BLOG

#CreatingCreators  

15/06/2022

A sala verde

Há uma imagem não vivida que me atormenta: a sala verde da Villa Balzac. (Os Maias, 1888) Verde!

Ler mais




01/06/2022

Pai! Foi a música que a salvou!

Dilemas... Se por um lado tinha Obi-Wan a acenar que queria atenção, do outro lado tinha a última temporada de Stranger Things a reclamar pelo meu tempo.

Ler mais




18/05/2022

O jogo da educação

Houston we have a problem: escrevi aqui algures, em tempos, que o decréscimo do efeito Flynn é cada vez mais evidente, pois o QI dos filhos, pela primeira vez em décadas de monitorização, é inferior ao dos pais. Pois, mas parece que... afinal já não!

Ler mais




21/04/2022

O plano do Príncipe do Brasil

"Fiquei muito feliz”, conta o historiador português Nuno Saldanha, da Universidade Europeia, em Lisboa, ao lembrar-se do dia em que identificou o plano de construção de um navio de guerra construído no Brasil entre 1797 e 1802 que integrou a frota usada pela Corte portuguesa para se mudar para o Brasil em 1808.

Ler mais




21/04/2022

Os snack-bares morreram!

Fui ao Galeto. Vou lá muitas vezes, e escrevo muito sobre isso eu sei. Mas não consigo evitar.

Ler mais




06/04/2022

O que tem a crise a ver com o design?

Tudo. E quando digo tudo, é mesmo tudo! O design não é uma maquilhagem que se aplica num produto para esconder as suas rugas, para o tornar mais bonito.

Ler mais




05/04/2022

“Mencionar a minha vida profissional sem falar do caminho académico, é ignorar um dos lados fundamentais da minha aprendizagem.”

Filipa Tojal é jornalista e pivot na CNN Portugal e alumna da Licenciatura em Ciências da Comunicação do IADE. 

Ler mais




04/03/2022

"O IADE deixou-me ser criativa e ensinou-me a pensar fora da caixa", Rita Bitton Reis, alumna de Ciências da Comunicação

Rita Bitton Reis é alumna da Licenciatura em Ciências da Comunicação do IADE e já publicou o seu primeiro livro infantojuvenil, “O Segredo de Fairyland”. Em 2021 autografou na Feira do Livro o exemplar do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e atualmente trabalha na TVI, como produtora de conteúdos do Programa “Esta Manhã”.

 

Ler mais




23/02/2022

As cidades intangíveis

Italo Calvino deu-nos cidades invisíveis. Deu-nos um mundo paralelo. Deu-nos uma fantasia através de estórias de cidades que vinham contadas e visíveis num livro, que para vê-las Kublai Khan só tinha de fechar os olhos e ouvir Marco Polo, o maior viajante de todos os tempos.


Ler mais




10/02/2022

A trágica história de René Robert

A indiferença humana, mas também a fatalidade, fazem desta uma história trágica. A 19 de janeiro de 2022, o fotógrafo suíço René Robert foi vítima de um episódio fatal e incompreensível: um simples passeio noturno pelas ruas do seu bairro, em pleno coração de Paris, terminaria com um desmaio e desfalecimento, sem que houvesse um gesto de apoio por quem passava na rua. Só após nove horas, o sucedido despertou a atenção de um sem-abrigo que lançou o alarme aos serviços de emergência médica. Mas já era tarde, o transporte para o hospital nada resolveria e, nessa noite, René Robert sucumbiu por hipotermia.

 

Ler mais