Pós-Graduação em Jornalismo DigitalPrepara connosco o futuro da informação.
  • Início
  • Pós-Graduações
  • Pós-Graduação em Jornalismo Digital
Presencial
ApresentaçãoPlano do estudosCoordenaçãoSaídas profissionaisAdmissões

Pós-Graduação em Jornalismo Digital

A Pós-Graduação em Jornalismo Digital oferece uma perspetiva única das práticas jornalísticas do futuro ao criar a oportunidade para testar projetos inovadores e ferramentas de inovação na construção de novas narrativas digitais.

A transformação digital das últimas duas décadas provocou uma revolução no jornalismo. Mudou quase tudo: os modelos de negócio foram postos em causa, nasceram novos formatos, mudaram os paradigmas, surgiram novos adversários.

Contribuir para o futuro do jornalismo implica um repensar das competências que o jornalista deve ter para lá dos compromissos éticos e deontológicos essenciais. Por isso, esta Pós-Graduação oferece uma abordagem absolutamente inovadora, para que possas ser parte da solução necessária a uma indústria em mudança.

Esta formação surge em resposta à premente necessidade do mercado de uma formação especializada e atualizada, assente nas melhores práticas e lecionada por um corpo docente com experiência comprovada na área.

Início
Novembro
Duração
10 meses
Horário
Pós-Laboral
Idioma
Português

Sabe mais sobre este programa.

Envia-nos a tua informação e entraremos em contacto brevemente.

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê a Pós-Graduação em Jornalismo Digital?

Abordagem metodológica

A abordagem prática visa dotar os alunos das mais-valias necessárias para vingar no mercado atual, indo ao encontro das necessidades das empresas e abrindo caminho à construção de novas carreiras.

Novas competências

Todo o curso está desenhado para capacitar os participantes na compreensão do negócio a 360º e fornecer ferramentas práticas para enfrentar os desafios escolhidos da amplitude de necessidades de mercado.

Tendências

Oportunidade para acompanhar as tendências mais importantes do mundo do jornalismo, capacitando os alunos para a tomada de decisões a nível de escolhas e prioridades através da integração de insights do mercado e acesso a um conjunto variado de especialistas.

Corpo Docente Especialista

Composto por professores do IADE e por um conjunto de especialistas com carreiras de destaque no mundo editorial, nomeadamente em títulos como o Diário de Notícias, a TSF, o Jornal de Notícias, O Jogo e o Dinheiro Vivo.

Imersão no Mercado

Estágio profissional que dá acesso imediato à indústria e experiência prática na concretização de soluções inovadoras em ambiente de trabalho real.

Inovação e Empreendedorismo

Apresentação do estado da arte da inovação nos média digitais e os bons exemplos de empreendedorismo no mercado europeu, de forma a aumentar a capacidade de empreender e construir modelos de negócio disruptivos num setor com relevância social e grande potencial.

Parceiros

O Global Media Group é um dos maiores grupos de media em Portugal, presente na rádio, na imprensa e no digital.

No universo do grupo contam-se marcas de referência como a TSF, títulos centenários como o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias, a marca desportiva O Jogo e o económico Dinheiro Vivo. A estas juntam-se a informação no feminino com o Delas.pt e a informação relativa à mobilidade humana com o Motor 24, bem como o título de informação de entretenimento N-TV. Na área de revistas contam-se a Evasões, a Volta ao Mundo, a Notícias Magazine, a Men’s Health e a Women’s Health. Do universo do Global Media Group também fazem parte o Açoriano Oriental (o jornal mais antigo de Portugal) e o Diário de Notícias da Madeira.

Plano de estudos

Consultar a estrutura do plano curricular

MÓDULO I | INOVAÇÃO
MÓDULO II | ÁUDIO DIGITAL
MÓDULO III | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
MÓDULO IV | INTERATIVIDADES
PROJETO
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
História do Jornalismo DigitalBruno Contreiras Mateus
Modelos de NegóciosDiogo Queiroz de Andrade
Masterclass | Negócios dos Conteúdos DigitaisOrador convidado (Global Media Group)
StorytellingJoão Lacerda Matos
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
Narrativas Áudio(aguarda confirmação)
Masterclass | A Rádio e o Futuro do ÁudioOrador convidado (Global Media Group)
Masterclass | Usar a voz para ComunicarOrador convidado (Global Media Group)
Técnicas de Podcasting(aguarda confirmação)
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
Aplicações e FerramentasDiogo Queiroz de Andrade
Desenvolvimento de Algoritmos(aguarda confirmação)
Masterclass | Como a IA está a mudar o Negócio da ComunicaçãoHugo Pinto
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
GamificaçãoMariana Moura Santos
DadosMilton Cappelletti
Masterclass | InteratividadeOrador convidado (Global Media Group)
Masterclass | UX na WebBruno Nobre
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
Masterclass | Gestão de Projetos(aguarda confirmação)
Projeto FinalBruno Contreiras Mateus

Coordenação

Saídas profissionais

  • Jornalismo
  • Produtores de Conteúdos
  • Marketing Editorial
  • Comunicação
  • Estratégia e Consultoria
  • Gestão de Produto
  • Gestão de Projeto

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou via candidatura online.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1. Pedido de informação

Agenda uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2. Documentação

Reúne a documentação solicitada no processo de admissão

3. Candidatura

Avança com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line

Cursos relacionados

Pos-Graduação em Comunicação de Marketing 5.0

O sufixo 5.0 traduz a necessidade de trabalhar novas ferramentas, em novos ambientes, no sentido de atingir eficazmente novos mercados e novos públicos.

Outubro

Presencial

9 meses

35 ECTS

Português

Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia

Domínio de linguagens e ferramentas tecnológicas fundamentais para a criação de projetos de comunicação em ambiente multimédia.

Setembro 2023

Presencial

2 anos

120 ECTS

Português

Av. Dom Carlos I, 4

1200-649 Lisboa. Portugal

+351 213 939 690

© 2023 IADE. Todos os direitos reservados.