"Escolhi o Doutoramento do IADE pelo reconhecimento nacional e internacional da instituição na área do Design. Sabia que era a melhor opção para o que procurava e para desenhar o meu futuro."
23 maio 2023
Inês Antunes, Aluna do Doutoramento em Design.

#IamIADE

Porquê o IADE?

Pelo reconhecimento nacional e internacional da instituição na área do Design. Sabia que era a melhor opção para o que procurava e para desenhar o meu futuro.

Em que momento é que percebeste que criar faz parte de ti?

Sempre me fascinou a possibilidade de pegar num lápis e desenhar alguma coisa, descobrir formas, etc. Criar é algo tão natural para mim que não sei dizer quando identifiquei essa característica… faz parte da minha essência.

Qual dos projetos que realizaste no IADE te marcou mais?

A minha investigação, sem dúvida, que está a ser o maior projeto e o maior desafio. Muitos altos e baixos, muitas dúvidas e poucas certezas, mas também muita vontade, muita apresendizagem e muito apoio quer por parte dos orientadores, quer por parte de professores e colegas.

Ser criativo é…

Pegar no conhecimento e transformá-lo.

Conta-nos uma experiência da tua vida académica que te tenha marcado especialmente.

Fazer parte do comité organizador do primeiro Participatory Design Place, em Portugal, num projeto conjunto entre o IADE - Universidade Europeia e a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. A possibilidade de organizar este evento, ter vários professores/investigadores a participarem e criar 4 dias intensivos sobre a temática do Design Participativo foi uma das experiências que mais me marcaram.

Como imaginas o teu futuro?

Com muito trabalho, doutorada em Design, e reconhecida pelo meu conhecido.

Descreve-te em 3 palavras.

Persistente, organizada, curiosa.

Destaca as grandes mais valias do curso que estás a realizar no IADE e como achas que poderá influenciar o teu percurso profissional?

A investigação é a principal mais-valia do curso de doutoramento. A possibilidade de realizar um projeto, aumentar conhecimento, explorar uma hipótese e concretizar conclusões, sempre com apoio e com a possibilidade continua de divulgação da mesma dentro e fora da comunidade. Todas as aprendizagens e desenvolvimento pessoal que concretizar ao longo do doutoramento vai permitir-me ser uma profissional de destaque no futuro.

Partilha connosco 3 desejos da tua Bucket List.

Concluir o doutoramento com sucesso. Ser reconhecida na área do design. Dar aulas em ambiente de faculdade.

Podes solicitar mais informações sobre o Doutoramento em Design aqui.

Tese de aluno do IADE conquista o 3ª lugar na competição da EDCOM
19 março 2024
Ler mais
Emília Duarte: “A atribuição de género às áreas científicas continua evidente”
11 fevereiro 2024
Ler mais
Ver mais posts
Share