Pós-Graduação em Design e Arquitetura de Soluções IoT

Programa que prepara profissionais para desenvolver soluções inteligentes e conectadas, que marcam a transformação digital da indústria.

  • Pós-Graduações
  • Pós-Graduação em Design e Arquitetura de Soluções IoT
ApresentaçãoPlano de estudosCorpo docenteSaídas profissionaisAdmissões

Pós-Graduação em Design e Arquitetura de Soluções IoT

Esta pós-graduação oferece uma abordagem prática e atual sobre um dos campos mais dinâmicos da tecnologia contemporânea: Internet of Things (IoT). Com o avanço da automação e a integração crescente de redes e plataformas digitais, o curso responde à necessidade de formar profissionais aptos a pensar, desenvolver e implementar soluções inteligentes.

Ao longo da formação, os estudantes desenvolvem competências para atuar com segurança em ambientes em constante evolução, com forte orientação prática e alinhamento com as exigências da indústria.

Ao concluir esta pós-graduação, os alunos estarão capacitados para trabalhar em múltiplos setores, desde a automação industrial até ao desenvolvimento de sistemas inteligentes para o quotidiano, adquirindo uma vantagem competitiva num mercado altamente tecnológico.

Início

Novembro 2025

Duração

9 meses

Horário

Pós-laboral

Idioma

Português

Sabe mais sobre este programa

Envia-nos a tua informação e entraremos em contacto brevemente

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê a Pós-Graduação em Design e Arquitetura de Soluções IoT?

Plano de estudos

Consultar a estrutura do plano curricular

UNIDADES CURRICULARES
UNIDAD CURRICULARDOCENTEHORAS
Tecnologias de Comunicação para Sistemas IoTJoão Dias8
Princípios de Eletrónica para Dispositivos ConectadosNathan Campos10
Prototipagem Eletrónica e Plataformas de Cloud para IoTAndré Sabino12 presenciais / 4 online
Sensores e Aquisição de DadosNathan Campos12 presenciais / 4 online
Tecnologias de Atuação e AutomaçãoDuarte Cavaleiro12 presenciais / 4 online
Laboratório de InovaçãoJosé Graça12 presenciais / 4 online
Tendências e Oportunidades de MercadoLuíza Bianquini Campos8
Experiência, Usabilidade e Acessibilidade para IoTLara Reis8
Workshop de Produtos Inteligentes: Da ideia ao MercadoNathan Campos8
Projeto de Desenvolvimento de Solução InteligenteNathan Campos24 presenciais / 8 online

Formação flexível – Aulas presencial e online síncronas

Com um formato blended, este curso combina aulas presenciais com até 20% de sessões online síncronas, permitindo-te conciliar os estudos com a tua vida profissional — sem abdicar da qualidade, da experiência prática e do networking com outros profissionais criativos como tu.

Ferramentas e softwares

Ao longo da pós-graduação, vais trabalhar com tecnologias como WiFi, BLE, ZigBee, LoRa e 5G, e aprender a utilizar protocolos como HTTP, MQTT e CoAP. Irás ainda explorar plataformas de cloud para IoT, dispositivos embebidos, sensores e atuadores, bem como técnicas de aquisição e amostragem de dados. Tudo isto aplicado em contextos reais e práticos, com integração em projetos completos de soluções inteligentes.

Corpo docente

Conhece o Diretor do Curso, professor Nathan Campos, e o corpo docente da Pós-Graduação em Design e Arquitetura de Soluções IoT.
Nathan Campos
Nathan Campos
Docente Duarte Cavalheiro
Duarte Cavalheiro
André Sabino
André Sabino
Head of the Technology Department - IADE
João Dias
CEO e Co-Fundador - inKlusion
Docente José Graça
José Graça
Lara Reis
Docente Luíza Bianquini Campos
Luíza Bianquini Campos

Saídas profissionais

Arquiteto de Soluções IoT
Ícone de engrenagem
Designer de Módulos Eletrónicos
Ícone de portátil
Desenvolvedor de Sistemas Embebidos
Ícone de edifício
Especialista em Automação e Domótica
Ícone de servidores
Técnico de Integração de Cloud IoT

Conhece o Oriente Green Campus

Laboratórios que são verdadeiras fábricas de criação

Equipados com as mais recentes tecnologias, proporcionam um ambiente colaborativo onde estudantes, docentes e equipas de projeto dão vida às ideias mais criativas. Com o apoio de especialistas, terás acesso a todos os recursos e ferramentas para transformares teus projetos em realidade.

Candidaturas e admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, pelo processo de admissão presencial ou via o processo de admissão online.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos: