
Gjoko Muratovski no IADE: referência no Design partilha viagem pessoal e profissional que atravessa culturas, cidades e futuros da mobilidade
Intervenção do investigador, reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho em design estratégico e inovação aplicada, combinou história pessoal, memória cultural e visão tecnológica.
O IADE — Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia recebeu Gjoko Muratovski para uma aula inaugural e masterclass dedicadas à investigação em design e à construção de futuros possíveis para a mobilidade e para as cidades. A intervenção do investigador, reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho em design estratégico e inovação aplicada, combinou história pessoal, memória cultural e visão tecnológica.
Depois de revisitar as suas origens, Muratovski avançou para o presente, revelando projetos desenvolvidos para marcas europeias e chinesas.
Entre protótipos de luxo, veículos solares, automóveis anfíbios e superdesportivos elétricos, Muratovski sublinhou que estes trabalhos representam apenas a superfície: “Gosto de trabalhar com cenários mais complexos. Tentar antever como o mundo pode ser daqui a 10, 20, 30, 50 anos. É daí que vem o design especulativo.”, adiantou.
Combinando narrativa pessoal, legado histórico e futuro tecnológico, Muratovski mostrou aos estudantes e investigadores do IADE como é p design, ao mesmo tempo, ferramenta cultural, estratégica e transformadora.
O convite, feito por parte do Diretor do IADE, Carlos Rosa, veio reforçar o compromisso da universidade em promover um pensamento de design informado, crítico e orientado para impacto, num momento em que a mobilidade, as cidades e as tecnologias emergentes se tornam temas centrais para a inovação global.