<iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-NJ5GQ7" height="0" width="0" display:="" visibility:=""></iframe>
Pós-Graduação Online em Comunicação de Marketing

Transforme a forma como as marcas comunicam no mundo digital.

  • Pós-Graduações Online
  • Pós-Graduação Online em Comunicação de Marketing
ApresentaçãoPlano de estudosDestinatáriosParceirosSaídas profissionaisCorpo docenteMetodologia onlineAdmissões

Pós-Graduação em Comunicação de Marketing - Online

Num mundo onde a atenção é o recurso mais disputado, dominar a comunicação digital deixou de ser uma opção — é a chave para destacar marcas, criar relações autênticas com os consumidores e gerar impacto real.

A ​Pós-Graduação em Marketing de Comunicação oferece uma formação prática e atualizada sobre os principais desafios e tendências da comunicação digital. O curso prepara os participantes para ​gerir marcas de forma estratégica, compreender o novo  consumidor "blended” e desenhar experiências omnicanal, explorando os mais recentes ​ambientes comunicacionais e aplicando a ​empatia digital no desenvolvimento de estratégias mais humanas e eficazes.

Os estudantes aprendem ainda a ​criar narrativas e conteúdos criativos, a ​analisar métricas e dados para apoiar decisões de marketing e a ​utilizar tecnologias emergentes para potenciar a transformação digital das marcas.

Início
Outubro 2025
ECTS
18
Duração
10 meses
Horário
Pós-Laboral | 1 vez por semana

Sabe mais sobre este programa

Envia-nos a tua informação e entraremos em contacto brevemente

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê escolher a Pós-Graduação Online em Comunicação de Marketing?

Plano do estudos

Consulta a estrutura do plano curricular

Módulo I: Branding e Comunicação Estratégica
Módulo II: Experiência do Consumidor e Omnicanal
Módulo III: Novos ambientes comunicacionais
Módulo IV: Empatia digital aplicada ao marketing
Módulo V: Storytelling e conteúdos criativos
Módulo VI: Métricas e análise de dados
Módulo VII: Tecnologias emergentes
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
Marcas e gestão de marcasSérgio Vinhas da Silva
Desenvolver uma estratégia de marcaSérgio Vinhas da Silva
Projetar e implementar programas de marketing de marcaSérgio Vinhas da Silva
Medir e interpretar o desempenho da marcaSérgio Vinhas da Silva
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
Consumidor 5.0 - O consumidor e o digitalJoão Campos
Segmentação, Buyer Personas e Experiência do ConsumidorJoão Campos
Comportamento do Consumidor (do tradicional ao digital)João Campos
Do Single ao omnichannelSofia Alçada
O Omnichannel e a experiência do consumidorSofia Alçada
Como transformar o negócio - Estratégias de OmnichannelSofia Alçada
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
Ambiente e espaços de comunicaçãoAbílio Diz
Economia da experiência & RSE e sustentabilidadeAbílio Diz
Comunicação de guerrilhaAbílio Diz
Novos ambientes de comunicaçãoAbílio Diz
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
O que é a empatia digital? Conceitos e abordagens Hélder Ferreira
Abordagens focadas nas pessoas: Human Centred DesignHélder Ferreira
As pessoas para além da tecnologia: A transição digital mais humanaHélder Ferreira
Desenho de experiências para as pessoas: metodologia e exemplosHélder Ferreira
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
Storytelling vs Content MarketingAnna Boechat
Brand stories – as melhores práticasAnna Boechat
Processo de Design no Storytelling – os 4 passos para um processo sistemático e design de campanhasAnna Boechat
Transmedia Storytelling – experiência integrada e respetivas extensõesAnna Boechat
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
Introdução ao Web AnalyticsGonçalo Viegas
Web Analytics frameworkGonçalo Viegas
Sistemas de diagnóstico e avaliaçãoGonçalo Viegas
Ferramentas de Web analyticsGonçalo Viegas
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
O Contexto Digital: Evolução Digital, 3ª e 4ª plataforma e Aceleradores DigitaisAnatólio Nobre
O que é transformação digital: introdução e avaliação da maturidade digitalAnatólio Nobre
Como a tecnologia pode melhorar o Marketing I: Intro. Martech & AdtechAnatólio Nobre
Como a tecnologia pode melhorar o Marketing III: como aproveitar a tecnologia emergente no marketingAnatólio Nobre

Objetivos

Ao longo da Pós-Graduação em Comunicação de Marketing vais desenvolver competências que fazem a diferença no mercado digital de hoje: 

  • Criar conteúdos criativos e persuasivos para diferentes canais e ambientes de comunicação online. Desenhar estratégias integradas de comunicação digital, alinhadas com as necessidades reais das marcas. 
  • Conceber ações digitais mais humanas, promovendo uma comunicação empática, bidirecional e próxima do consumidor. 
  • Explorar tecnologias emergentes e aplicá-las de forma estratégica para reforçar a presença e relevância das marcas. 
  • Compreender a jornada do consumidor 5.0, desenvolvendo ações ajustadas às novas realidades híbridas (online e offline). 
  • Medir, analisar e interpretar métricas digitais, transformando dados em insights estratégicos e decisões mais eficazes. 

Parceiros

Nesta edição contamos com a parceria da Castello Lopes Cinemas para caso de estudo.
Logotipo Castello Lopes
Nas edições anteriores contamos com os parceiros: Cerveja Musa, Casa Alegre by Vista Alegre, Victoria Seguros, iSell&Repair e Sonae Arauco!
Logotipo MUSA
Logotipo Victoria Seguros
Logo ISELL & REPAIR
Logotipo Sonae Arauco

Saídas profissionais

A Pós-Graduação em Comunicação de Marketing prepara-te para enfrentar os novos desafios da comunicação digital, potenciando competências analíticas, criativas e estratégicas que fazem a diferença no mercado.

Mais do que aprender, vais experimentar, criar e inovar, abrindo caminho para novas funções num setor em constante transformação, como:

Social media manager
Cria estratégias de conteúdo, gere comunidades e dá voz às marcas nas redes sociais.
Ícone botão
Marketing manager 
Coordena campanhas, analisa resultados e define estratégias que impulsionam o crescimento das marcas.
Ícone de emoji
Community manager 
Constrói e mantém comunidades digitais, promovendo o diálogo e a ligação emocional com o público.
Ícone de lâmpada
Business inteligence analyst 
Transforma dados em insights estratégicos, ajudando marcas a tomarem decisões mais informadas e eficazes.
Head of audience insights 
Analisa comportamentos e tendências para compreender o público e antecipar oportunidades de comunicação.
Ícone de caneta
UX writer 
Cria textos que guiam, inspiram e melhoram a experiência do utilizador em plataformas digitais.
Ícone de auscultadores
Social listening analyst 
Monitoriza conversas online, identifica tendências e ajuda as marcas a ouvir — e responder — ao que o mercado realmente diz.
Ícone de pasta
Corporate communication manager 
Desenha e implementa estratégias de comunicação interna e externa, reforçando a identidade e reputação das organizações.

Corpo docente

Conhece o diretor do curso, Sérgio Vinhas da Silva, e o restante corpo docente:
Sérgio Vinhas da Silva
Sérgio Vinhas da Silva
IADE
Abílio Diz
Evolution
Hélder Ferreira
IADE
João Campos
João Campos
Estúdio João Campos
Sofia Alçada
Impulso Positivo
Anatólio Nobre
Codedesign
Gonçalo Viegas
Gonçalo Viegas
Auchan Retail
Anna Carolina Boechat
IADE

Metodologia online

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou via candidatura online.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Cursos relacionados

Pós-Graduação em Branding - Online

Desenvolve competências aplicadas na criação, ativação e gestão de Marcas, assente nas melhores práticas do mercado.

Novembro 2025
Online
10 meses
30 ECTS
Português