Filme português conquista Prata no Festival El Ojo Iberoamérica
25 novembro 2025
Ler maisO principal objetivo do livro, como da exposição que o precedeu, é o de dar a conhecer como o arquiteto Álvaro Siza Vieira complementa os espaços que projeta com a criação de objetos, em sintonia com os princípios de um processo projetual que reflete o conceito de Obra de Arte Total. Do olhar à imaginação, da mão ao desenho, os percursos que se estabelecem no processo criativo dos artefactos demonstram como estes não são apenas determinados pelas propriedades físicas da matéria e/ou pela função, mas também como representação de uma cultura imaterial, com os seus valores semânticos e simbólicos.
Para Maria Helena Souto, professora de História do Design em Portugal e coordenadora do livro “Design em Portugal (1960-1974) ”, «Um dos elementos chave é a presença da azulejaria, aspeto muitas vezes ignorado da obra do autor e que tem no livro o lugar de destaque e a reflexão que merece».
O livro e a exposição que o antecedeu, nasceram no âmbito do projeto de investigação “Design em Portugal (1960-1974) ”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE). A iniciativa partilha as diferentes ações, intervenções e repercussões do Núcleo de Arte e Arquitetura Industrial, mais tarde (1971) designado por Núcleo de Design Industrial do Instituto Nacional de Investigação Industrial (I.N.I.I.).
Filme português conquista Prata no Festival El Ojo Iberoamérica
25 novembro 2025
Ler maisGjoko Muratovski no IADE: referência no Design partilha viagem pessoal e profissional que atravessa culturas, cidades e futuros da mobilidade
13 novembro 2025
Ler mais