas566
Géneros Jornalísticos426
Cultura e Tecnologias Multimédia426
Inglês283
Marketing de Serviços 283
Agências de Comunicação, Publicidade e Meios 283
Unidades curricularesHorasECTS
Escrita Criativa426
Semiótica426
Cultura e Tecnologias Audiovisuais426
Comunicação Integrada de Marketing566
Métodos Qualitativos283
Literacia para os Media283
Estatística 283
Unidades curricularesHorasECTS
Laboratório de Comunicação Digital706
Guionismo426
Jornalismo Radiofónico566
Dinâmicas do Espaço Público426
Empreendorismo283
Comportamento do Consumidor 283
Unidades curricularesHorasECTS
Fábrica de Projetos Editoriais706
Cibercultura e Novos Media426
Laboratório de Comunicação Estratégica426
Jornalismo televisivo566
Laboratório de Fotografia Digital283
Estudos de Mercado 283
Unidades curricularesHorasECTS
Projeto Integrado de Marketing 706
Estratégias Comerciais e Gestão de Vendas 426
Marketing Digital566
Gestão Financeira426
Marketing Relacional e CRM283
Marketing Internacional283
Unidades curricularesHorasECTS
Projeto Integrado de Comunicação709
Planeamento e Meios de Audiências566
Branding426
Distribuição Logística426
Gestão de Produto423
Texto Publicitário283

Provas de ingresso

  • 04 Economia ou
  • 09 Geografia ou
  • 18 Português

Coordenação

Conhece as coordenadoras da dupla licenciatura:

Joana Ramalho
Aihoor Aleem

Saídas profissionais

  • Jornalismo – imprensa, rádio, televisão e multimédia
  • Produção de conteúdos e gestão de redes sociais
  • Comunicação digital e multimédia
  • Relações Públicas e Assessoria
  • Agências de comunicação
  • Escrita criativa e Guionista
  • Gestão de Produto, de Marca, de Vendas, de CRM (Clientes)
  • Gestão de Merchandising, de Ponto de Venda
  • Gestão de Eventos, Gestão de Canais, Gestão de Clientes
  • Planeamento de Meios

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou via Candidatura Online.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1. Pedido de informação

Agenda uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2. Documentação

Reúne a documentação solicitada no processo de admissão

3. Candidatura

Avança com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line

Certificação e acreditação

Acreditado pela A3ES em 16/06/2020.

Registo nº R/A -Cr 39/2012/AL03, de 23/07/2021. Despacho n.º 7907/2021, de 11 de agosto de 2021, II Série nº 155 D.R.

Acreditado pela A3ES em 17-03-2020

Registo nº R/A -Ef 209/2011/AL03, de 05/08/2021

Despacho n.º 8545/2021 , de 27 de agosto de 2021, II Série nº 167 D.R.

Cursos relacionados

Licenciatura em Ciências da Comunicação

Programa que aborda várias áreas da comunicação, como jornalismo, novos media, comunicação organizacional e relações públicas.

Setembro

Presencial

3 anos

180 ECTS

Português

Licenciatura em Marketing e Publicidade

Programa amplo que apresenta um equilíbrio entre a parte estratégica e a parte criativa, de forma a preparar profissionais versáteis em todas as valências do marketing e da publicidade

Setembro

Presencial

3 anos

180 ECTS

Português

Mestrado em Design & Publicidade

O Mestrado em Design e Publicidade assenta na junção das áreas do design e do marketing. Conhece o programa aqui.

Setembro

Presencial

2 anos

120 ECTS

Português

Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia

Domínio de linguagens e ferramentas tecnológicas fundamentais para a criação de projetos de comunicação em ambiente multimédia.

Setembro/Outubro

Presencial

2 anos

120 ECTS

Português

Av. Dom Carlos I, 4

1200-649 Lisboa. Portugal

+351 213 939 690

© 2023 IADE. Todos os direitos reservados.