Mas afinal para que serve o design gráfico?

Os seres humanos são criaturas visuais
  • Início
  • Blog
  • Mas afinal para que serve o design gráfico?
Mas afinal para que serve o design gráfico?
27 abril 2021
Os seres humanos são criaturas visuais

Os seres humanos são criaturas visuais. Tanto assim que um proverbio árabe afirma que de não entender um olhar também não iremos perceber uma longa explicação.

O design gráfico, na sua encarnação moderna, nasce da procura do método do olhar ou, melhor dito, do mecanismo para reproduzir o efeito desse olhar. Nasce da procura por reduzir e sistematizar a complexidade da imagem, de encontrar a sintaxe e a gramática universais dos artefactos visuais.

Em termos práticos, a resposta à pregunta acima colocada é simples, mas a sua compreensão requer aprendizagem, maturação e correta aplicação—motivo pelo qual os cursos de Design Gráfico felizmente abundam.

Para que serve então o Design Gráfico? Para anunciar, convocar, ilustrar, questionar, persuadir; mas também para interpretar e refletir, isto é, para comunicar.

O Design Gráfico serve, tão simplesmente, para dizer algo sobre um produto ou serviço, um evento, uma reação e o pode fazer através de um cartaz, numa embalagem ou uma interface. Mas principalmente, o design gráfico vai criando a cultura visual do nosso dia-a-dia, pois cada elemento gráfico contribui para formar o cenário das nossas vidas. E assim comunica também esse espírito do tempo através da forma como articulamos texto e imagem, como exploramos variados elementos gráficos, como nos expressamos na sua composição, e como interpretamos o que nos rodeia.

Ana Luísa Marques, Coordenadora do Mestrado em Design e Cultura Visual

João Batalheiro Ferreira, Coordenador da Licenciatura em Design

Rodrigo Hernández-Ramírez, Coordenador de Licenciatura em Design Global.

Share

Av. Dom Carlos I, 4

1200-649 Lisboa. Portugal

+351 213 939 690

© 2023 IADE. Todos os direitos reservados.