Revolucionar a qualidade de vida: a história de sucesso do Professor João Bernarda
8 maio 2023
O professor do IADE João Bernarda é designer e o seu trabalho científico está relacionado com metodologias de design colaborativo nos setores social e da saúde.

Atualmente, está a trabalhar num projeto de estimulação cognitiva num protocolo de cooperação com a Associação Alzheimer Portugal e a CERCICA Cascais, onde colabora com o departamento de desenvolvimento de projetos, o que lhe permite desenvolver estudos de investigação que demonstrem a importância da integração do design no desenvolvimento e produção de projetos adaptados.

Com o seu background e ao acreditar que o design pode ajudar pessoas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento, pensou numa forma de desenhar e fabricar produtos personalizados que melhorassem a autonomia destas pessoas.

Os projetos criados e adaptados pelo professor tiram partido de materiais como o filaflex e a tecnologia de impressão 3D, e têm aplicação em projetos da CERCICA e da Associação Alzheimer Portugal.

“Até agora, foram obtidos resultados positivos na obtenção de novos dados sobre o estado mental e as capacidades dos utilizadores, graças ao desenvolvimento de novos produtos adaptados que imprimimos com materiais como o Filaflex”, diz João Bernarda que, com os seus projetos, consegue fazer a diferença na vida destas pessoas.

Entre os objetos criados e adaptados temos o exemplo de palhinhas, colheres e biberons.

Fonte: RECREUS

Estudantes do mestrado em Branding e Design de Moda do IADE ditam tendências para primavera/verão 2024
13 abril 2024
Ler mais
Tech4Good no IADE para promover a tecnologia e inovação
22 março 2024
Ler mais
Share