BLOG

#CreatingCreators  

21/09/2022

A geração TikToogle

Sou do tempo da MTV. Daquele tempo em que se gravava os videoclips em cassetes VHS.

 

Ler mais




07/09/2022

O mundo (a)cultural

No rescaldo da festa de aniversário da minha filha, e na tentativa de descansar a cabeça dos netos, saio à rua e ao descer a avenida olho para o novo ecrã de realidade aumentada por cima do antigo Condes e leio que vão estrear 7 filmes num só mês.

 

Ler mais




24/08/2022

E quando o meu flying car avariar?

O futuro atormenta-me. Esta tormenta é, na verdade, o fascínio pela imprevisibilidade. Uma imprevisibilidade que, convenhamos, já há muito está premeditada, seja na literatura, seja no cinema, seja na animação infantil.

 

Ler mais




10/08/2022

Game over!

É o problema das férias (ou será vantagem?): ficamos sem nada. Vazios de pensamento. Vazios de ideias para o dia a dia. Vazios de tudo.

Ler mais




27/07/2022

Os óculos da marginalidade

Madalena Saavedra é arquiteta. Tem um portefólio invejável de habitação em cidades de grande dimensão, mas nunca precisou de acompanhar uma obra.

 

Ler mais




26/07/2022

"O IADE ajudou-me a tornar-me num verdadeiro investigador " Davide Gambera, Estudante do Doutoramento em Design

Davide Antonio Gambera (Barletta, Itália 1990) é um designer industrial, doutorando no IADE da Universidade Europeia de Lisboa. Após um Bacharelato em Design Industrial no Politecnico di Bari (2012), inscreveu-se no Politecnico di Milano, onde fez o Mestrado em Design de Produto para Inovação. Apaixonado pelo design sensorial, formou-se com uma dissertação de mestrado sobre o tema do Design Sinestésico para a Saúde e Bem-estar (2016). Desde 2017 é doutorando no IADE, onde investiga o papel das perceções sensoriais sobre a saúde das pessoas do ponto de vista do design. Em 2022 recebe o prémio como melhor candidato a doutoramento no IADE. Na mesma universidade é professor convidado nas unidades curriculares de teoria da perceção e design de serviços. Como designer, trabalha e colabora com muitas empresas em Itália.

 

Ler mais




13/07/2022

Dois pesos e duas medidas

Talvez este texto venha fora de tempo, mas não podia deixar de escrever sobre a perversão que é colocar uma escola pública e uma privada numa avaliação equitativa.

 

Ler mais




29/06/2022

O cérebro informático tem, ou não, lado direito?

Abolition of Man é a primeira banda desenhada criada com recurso à inteligência artificial e parece ser o prenúncio de que as profissões ligadas às artes visuais estão a caminhar para o abismo.

Por exemplo, a ilustração que vêm ali em baixo na página, daqui por uns tempos será criada por um ser mecânico, 100% digital e inteiramente racional. 

 

Ler mais




15/06/2022

A sala verde

Há uma imagem não vivida que me atormenta: a sala verde da Villa Balzac. (Os Maias, 1888) Verde!

Ler mais




01/06/2022

Pai! Foi a música que a salvou!

Dilemas... Se por um lado tinha Obi-Wan a acenar que queria atenção, do outro lado tinha a última temporada de Stranger Things a reclamar pelo meu tempo.

Ler mais