O que faz um diretor criativo e quais são as suas funções?
22 julho 2024
Ler maisO storytelling é uma ferramenta de comunicação muito eficaz, seja no marketing, na publicidade, no entretenimento ou na educação. Esta técnica ajuda a construir narrativas que criam uma ligação com o público-alvo.
Se te interessa a área de marketing e comunicação, o Curso de Especialização em Storytelling e Escrita Criativa e a Pós-Graduação em Storytelling Online podem dar-te as competências necessárias para dominares esta arte.
O seu principal objetivo é transmitir conhecimento por meio de narrativas envolventes. Estas histórias captam a atenção do público, criam ligações emocionais e usam palavras, imagens, músicas e outras formas de expressão.
No marketing e na publicidade, o storytelling é amplamente utilizado pelas empresas para construir uma narrativa em torno da marca que ressoam com o público-alvo, tornando a mensagem mais humana, memorável e persuasiva.
O storytelling pode ser aplicado em várias áreas numa empresa, como marketing, vendas, publicidade, formação de colaboradores e comunicação interna. Esta técnica destaca-se pela capacidade de criar ligações emocionais e transmitir valores.
Descobre como este vínculo se dá:
Num contexto onde estamos saturados de informação, as histórias destacam-se. Elas não só captam a atenção, como também influenciam como as pessoas pensam, agem e consomem.
A Harvard Business School Publishing diz que transmitir informação por meio de storytelling torna a experiência mais próxima, aumenta a compreensão e fortalece a ligação com a marca.
Para criar um storytelling eficaz, é essencial planear os pontos que serão abordados, a criatividade a ser utilizada e compreender profundamente o público-alvo. Sabe como criar uma estrutura de storytelling:
Revê e ajusta: pede feedback e faz os ajustes necessários antes de implementares a narrativa.
O storytelling não é só uma ferramenta, é uma forma de deixares a tua marca no mundo. E tu, estás pronto para contar a tua história?
Se queres aprofundar os teus conhecimentos em marketing e publicidade, o IADE, têm diversos programas que permite uma formação ajustada aos teus interesses.