<iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-NJ5GQ7" height="0" width="0" display:="" visibility:=""></iframe>
Alunos do IADE criam edição especial de sapatilhas KIPSTA para a Decathlon

Alunos do IADE criam edição especial de sapatilhas KIPSTA para a Decathlon

10 setembro 2025

Edição 2025/2026 das sapatilhas de futsal da marca exclusiva da Decathlon foi desenhada por estudantes de Mestrado em Design & Publicidade.

Um grupo de estudantes do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia desenvolveu a nova edição especial 2025/2026 das sapatilhas de futebol de salão KIPSTA, marca exclusiva da Decathlon.

A iniciativa resulta de uma parceria académica estratégica entre a Decathlon e o IADE, que desafiou alunos  do Mestrado em Design & Publicidade a desenvolverem o conceito, a comunicação e o produto para a próxima coleção da marca.

Pela primeira vez, o processo de desenvolvimento envolveu uma colaboração direta entre estudantes universitários e as equipas de design, comunicação e produto da Decathlon. A abordagem foi profundamente colaborativa, integrando contributos de professores, profissionais de futsal e especialistas da marca, permitindo aos alunos acompanhar todas as fases do projeto – da conceção à produção. 

A experiência incluiu ainda uma visita à sede da Decathlon, em Lille, onde os estudantes apresentaram o projeto à imprensa internacional e foram reconhecidos pela qualidade e inovação da proposta.

A proposta vencedora, sob o nome de “Agência Boro”, foi desenvolvida por um grupo de estudantes do Mestrado em Design & Publicidade, composto por Alexandre Manuel Varejão Moreira, Beatriz Alexandra Marques Monteiro, Inês Moreira Sande Silva, Madalena Ferreira Soares da Cruz Paulino, Maria Francisca Araújo dos Santos Amante e Mariana Carriço Fernandes. O projeto envolveu ainda cerca de 40 alunos ao longo de um ano letivo, integrando professores e unidades curriculares das licenciaturas e mestrados em design, num processo de cocriação com acompanhamento contínuo da marca.

Este desafio enquadra-se na metodologia de aprendizagem Challenge Based Learning aplicada  no Modelo Académico do IADE, que convida marcas reais a lançar briefings diretamente em contexto académico. Neste caso, o projeto contou com a coordenação do professor Rodrigo Morais, responsável pelo Mestrado em Design & Publicidade, e de Ângela Silvestre, coordenadora da Fábrica do IADE.

“É com muito orgulho que vemos um projeto da nossa instituição ser levado até ao público. Este desafio materializa tudo o que o IADE é na sua génese, mostrando aquilo que fazemos dentro de portas com o intuito de levar os nossos alunos a grandes conquistas no futuro. Somos reconhecidos pelos nossos cursos com uma forte componente prática e conseguimos mostrar que vale a pena apostar na formação superior e que fazer parte destes projetos pode, além de proveitoso a nível académico, ser muito gratificante”, afirma Carlos Rosa, diretor do IADE.

A edição especial da KIPSTA 2025/2026 desenhada pelos alunos do IADE já está disponível em todas as lojas físicas e online Decathlon.

Filme português “Napoleão” brilha no Festival El Ojo Iberoamérica

Filme português conquista Prata no Festival El Ojo Iberoamérica

25 novembro 2025

Ler mais

Alunos do IADE criam edição especial de sapatilhas KIPSTA para a Decathlon

10 setembro 2025

Ler mais

Share

Title

Lorem Ipsum

Title

Lorem Ipsum