"O IADE contribuiu para o desenvolvimento do meu pensamento criativo - pensar “fora da caixa” - e ir sempre para lá do convencional" Maria Margarida Silva, alumni IADE

Maria Margarida Silva completou, no IADE, a Licenciatura em Design e o Mestrado em Design Management
  • Início
  • Blog
  • "O IADE contribuiu para o desenvolvimento do meu pensamento criativo - pensar “fora da caixa” - e ir sempre para lá do convencional" Maria Margarida Silva, alumni IADE
"O IADE contribuiu para o desenvolvimento do meu pensamento criativo - pensar “fora da caixa” - e ir sempre para lá do convencional" Maria Margarida Silva, alumni IADE
21 julho 2021
Maria Margarida Silva completou, no IADE, a Licenciatura em Design e o Mestrado em Design Management

Maria Margarida Silva completou, no IADE, a Licenciatura em Design [/cursos/licenciaturas/licenciaturas/design] e o Mestrado em Design Management [/cursos/mestrados/design-management]. Trabalhou durante o seu percurso académico em várias investigações nacionais e internacionais, a convite de professores do IADE, e também foi e é atualmente Freelancer para empresas e individuais. Agora que terminou o Mestrado encontra-se à procura de novas oportunidades e recorda as suas experiências.

Qual foi o teu maior desafio profissional até agora? O maior desafio enquanto Freelancer é que gosto muito do que faço e é essencial encontrar um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. É importante ser muito organizada com a gestão de tempo e os deadlines, pois quando não existe horário laboral fixo é muito fácil cair na tentação de trabalhar num projeto criativo “fora de horas”.

Que características é que uma Designer Freelancer deve ter para se destacar? Duas características que uma Designer Freelancer tem de ter é ser diligente nas propostas e ser organizada no seu trabalho. A atenção aos pequenos pormenores é muito importante para nos destacarmos na área.

#creatingcreators: De que forma é que o IADE contribuiu para o profissional que és hoje? O IADE contribuiu para o desenvolvimento do meu pensamento criativo, pensar “fora da caixa” e ir sempre para lá do convencional. Existe uma dinâmica de salutar tanto com os professores, como com os colegas, onde o feedback é construtivo e tentamos sempre que todos possam levar os projetos ao melhor nível possível.

Qual o projeto que mais gostaste de desenvolver no IADE? Os projetos que mais gostei de desenvolver no IADE foram os vários que envolviam empresas, onde existe um Brief real em que todos temos a capacidade de responder e ver os resultados incríveis que cada colega construía ao longo das várias semanas.

Quais as skills mais importantes que adquiriste com Licenciatura em Design e o Mestrado em Design Management?

Na Licenciatura de Design diria que a capacidade de Resolução de Problemas e o Pensamento Crítico. Já no Mestrado em Design Management seria o conhecimento aprofundado do Processo de Design e a Gestão do Tempo.

Qual o melhor momento que guardas do seu percurso pelo IADE? É impossível escolher só um, mas um dos melhores momentos foi a Graduação da Licenciatura em 2018 onde foi possível estar com os colegas, os professores, a Tuna e a nossa família num momento de celebração do nosso percurso. Na mesma altura, também considero a Queima das Fitas marcante, onde pude estar com os meus amigos de longa data de outras Faculdades num momento de orgulho coletivo.

Que conselho darias aos estudantes que estão, neste momento, a tentar vingar na área do Design? Um conselho que daria aos estudantes da área do Design é a importância de seres tu, ser único é a tua melhor ferramenta, portanto usa-a!

Pode solicitar mais informações sobre a Licenciatura em Design e/ou o Mestrado em Design Management

Share

Av. Dom Carlos I, 4

1200-649 Lisboa. Portugal

+351 213 939 690

© 2023 IADE. Todos os direitos reservados.